Grandes Designers – Isamu Noguchi

Tempo de leitura: 5 minutos

Certamente um dos maiores escultores e designers do século XX, Isamu Noguchi (1904-1988) esbanjou criatividade através de projetos que foram de design de iluminação a complexas arquiteturas. Nesse artigo da série Grandes Designers, iremos nos aprofundar um pouco mais na carreira desse renomado artista.

Início de carreira

Noguchi nasceu nos Estados Unidos, em Los Angeles, Califórnia, seu pai era poeta e uma referência no campo artístico, e sua mãe era editora e escritora. Após se formar na escola, Isamu Noguchi se tornou aprendiz de Gutzon Borglum (1867-1941), famoso escultor do Monte Rushmore

rostos mt rushmore
O Monte Rushmore fica em Keystone, Dakota do Sul.

Porém, já neste início veio sua primeira decepção. Borglum disse para Noguchi que ele não tinha talento para se tornar um escultor. Após o receber esse choque, ele decidiu abandonar a área e começou a estudar medicina em Nova Iorque, onde ficou por dois anos, mas por incentivo de sua mãe, Noguchi voltou a estudar sobre esculturas na Escola de Artes Leonardo da Vinci.

Em seguida, quando se formou, Noguchi viajou pelo mundo estudando diferentes formas de artes feitas à mão. No Japão, por exemplo, ele conheceu mais sobre trabalhos com argila e jardinagem. Já no México, desenvolveu suas capacidades com arquitetura trabalhando em projetos de larga escala, como o Mural da História do México.

mural com historia do méxico
La Historia de Mexico, criação de Noguchi.

Posteriormente, foi aprender mais sobre técnicas de pinturas com pincel que eram feitas na China e trabalhos manuais com mármore puro, na Itália.

Todo esse conhecimento levou ele a criar vários pequenos projetos e a buscar sempre implementar muitas ideias novas para suas criações, principalmente na matéria prima, que ia desde aço inox, passando por bronze, granito e até mesmo água.

Obras de destaque de Isamu Noguchi

Mesa Noguchi de Centro

A sede de aprendizado de Noguchi fez com que ele se envolvesse em múltiplas áreas de atuação ao mesmo tempo, participando de projetos de arquitetura, design de interiores, design de móveis, ensino e esculturas. Em outras palavras, onde quer que ele pudesse exercer sua criatividade, sempre aceitava fazer parte do desenvolvimento.

Seu móvel que tem um grande destaque no mercado, além de ser uma de suas criações mais famosas, é a Mesa Noguchi de Centro.

Ela foi criada em 1944 e a versão oficial que temos hoje é uma releitura de seu primeiro projeto. Sendo uma das peças mais conhecidas de Noguchi, sua estrutura exala a criatividade do designer, por trazer um tampo de vidro com bastante curvas e uma base em madeira que parece até desafiar a gravidade, algo que sem dúvida mostra sua genialidade.

mesa noguchi ambientada
Mesa Noguchi de Centro ambientada na sala de estar.

Jardin Japonais

Outra obra, agora usando suas técnicas de criação de jardins, foi o Jardin Japonais, que fica na sede da Unesco, na França.

jardin japonais de Isamu Noguchi
Jardin Japonais, sede da Unesco, França.

Noguchi mostrava que queria uma total integração de suas obras, portanto aprender as técnicas de jardins japoneses fazia total sentido, já que ele estaria criando um ambiente perfeito para se encaixar com suas esculturas.

O Jardins Japonais da Unesco em Paris foi seu primeiro grande trabalho envolvendo essa área, e logo de cara ele mostrou muito bom gosto e qualidade. Ele considerava que o jardim precisava ser uma “natureza intocada”, ou seja, nenhum elemento que não fosse natural poderia fazer parte de suas criações. Como resultado dessa filosofia, na iluminação ele usou lanternas com estrutura feita de pedra no lugar dos postes de luz.

Ao entregar um projeto tão esplêndido para uma organização tão importante e sediada fora de seu país, mostra como a carreira de Noguchi ganhou rapidamente um aspecto internacional.

Horace E. Dodge and Son Memorial Fountain

Por último, um grande destaque no seu trabalho com aço foi a Fonte Memorial dedicada à Horace Elgin Dodge, fundador da marca de automóveis Dodge.

fonte em homenagem a Horace Dodge
Horace E. Dodge and Son Memorial Fountain.

Essa fonte foi um pedido de Anna Thompson Dodge, esposa de Horace que bancou toda construção do monumento em homenagem ao falecido marido. Enquanto a estrutura, que tem pouco mais de 9 metros de altura, foi construída usando somente aço inox, a piscina embaixo foi feita com granito preto e fica diretamente sob o anel, que recebe a água que vem pelas “pernas” da fonte.

Essa fonte, embora tenha sido construída em 1979, até hoje é um ponto de destaque na cidade de Detroit e é um símbolo de design futurista.

memorial fountain à noite
A fonte fica na Civic Plaza em Detroit, Michigan.

Isamu Noguchi = Inovação

Em 1982 Noguchi recebeu a medalha Edward MacDowell por sua incrível contribuição para o mundo da arte ao longo de muitos anos de carreira. Três anos depois, em 1985, foi criado em Nova Iorque o Noguchi Garden Museum, um Museu com mais 200 obras desse grande designer, servindo não apenas como uma homenagem, mas também um complemento para seu trabalho, pois todo o design do local foi pensado na estética dele.

Noguchi Garden Museum.

Sua marca registrada acabou se tornando, afinal, suas esculturas, o primeiro sonho e que disseram que ele nunca iria conquistar, pois “não tinha talento”. Noguchi foi muito além, trabalhando em diversos estilos e áreas, não só se tornou o profissional que desejava, como inclusive usou seu conhecimento adquirido por muitos anos de estudo e trabalho para levar a área de design a um futuro brilhante.

Foto de Isamu Noguchi
Sem dúvida um grande designer!

Gostou do artigo?

Fique à vontade para comentar aqui embaixo. Logo responderemos você!

Clique aqui e conheça nossa página dedicada à Isamu Noguchi na Essência Móveis. Inclusive, a Mesa Noguchi de Centro está presente em nosso catálogo com variados modelos de madeira para sua base, seguindo os padrões de alto controle de qualidade do projeto original.

Até o próximo post.

Um Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *