Como ter uma cozinha completa dos sonhos: 5 coisas que você precisa saber antes de começar o projeto

Tempo de leitura: 3 minutos

O segredo para conquistar uma cozinha completa é planejamento. É isso mesmo que você leu. Não existe uma fórmula mágica, muito menos um valor preestabelecido que define uma cozinha como completa. Com organização e planejamento, você consegue conquistar o espaço ideal para preparar refeições deliciosas e recepcionar convidados com o máximo de conforto.

Além disso, existem 5 coisas que você deve saber antes de começar a reforma de uma cozinha e é sobre elas que vamos falar por aqui. Confira!

Imagem: Concept Engenharia + Design Amanda Pagliarini Macedo

1. Cada projeto é único

Nem sempre o que ficou bonito na casa de uma amiga serve para sua rotina. O que torna uma cozinha completa é o fato dela se adequar perfeitamente para suas necessidades diárias.

Se você gosta de cozinhar todos os dias e possui utensílios de cozinha variados, uma quantidade pequena de armários não será o suficiente para guardar tudo que você precisa usar no dia a dia. O resultado será uma cozinha desorganizada e nada prática.

Por isso, faça um projeto de cozinha pensando nas suas necessidades e na sua rotina. Faça uma lista de prioridades para saber o que é fundamental no projeto. Você pode se inspirar nas cores e materiais de outros projetos, mas evite copiar os eletrodomésticos e a disposição da cozinha para não desperdiçar dinheiro.

Imagem: Iara Kilaris

2. Priorize a funcionalidade

Não pense apenas na beleza do projeto, especialmente se você tem poucos metros quadrados para planejar armários e bancadas. Invista em móveis funcionais – ou seja, que tem mais de uma função na decoração, para garantir um espaço bonito e prático.

Experimente fazer uma bancada que pode servir de mesa para refeições rápidas, aproveite os cantinhos das paredes para instalar armários e prateleiras ou faça eletrodomésticos embutidos para deixar o forno na altura dos seus olhos.

Quanto mais funcional for o projeto, mais prática será a rotina de preparo e organização da cozinha.

Imagem: Isabela Fraia Arquitetura

3. Não deixe de fazer uma bancada de apoio

O próprio nome já indica o motivo da bancada ser tão importante no projeto da cozinha completa: ela serve de apoio para auxiliar o preparo das refeições e te ajudar a ganhar mais espaço para guardar utensílios.

Em cozinhas amplas, aproveite para fazer uma bancada tipo ilha posicionada no centro da cozinha. Ela poderá ser usada para instalação do fogão ou conter mais armários embaixo da bancada para você ter onde guardar mais itens de cozinha.

Já espaços compactos podem ser feitos com uma bancada que divide a cozinha da sala de estar ou modelos em L – isso é definido de acordo com o design do ambiente. Escolha a opção que entregar maior funcionalidade para sua rotina.

Imagem: Meet Arquitetura e Interiores

4. Tenha eletrodomésticos variados

Os eletrodomésticos são fundamentais no preparo das refeições, pois ajudam a otimizar o tempo de preparo nos dias mais corridos e auxiliam na limpeza da cozinha – o que é essencial para quem tem pouco tempo para preparar e limpar o espaço.

Além da geladeira e fogão, experimente incluir no seu projeto: 

  • Lava-louças;
  • Airfryer;
  • Coifa;
  • Mini adega climatizada;
  • Batedeira;
  • Liquidificador;
  • Torradeira;
  • Purificador de água;
  • Forno elétrico.

Não deixe de incluir itens que facilitem sua rotina, eles são indispensáveis para uma cozinha completa.

Imagem: Ana Hamacek Arquitetura

5. Organizadores

Não adianta ter uma decoração bonita, sendo que os armários estão bagunçados. Além de interferir no design do ambiente, isso vai atrapalhar na hora de encontrar os utensílios certos para preparar as refeições.

Por isso, uma cozinha completa não pode ficar sem os organizadores de gavetas e armários. Eles ajudam a organizar copos e xícaras, panelas e a separar os mantimentos em potes de vidro bem bonitos.

Imagem: Shiroma e Montemór Colab Decor

Agora que você já sabe sobre esses 5 tópicos, é só começar a planejar sua cozinha dos sonhos!

Essas dicas de decoração foram criadas pela Equipe da Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *