Casa pequena: como planejar?

Tempo de leitura: 9 minutos

Apartamentos de 40m², quartos de 15 m², casa pequena com menos de 100m². Essas baixas metragens de área tem sido cada vez mais comuns, principalmente quando o assunto são grandes centros. E, apesar de ser possível morar em um espaço pequeno, muitas truques podem ser empregados a fim de otimizar esse espaço e transformar o adjetivo “pequeno” em algo positivo.

Pinterest

Por isso, se você pretende mudar-se para um apartamento ou casa pequena, ou quer construir sua casa própria mas não tem muito dinheiro para algo grandioso, essa lista é para você!

Afinal, aqui listamos algumas dicas fundamentais que irão te auxiliar a planejar um modelo de casa pequena. Seja para construção, reforma, ou apenas uma repaginada. 

Dicas de como planejar sua casa pequena

1 – Defina os cômodos

Quando se trata de modelo de casa, o primeiro passo a ser dado em seu planejamento é considerar a área a ser construída e os ambientes que você pretende ter em seu lar. Por isso, liste exatamente todos os cômodos que você gostaria de ter em sua casa.

O mesmo deve ser feito se você já comprou sua casa ou apartamento e pretende dar uma repaginada para deixar seu lar com cara de seu.

Conceito aberto

O conceito aberto é um conceito chamado de “americano” e sua preposição fundamental é a integração de dois ou mais ambientes a fim de criar uma sensação de espaço e amplitude. Um dos modelos de conceito aberto mais queridinhos é a cozinha integrada com espaços como sala de estar ou sala de jantar.

  • Cozinha com sala de estar e de jantar

Em uma casa pequena, por exemplo, a escolha por espaços conjugados auxiliam no aproveitamento da área e também transmitem uma sensação de espaço. 

Pinterest
  • Ilhas e bancadas

Outro ponto positivo deste conceito é que ele pode ajudar a criar novos ambientes. Muitos apartamentos de pouca área não possuem espaço adequado para instalação de uma mesa de jantar. Entretanto, ao aplicar o espaço aberto você pode fazer o uso de pequenas bancadas e ilhas combinadas com mesas de poucas cadeiras.

Pinterest
  • Suítes

Além disso, existem outras possibilidades de conceito aberto que vão além da tradicional sala de jantar e cozinha. Em plantas modernas, por exemplo, existem opções de suítes com conceito integrado. A substituição de paredes de tijolo por vidraçaria darão à sua suíte um ar sofisticado.

Pinterest

Mas se uma suíte dessas não cabe na sua planta ou em seu orçamento, também existem suítes com um modelo “meio” aberto. Nesse tipo de conceito, o quarto é normalmente separado da suíte por uma porta de correr. Mesmo que não seja tão amplo, essa opção já aumenta visualmente o espaço do quarto.

Pinterest

Então, avalie junto ao seu arquiteto quais ambientes podem ser integrados: sala de jantar com cozinha; cozinha e sala de estar; varanda com sala de estar; suíte, etc. 

Móveis planejados

Para casas pequenas, a otimização do ambiente é fundamental. Por isso, considere a aquisição de móveis planejados sob medida – principalmente para a sua cozinha. Essa dica é importante para que você consiga tornar sua casa perfeitamente funcional mesmo com poucos metros quadrados. 

Além disso, utilizando planejados sob medida você poderá definir exatamente quais as suas demandas e necessidades e poderá definir por si mesmo qual a disposição ideal do móvel e quais compartimentos serão necessários.

Pinterest

Móveis suspensos

Essa dica é ideal para pessoas quem detesta coisas pelo chão, ou que gosta de lavar toda a casa durante a faxina. Mas também é uma ótima ideia se você pretende sair do convencional e aderir às tendências de design

Pinterest

Isso porque a construção de apartamentos cada vez menores junto às tendências futurísticas arquitetônicas tem como objetivo a maximização do espaço disponível para torná-lo otimizado e, principalmente, funcional. 

Pinterest

E o melhor dessa ideia de suspensão de objetos é que ela pode ser utilizada em todos os cômodos de sua casa: sala, cozinha, quarto, banheiro, varanda…. Enfim! Se você possui um ambiente que precisa de muito mais espaço do que o disponível, que tal pensar com seu arquiteto/arquiteta sobre as alternativas de móveis suspensos?

Pequenos espaços e corredores

Existem alguns espaços em nossas casas que simplesmente não são devidamente empregados, como é o caso de corredores e pequenos vãos – como aqueles embaixo da escada. Esses espaços não são aproveitados porque muitas vezes a gente não imagina que eles podem servir para algo que não seja “passagem”.

Entretanto, se você possui uma casa ou apartamento de poucos metros quadrados, ignorar esses pequenos locais não é um luxo ao qual você pode se permitir. Sendo assim, ao se reunir com seu arquiteto/arquiteta, é interessante planejar o que fazer para otimizar os possíveis “espaço morto” que possam aparecer.

Que tal utilizar o seu vão embaixo da escada para armazenamento e decoração?

Pinterest

E se você não tem escadas, que tal embutir armários pela extensão de seu corredor de quartos? Você irá aumentar seu espaço de armazenamento e de quebra dar um ar mais sofisticado. Afinal, todos os cômodos de sua nova casa foram pensados exclusivamente para você e sua família.

Pinterest

2 – Decoração para casa pequena

Agora que falamos dos cômodos em si, que tal pensar um pouco em como sua casa ficará no final? Em espaços pequenos, tudo é motivo para ser utilizado e otimizado. Até mesmo os objetos decorativos.

Muitos consideram decoração como “perda de tempo” ou “desperdício de dinheiro” e até mesmo “apenas mais uma coisa para limpar”.

Entretanto, são os pequenos detalhes decorativos que dão à sua casa a sensação de lar. Aqui, você pode optar por itens com os quais você se identifica e que sejam úteis

  • Nichos

O uso de nichos, por exemplo, é uma excelente opção para leitores que gostam de unir o útil ao agradável. Assim, você pode aproveitar seus livros como decoração.

Pinterest
  • Prateleiras

Além de nichos para livros, outra ideia é o uso de prateleiras suspensas. No geral, prateleiras, nichos e móveis suspensos podem te dar mais espaço. Além disso, você pode optar por prateleiras nada convencionais que darão à sua casa um toque autêntico.

  • Quadros

Ainda aproveitando os espaços nas paredes como telas para uma infinidade de ideias de decoração, você também pode pendurar em sua casa quadros em paredes vazias. Mas claro que, por ser um ambiente pequeno, o ideal é usar os quadros em cantos “mortos” como corredores.

3 – Use o reflexo a seu favor

Os espelhos são um aliado quando o assunto é otimização de ambiente. Apesar da única função do espelho ser refletir, você pode usar o reflexo a seu favor. Afinal, se você acertar na local dos espelhos em sua casa, você irá incorporar no seu cômodo uma sensação de continuidade do ambiente, o que gera a sensação de espaço.

Pinterest

O uso de espelhos para a extensão visual de ambientes não é um truque novo. Em salas de jantar, por exemplo, a combinação de espelhos com aparadores é usada há décadas.

Entretanto, nos últimos anos os designers de interiores e de móveis estão modificando a abordagem dessa combinação. Assim, os aparadores e espelhos são práticos e também elegantes.

Por exemplo, o uso de um aparador suspenso combinado a uma parede de espelhos trará traços de requinte e sofisticação ao seu ambiente.

Pinterest

Ainda sobre grandes extensões de espelhados, que tal utilizar espelhos em seus armários de corredor? Assim, além da aumentar o espaço de armazenamento você também terá uma ótica diferente sobre o tamanho da sua casa

Pinterest

Entretanto, se você não gosta muito da ideia de uma parede só de espelhos e já pensa em descartar esse truque para sua casa, mantenha sua mente aberta. Também é possível utilizar espelhos menores.

Assim, você consegue fornecer ao ambiente a sensação de extensão e também belos itens decorativos.

Pinterest

Inclusive, os espelhos estilo industriais estão entre os queridinhos dos designers de interiores.

Pinterest

E se você gostou da ideia do uso de espelhos para sua casa, que tal um mobiliário que contém espelho e espaço de armazenamento? Os espelhos funcionais estilo industrial estão chegando para ficar e são uma ótima ideia para valorizar espaços pequenos.

Pinterest

Agora sua casa é com você!

Agora que você sabe alguns dos principais truques para projetar uma casa pequena, procure um profissional qualificado para colocar suas ideias em prática.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. 

Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre quais as vantagens de contratar uma arquiteta, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. 

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *