Engenharia de produção na fabricação de móveis

Tempo de leitura: 7 minutos

Com a globalização, a concorrência entre as organizações se tornou ainda mais acirrada, exigindo que as mesmas busquem atualização tecnológica e aperfeiçoamento do capital humano. E é aí que entra em questão a engenharia de produção na fabricação de móveis.

fabricação de móveis
Fonte: Blog de Decoração – EasyDeco

Afinal, a busca por competitividade faz com que as empresas de fabricação de móveis procurem formas de aperfeiçoar seus processos. Como resultado, elas conseguem diminuir custos e aumentar seu lucro.

Entretanto, o alcance dos objetivos não depende somente da eficácia de suas políticas ou processos. Depende, também, e em grande parte, do desempenho de sua força de trabalho.

fabricação de móveis
Fonte: dstyllinteriores.com.br

Atualmente, a indústria tradicional de fabricação de móveis enfrenta um duplo desafio. Afinal, cada vez mais, os consumidores estão procurando produtos de qualidade e serviços personalizados a um preço cada vez mais baixo.

Ao mesmo tempo, há alguns anos, para atender às necessidades da população, surgiu na Alemanha o conceito de Indústria 4.0. A indústria de móveis não está imune a este movimento e também está se beneficiando deste avanço e desta mudança de foco.

fabricação de móveis
Fonte: Grupo Premium Planejados

Entretanto, para aproveitar estes benefícios, as empresas precisarão investir em recursos humanos, equipamentos, tecnologia da informação e comunicação e análise de dados, bem como integração de dados ao longo de toda a cadeia de valor.

Engenharia de produção na fabricação de móveis

fabricação de móveis
Fonte: Grupo Premium Planejados

Os principais centros consumidores de móveis são as regiões Sul e Sudeste. Com destaque para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília, e suas regiões metropolitanas.

fabricação de móveis
Fonte: harmonizamoveisplanejados.com

Para atender a essa demanda interna, bem como ao crescente mercado de exportação, verifica-se, no país, a concentração de empresas em polos moveleiros.

Os principais polos moveleiros do país situam-se no Centro-Sul, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.

fabricação de móveis
Fonte: Blog Daico

O setor moveleiro, apesar de ter um processo simples, se não forem controladas algumas variáveis, uma fábrica de móveis pode apresentar grandes problemas no processo, afetando, muitas vezes, a qualidade do produto.

Com o rastreamento dos erros, a gerência poderá implantar métodos eficientes para melhorias no processo e, assim, aumentar a satisfação dos clientes.

fabricação de móveis
Fonte: Bartz Móveis Planejados

Uma estratégia para aumentar a produtividade é padronizar a engenharia de produção. Contudo, essa estratégia de fabricar móveis em série ou modulares acabou sendo adotada por muitas empresas.

Além disso, virou um padrão adotado no mercado, reduzindo o efeito de personalização e agregação de valor ao mobiliário. Então como resolver este dilema? Como produzir produtos únicos, personalizados, sob medida?

Como os consumidores são agora mais exigentes, o setor moveleiro vem buscando maneiras de inovar e permanecer competitivo.

O que é a Indústria 4.0 na fabricação de móveis?

Fonte: ambientaplanejados.com.br

Em resumo, a Indústria 4.0, também conhecida como A Quarta Revolução Industrial, é um conceito relativo à inserção da automação e da tecnologia da informação em nossa vida diária.

Além disso, ela representa a inovação tecnológica, especialmente aplicada às tarefas artesanais, como transformar a matéria-prima em produtos comercializáveis.

Com a ajuda de tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem e robótica, nos aproximamos da possibilidade de máquinas operando e desenvolvendo tarefas por conta própria, sem interferência humana.

Nesse sentido, a Quarta Revolução Industrial pretende nos possibilitar a automatização das atividades manuais e intelectuais.

Fonte: Grupo Premium Planejados

Nesse sentido, já podemos ver algoritmos em motores de busca e até mesmo em mídias sociais, que estudam e aprendem nossos hábitos, quase antecedendo nossas necessidades.

Quando se trata da indústria, especialmente a de móveis, isto pode ser ainda mais revolucionário.

Para poder alcançar este objetivo, a Indústria 4.0 leva em conta os seguintes princípios:

Visualização

Fonte: Finger Móveis Planejados

A princípio, com a intenção de anteceder problemas em grande escala, é possível simular o funcionamento das máquinas em um ambiente digital.

Através do monitoramento, cópia e manipulação de elementos, somos capazes de analisar como os processos funcionariam na planta baixa.

Autonomia ou descentralização

Refere-se à capacidade de delegar a tomada de decisão à própria máquina, permitindo-lhe resolver problemas, adaptar estratégias e avaliar as necessidades.

Conectividade

Representa o traço de conectar processos e fazê-los trocar informações entre si, contribuindo para o sucesso das tarefas.

Modularidade

É a possibilidade de fixar ou destacar módulos de acordo com a demanda da fábrica, oferecendo a flexibilidade de estabelecer mudanças sem afetar negativamente a produtividade e o ritmo de trabalho.

Orientação para o serviço

É a garantia de que todo software interpretará as demandas dos clientes, oferecendo serviços e soluções personalizadas.

Em tempo real

Este princípio garante a simultaneidade na coleta de dados e informações sobre processos, tornando o processo de tomada de decisão mais rápido.

Quais são os benefícios da Indústria 4.0 na fabricação de móveis?

Dependendo da maturidade tecnológica da empresa e de seu objetivo, um software ERP ou uma ferramenta de Business Intelligence pode ser um grande primeiro passo para a inovação.

Não importa se é uma nova empresa ou uma empresa experiente na implementação digital, graças ao Industry 4.0, de qualquer forma eles serão capazes de alcançar resultados como, por exemplo:

Mais agilidade na fabricação de móveis

A automação é um grande estímulo para tornar os processos mais rápidos e isto não é novidade.

O que a indústria 4.0 traz para a mesa é a possibilidade de uma produção mais rápida sem sacrificar a personalização do produto.

Considerando o perfil do cliente contemporâneo, alguém que deseja produtos de alta qualidade a um bom preço e em pouco tempo.

Esta inovação permite às empresas de móveis fornecer produtos aos varejistas de forma rápida e mais consistente com as necessidades do público.

Diminuição do desperdício

Fonte: RESIDENZIALE – Ambientes Planejados

As tecnologias 4.0 permitem que as empresas reduzam seus desperdícios de produção.

A comunicação eficiente entre a infra-estrutura de automação, a equipe de TI e o resto da empresa simplifica a detecção e solução de problemas assim que eles surgem.

Além disso, quando aliadas à Realidade Aumentada, elas podem trazer oportunidades para o setor de móveis como maior instrução para os trabalhadores, venda e poder do cliente; e também lucro através de todo o processo de venda, da indústria ao varejo.

Aumento das vendas

A indústria 4.0 apresenta um sistema capaz de coletar dados rapidamente, que é então interpretado e compartilhado com outras fases e departamentos.

Com informações diretas sendo compartilhadas de forma eficiente, uma comunicação integrada que pode ter um grande impacto nas vendas no varejo é criada na cadeia logística.

O investimento na tecnologia 4.0 não só traz vantagens para o processo de produção no setor de móveis, mas também melhora a reputação do negócio aos olhos do cliente final.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre o que o carpinteiro faz e para quais serviços contratá-lo, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *