Mesa Saarinen de Jantar: Tudo que você precisa saber antes de comprar a sua

Tempo de leitura: 7 minutos

Nas décadas de 40 e 50, movimentos mais modernistas na área de design estavam fortes, trazendo ideias inovadoras para reaquecer o mercado. Foi então que o designer finlandês Eero Saarinen criou a mesa que carrega seu nome até hoje, a Mesa Saarinen de Jantar.

Também chamada de Mesa Tulipa, por conta de sua base lembrar um caule de flor, ela é conhecida internacionalmente e é uma das mais queridas do mundo do design.

Hoje encontra-se mesas da linha Saarinen de jantar em diferentes formatos e acabamentos, que expandem suas opções para alcançar diferentes pessoas.

Por conta dessa variação, é importante que você se atente a alguns pontos chave que determinam não só qualidade como também a forma que o produto se adéqua a você.

Eero Saarinen

Começando brevemente por seu criador, Eero Saarinen, ele foi um famoso arquiteto finlandês.

Eero Saarinen
Eero Saarinen em seu escritório

Eero emigrou para os Estados Unidos em 1923 e estudou arquitetura na Universidade de Yale. Em 1935 se tornou professor na Cranbrook Academy of Art, da qual seu pai foi o primeiro presidente.

Dois anos depois, Saarinen iniciou um sociedade com Charles Eames. Isso levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante inovadores, premiados diversas vezes.

Da esquerda para a direita: Eero Saarinen, Eliel Saarinen e Charles Eames

A criação da Mesa Saarinen de Jantar

Eero buscou uma abordagem mais pura para projetar a mesa. Ele queria algo sem descontinuidade de linhas, ou seja, sem ângulos retos.

Isso deu à mesa uma extrema elegância, por ser uma abordagem única da história do design e que não envelheceu com o passar do tempo.

Mesa Saarinen de Jantar Redonda
Mesa Saarinen de Jantar Redonda

Com a base redonda e bem ao centro da mesa, você é capaz de posicionar um maior número de cadeiras ao redor dela.

Esse desenho, além de estratégico, é extremamente natural, sem abusar da estética da mesa, dando um toque elegante e atemporal.

Isso a tornou a maior peça-chave da composição contemporânea, sendo capaz de estilizar qualquer ambiente monótono.

Como identificar a Mesa Saarinen de Jantar que segue o projeto original

Com a popularidade, vêm as imitações e algumas nem tão boas.

Então, antes que você decida fazer sua compra, é importante saber se a mesa que está comprando está de acordo com o que Saarinen projetou.

A Mesa Saarinen de jantar se caracteriza, primeiramente, por possuir somente dois estilos de tampos: Os ovais e os redondos. Lembrando que a base (tanto na parte do pé, como na parte em que se apoia o tampo) acompanha o formato do tampo.

Então já fica a dica, se você vir alguma Mesa Saarinen quadrada ou retangular, saia fora.

Agora, quando encontrar a Mesa Saarinen de Jantar com a base o tampo nos formatos corretos, observe o material de que eles são feitos.

Mesa Saarinen de Jantar base preta
Mesa Saarinen de Jantar redonda com base preta

A base da mesa, como foi dito, lembra ao caule de uma tulipa, posicionado bem ao centro para segurar o tampo. Ele é feito de resina ou alumínio fundido, com acabamento preto, branco ou prateado.

Sua pintura tem o mesmo processo da pintura automotiva em base de alumínio.

Existem fabricantes que fazem essa base com plástico duro, madeira e outros materiais.

Alguns ainda tentam enganar com uma base de alumínio, mas que é dividida em peças. Atente-se: A base é inteiriça, ou seja, ela não se divide e partes que se encaixam.

base de mesa saarinen de jantar
Base de Mesa Saarinen de Jantar Oval

Os tampos são feitos, normalmente, com madeira, granito ou mármore.

Também nunca é usado plástico nessa peça, e as bordas do tampo são de acabamento arredondado.

Portanto, mesmo se o tampo for oval ou redondo, se o acabamento das bordas for quadrado, não é uma mesa que segue o design autêntico.

Tenha em mente que praticamente todos os modelos de Mesa Saarinen foram copiados por fabricantes chineses, então essas dicas são valiosíssimas para você fazer a compra certa.

Variações de formatos e tampos

Agora que você já sabe os formatos da Mesa Saarinen de Jantar, vamos falar sobre as opções de materiais para o tampo.

Mesa Saarinen de Jantar Oval

O tampo pode ser em mármore, madeira ou granito.

Se quiser um tampo de madeira, é preciso especificar qual o tipo de madeira que você deseja ou então verificar com o vendedor que está te atendendo quais as opções que aquela empresa oferece.

Mesa Saarinen com tampo de madeira

Já os mármores e granitos têm um toque especial que precisa ser explicado. Eles são rochas metamórficas, ou seja, sofrem transformação sob alta temperatura, pressão, gases e vapor de água.

Por conta desse processo de fabricação, os tampos estão sujeitos a variação de cores, veios e tons, o que vai proporcionar uma peça única no seu ambiente que nenhuma outra pessoa poderá replicar.

Escolhendo a medida ideal da sua Mesa Saarinen de Jantar

Eero teve o cuidado de pensar nas variedades de clientes que poderiam fazer uso de sua mesa em casa, não só em termos da qualidade dos materiais como também no espaço que ela irá ocupar.

Tanto a Mesa Saarinen Oval como a Redonda podem ser encontradas em variados tamanhos, para que você escolha de acordo com a quantidade de cadeiras que quiser usar.

Guia de Assentos – Mesas Ovais e Redondas

A imagem mostra como o tamanho de cada tampo foi pensado justamente para isso. Assim, você pode pode decidir quantas pessoas poderão ocupar a mesa de maneira mais confortável.

Para facilitar a decisão, pense no tamanho do cômodo e quantas pessoas vivem na sua casa e a frequência de visitas que você recebe.

Saiba que essa imagem ficará aqui para que você possa consultar.

Dicas de Conservação

Pronto, você já leu sobre a Mesa Saarinen, conhece suas principais características e como escolher o modelo adequado e fez sua compra. Agora, você precisa saber como conservá-la.

Existem alguns cuidados básicos que você deve seguir, caso queira que sua Mesa Saarinen de Jantar dure ainda mais.

O mais importante é limpar o tampo com flanela macia e detergente neutro, sempre diluído em água.

Limpando mesa saarinen de jantar
Lembre-se de diluir na água, não aplique direto no tampo da mesa

Tome cuidado com produtos que podem causar manchas. Dentre eles estão:

  • Ácido
  • Óleo
  • Detergente
  • Produtos químicos
  • Líquidos em geral (suco, café, vinho, refrigerante…)

Esse produtos irão causar manchas que não saem se não forem removidas imediatamente.

Isso acontece porque as pedras são capazes de absorver esses produtos e não há como restaurar ou retirá-los.

É claro que a superfície das mesas são enceradas e impermeabilizadas para evitar esses risco e garantir maior durabilidade, porém, durante anos de uso, essa camada sofre um desgaste que é natural do material. Portanto, não se arrisque.

Todos os modelos apresentados nesse texto você pode encontrar no nosso site, clicando aqui.

Gostou da postagem e tem mais alguma dúvida sobre a Mesa Saarinen que gostaria de verificar conosco?

Estamos à disposição, é só deixar o seu comentário abaixo.

Um abraço!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes.

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação acesse nosso blog, você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

9 Comentários



  1. Já tive uma mesa dessas. Mas, atendendo a insistentes pedidos de um filho, acabei cedendo e a dei quando ele se casou. Pouco depois houve a separação e minha nora acabou ficando com ela. Se arrependimento matasse… Mas. penso em comprar uma dessas de novo: é bonita demais! Obrigada pelas maravilhosas informaçoes.

    Responder

    1. Olá, Léa! Tudo bem?

      Essa mesa é mesmo linda! 🥰
      Assim que decidir por uma nova é só entrar em contato conosco pelos canais de atendimento abaixo, nós temos uma variedade de medidas e acabamentos disponíveis, e será um prazer atendê-la!

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder


    1. Olá, Angela! Tudo bem?

      A Mesa Saarinen é constituída por 3 peças: base, contratampo e tampo. O contratampo é fixado na base por meio de parafusos e o tampo pode ser fixado por meio de parafusos ou fita dupla faces, dependendo do tipo de acabamento do mesmo.
      Dessa forma, esse conjunto de fixação deixa a mesa segura sim, mas recomendamos que não coloque todo o seu peso na mesa para se levantar ou sentar, para fim de evitar um acidente.

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

  2. Acho lindo os modelos de mesas redondas. Pena que em nosso apartamento só teve jeito de colocar uma planejada que é em conjunto com o rack de tv.

    Responder

  3. Olá! Vocês vendem essa mesa, na medida 107cm base e tampo brancos, e o tampo brilhante não sei se é somente nanoglass ou se existe uma versão em laca bem brilhante.

    Responder

    1. Olá, Mariana! Tudo bem?

      Temos sim a Mesa Saarinen Redonda Ø107cm nos tampos Nanoglass e Laca Branca. Basta clicar nos links abaixo para acessar o nosso site:

      Mesa Saarinen Redonda Ø107cm – Tampos Nanoglass: https://www.essenciamoveis.com.br/mesa-saarinen-de-jantar-redonda/p
      Mesa Saarinen Redonda Ø107cm – Tampos Laca Branca: https://www.essenciamoveis.com.br/mesa-de-jantar-saarinen-redonda-madeira/p

      No site basta selecionar o tampo do tampo e o acabamento desejado. Os valores mudam automaticamente.

      Qualquer dúvida pode nos chamar no whatsapp abaixo. 😉

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Central de Atendimento: (11) 2189-9333
      WhatsApp: (11) 99711-3126

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *