Decoração rústica: como adaptar cada cômodo

Tempo de leitura: 4 minutos

Se te perguntarem agora, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando o assunto é decoração rústica? É provável que você vá pensar em algo relacionado a casa do campo, muita madeira e natureza, certo?

Mas esse estilo de decoração vai muito além disso, pois existem inúmeras possibilidades para você se jogar na decoração rústica mesmo que aparente ser algo simples, com coisas relacionadas à natureza ou sem acabamento.

Esses elementos trazem uma sensação de aconchego e conforto para o seu lar.

Para te ajudar a entender melhor esse estilo de decoração antes que você procure por uma empresa de projeto de engenharia ou algo assim para mudar sua decoração, separamos algumas dicas para te ajudar a introduzir o estilo rústico na sua casa.

O que é decoração rústica?

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Mas afinal, o que é essa decoração rústica? Sua origem vem das casas de campos e fazendas, carrega em si a ideia de viver com coisas simples e de forma leve, bem aquela sensação que você tem quando sai da cidade.

Sabe quando você passa a semana toda trabalhando com uma empresa de limpeza de coifas e dutos, por exemplo, e só quer passar o final de semana descansando no campo?

A ideia da decoração rústica é justamente essa, por isso ela transmite essa sensação de aconchego.

Suas peças e itens de decoração têm um aspecto mais antigo e muitos objetos trazem a sensação de que não foram terminados, falta acabamento ou estão incompletos, para remeter ao aspecto mais campestre e as imperfeições da natureza.

Com isso observamos na decoração rústica os seguintes elementos:

  • Peças de madeira;
  • Pedras;
  • Plantas;
  • Estampas orgânicas ou geométricas.

Esses elementos carregam simplicidade, remetendo à natureza e à vida simples.

Vantagens da decoração rústica

Sem sombra de dúvidas a principal vantagem dessa decoração é a sua casa trazer esse ar sereno, principalmente para aqueles que moram nas cidades e lidam diariamente com o estresse.

Chegar em casa e ter um ambiente que remeta à natureza sem dúvidas alivia qualquer estresse causado durante o dia.

Como adaptar a sua casa a uma decoração rústica?

Antes de pensar em engenharia de estruturas para modificar sua casa, vamos apresentar alguns elementos que podem trazer esse ar mais rústico, mesmo sem mexer na estrutura da sua casa.

Madeira

A madeira é sem dúvidas a grande estrela quando o assunto é decoração rústica, então tente aproveitar a beleza natural desse elemento, deixando a madeira como ela é, sem tinta ou nada que cubra seu aspecto natural. Ela pode ser usada:

  • No piso;
  • Revestimento de parede;
  • Nos móveis;
  • Peças de decoração.

Além de decorar, ela deixa o ambiente com um aspecto muito mais acolhedor.

Se você é mais moderno e curte um visual despojado, opte por móveis que usam madeira o mais natural possível, como os pedaços de tronco e superfícies irregulares, isso vai deixar sua decoração bem mais original.

Além disso, a madeira deixa o som mais abafado e com isso o ambiente fica mais silencioso. Por mais que você more ao lado de uma empresa de reforma e manutenção de geradores que tenha constante movimento, você não irá ouvir o barulho externo.

Dê uma chance para o cobre

O cobre é perfeito para trazer aquela ideia de algo antigo, ele é a opção certa para ser utilizado nos detalhes. Além dos detalhes, use o cobre na sua cozinha e aposte em:

  • Talheres;
  • Panelas;
  • Maçanetas;
  • Puxador de armário.

Todos esses elementos feitos de cobre vão lembrar as cozinhas das fazendas que utilizam muito esses materiais.

Invista em plantas

O rústico remete à natureza, por isso aposte em plantas e flores para a decoração da sua casa. Você pode decorar seu quarto colocando elas no chão ou em prateleiras, ou também podem ser usadas no banheiro, enfim, as possibilidades são inúmeras.

Iluminação acolhedora e intimista

Invista numa iluminação mais quente como as lâmpadas amarelas, use luminárias de piso, abajures ou iluminação pendente para criar uma meia luz, isso tudo vai ajudar a criar um ambiente mais intimista e acolhedor.

Já nos lustres e luminárias, use metais ou fibras naturais para dar um toque de leveza.

Paleta de cores

A decoração rústica é marcada pela paletas de cores com tons neutros como o bege e tons terrosos, além da cor off White, que é um branco não tão branco, com um fundo meio amarelado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *