Grandes Designers – Charles Eames

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você gosta de design, provavelmente já ouviu falar de Charles Eames! Hoje vamos te contar a história incrível deste grande designer.

Veja o vídeo deste conteúdo:

Charles Eames nasceu em 1907 em St. Louis, Missouri. Durante dois anos ele frequentou a Universidade de Washington, como bolsista e posteriormente foi expulso.

Charles Eames – Imagem: Fonte Artnet
Charles Eames a esquerda com amigos da faculdade – Imagem: Eames Office

Em 1929, ele se casou com sua primeira esposa, Catherine e um ano depois nasceu a sua única filha: Lucía. Após doze anos de casados eles se separaram.

Charles Eames e sua filha – Imagem: Eames Office

Com Róber Walsh, Charles construiu duas igrejas e quatro casas.

Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Casa Meyer – Imagem: Eames Office

Logo o arquiteto Eliel Saarinen conheceu o trabalho de Charles e o convidou para completar uma bolsa de estudos na Academia de Artes em Michigan, em 1938. Rapidamente, essa bolsa transformou Charles no primeiro diretor do programa de design industrial da escola. Depois de um curto período em Michigan, Charles tornou-se amigo de Eero Saarinen e de outros arquitetos e designers.

Charles (segundo, da direita para a esquerda) com outros arquitetos e designers. – Imagem: Eames Office
Charles e Eero – Imagem: Wright20

Foi na Academia de Artes em Michigan que a vida e o trabalho de Charles e Ray se cruzaram. O namoro deles durou apenas alguns meses, desencadeado pela assistência de Ray na entrada de Charles e Eero Saarinen no MoMA.

Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office

Imediatamente após o casamento, em junho de 1941, Charles e Ray se mudaram para Los Angeles e antes de encontrarem um espaço de escritório, o casal utilizou um quarto vago em seu apartamento para experimentar e moldar madeira compensada em formas complexas de móveis.

Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office

Quando a Segunda Guerra Mundial aconteceu, eles transformaram essa fabricação de compensados. Com financiamento da Marinha dos Estados Unidos, os Eames, juntamente com uma pequena equipe, fabricaram talas para as pernas, macas para corpos e peças de aeronaves. A partir disso, eles fundaram e operaram o Eames Office, uma entidade de design responsável por quatro décadas de design em uma infinidade de assuntos.

Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office

O Eames Office tinha a missão de produzir produtos de alta qualidade a partir de materiais prontamente disponíveis, muitas vezes industriais, para as massas. Cada objeto tinha o que Charles chamava de “como-deveria-ser”.

Os projetos eram modelados repetidamente até que o resultado final fosse revelado ao público (e muitas vezes aprimorado mesmo depois que as primeiras edições chegaram à linha de montagem). Havia uma intuição inegável para a exatidão de determinadas formas, cores e detalhes de acabamento.

Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office

Juntamente com sua esposa, Charles também contava histórias e atividades educacionais. Eles deram palestras, projetaram exposições internacionais, e criaram métodos de comunicação com uma de suas ferramentas favoritas: a câmera.

Casal Eames – Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office

Seu interesse na câmera foi bem cultivado, Charles e Ray produziram 125 curtas-metragens. Desde seu primeiro filme, o inacabado Traveling Boy de 1950, até o mais reconhecido Powers of Ten (relançado em 1977).

Imagem: Eames Office

O casal costumava produzir curtas-metragens para documentar seus interesses, como colecionar brinquedos e artefatos culturais em suas viagens. Os filmes também registram o processo de suas exposições ou a produção de designs de móveis clássicos.

Imagem: Vitra
Imagem: Eames Office
Imagem: Vitra
Imagem: Archdaily

Os produtos Eames foram fabricados no Washington Boulevard até a década de 1950. Entre os muitos projetos importantes estão o compensado moldado DCW e DCM; a famosa Eames Lounge Chair; o mobiliário Office do Grupo Alumínio; a Eames Chaise e vários brinquedos.

Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Imagem: Eames Office
Produção da Eames Chaise – Imagem: Eames Office
Produção de brinquedos – Imagem: Eames Office

Charles morreu em 21 de agosto de 1978 e Ray faleceu no mesmo dia dez anos depois: em 21 de agosto de 1988.

Casal Eames – Imagem: Eames Office

A filha de Charles, a Lucía, herdou as coleções Eames e a Eames House. A Eames House é um marco da arquitetura moderna de meados do século XX, localizada em Los Angeles. Foi projetado e construído pelo casal para servir como casa e estúdio e se tornou um local visitado por pessoas de todo o mundo.

Lucia e Ray – Imagem: Circarq
Casa Eames – Imagem: Eames Foundation
Casa Eames – Imagem: Eames Foundation
Casa Eames – Imagem: Eames Foundation
Casa Eames – Imagem: Eames Foundation

Diante de tantos projetos, não dá para negar que Charles foi e continua sendo inspiração para os apaixonados por design como nós!

Conte aqui nos comentários qual a sua peça Eames favorita e deixe também quais outros designers você gostaria de conhecer!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *