Cadeira Wishbone: tendência em madeira natural

Tempo de leitura: 3 minutos

Com uma forma única, a icônica Cadeira Wishbone de Hans J. Wegner ocupa um lugar especial no mundo do design moderno e é a queridinha entre as cadeiras de madeira natural.

Como surgiu

A primeira Cadeira Wishbone, Hans J. Wegner projetou exclusivamente para a Carl Hansen & Son, logo nas suas primeiras três semanas na empresa, em 1949. Desde sua introdução no mercado, em 1950, sua fabricação tem sido contínua. 

Embora a cadeira seja mais conhecida como Wishbone ou também Cadeira Y, quando Wegner a criou, ele a chamou de CH24. Isso porque ela era parte do conjunto de criações que incluía também a CH22, 23, 25 E 26, modelos menos famosos. Outra curiosidade muito interessante sobre a peça é que foi inspirada nos tronos dos imperadores chineses. Hans teve as idéias a partir de imagens dos tronos largos e de espaldar alto da dinastia Ming.

Ao projetar a cadeira, Hans Wegner optou por fazer do encosto e apoio de braço uma única peça. Para dar estabilidade ao tampo dobrado a vapor e garantir um suporte confortável, ele desenvolveu o característico encosto em forma de Y. Toda essa estrutura foi desenvolvida em madeira maciça natural. Lembrando que hoje ela também pode ser feita na madeira ebanizada (preta).

O processo de fabricação da Cadeira Wishbone envolve muitos processos dos quais, na época, a maioria era manual.

O assento requer em torno de hora uma para ser tecido a mão e leva vários metros de fibra sintética. A cadeira oferece conforto e estabilidade, além de não desapontar na estética.

Com o tempo, ela ganhou reconhecimento como a cadeira ideal, capturando a essência do design moderno dinamarquês.

Por que usar madeira na decoração?

A principal vantagem da madeira você provavelmente já sabe: ela traz sensação de aconchego e conforto e ainda ajuda a moderar a seriedade de materiais como o vidro, metal e concreto, passando uma verdadeira sensação de acalento por meio dos móveis e objetos decorativos, principalmente quando usada em sua tonalidade natural.

Outros benefícios importantes que a madeira proporciona: redução de resíduos, resistência ao fogo, redução de custos e, um dos pontos principais, é reciclável.

A madeira maciça, também conhecida como “madeira de lei”, é mais resistente e de melhor qualidade se comparada ao MDF ou MDF, por exemplo. Ela é proveniente de árvores nativas e não leva o acréscimo de fibras e aglomerados sintéticos. Por se tratar de um material puro e natural, pode trazer desenhos e texturas únicas.

Por se tratar de madeira pura é um material muito resistente, mas robustos e pesados. Podem trazer desenhos e texturas únicas derivadas do próprio tronco e do tipo de árvore.

O uso da madeira na decoração é uma tendência?

Bom, tendência é uma predisposição, propensão ou inclinação natural, geralmente de forma passageira. Ou seja, uma “moda” que passa rápido. Costumamos até falar que certa coisa está “em alta”.

Visto isso, a madeira não é uma tendência. Ela já é um material mais do que consolidado no mundo da arquitetura e da decoração. Um clássico atemporal. Mais motivo para investir sem medo na madeira natural na sua decoração, deixando o espaço bem receptivo e acolhedor.

Veja mais detalhes da cadeira e inspire-se na decoração em madeira.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *