Poltrona e Puff Barcelona

Tempo de leitura: 4 minutos

A Poltrona e Puff Barcelona foram projetados por Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich, exclusivamente para o Pavilhão Alemão na Exposição Internacional de 1929, organizada por Barcelona, ​​Catalunha, Espanha.

Embora muitos arquitetos e designers de móveis da era Bauhaus tivessem a intenção de fornecer casas e móveis bem projetados e impecáveis para o “homem comum”, a Barcelona foi uma exceção, já que foi criada para a realeza espanhola supervisionar as cerimônias de abertura da exposição. Posteriormente, a revista Time descreveu a poltrona como “suntuoso pavilhão alemão”. Ao criar a Poltrona Barcelona, o principal objetivo de Mies Van der Rohe e Lilly era que o Rei e a sua esposa pudessem ter conforto sem precisar abrir mão da beleza dos mobiliários. O Puff agregou ainda mais conforto à peça e formou um lindo conjunto.

Poltrona e Puff Barcelona

A Estrutura

Seu design foi inspirado na campanha e nas cadeiras dobráveis ​​dos tempos antigos. A estrutura, a princípio, foi projetada para ser aparafusada, e em 1950 foi redesenhada, e então fabricada em aço inoxidável tubular, o que tornou possível que ela fosse feita em uma peça única, sem emendas, deixando o design mais suave. Além disso, o aço tubular também permite a fabricação industrial.

Veja mais detalhes no vídeo:

Além do aço inoxidável, sua estrutura hoje também é feita em ferro cromado, que é uma opção mais em conta e que atende muito bem o mercado, exceto em regiões de praia, visto que o cromado não resiste à maresia como o inox e pode acabar enferrujando. A estrutura do Puff Barcelona segue o mesmo design de sua poltrona, com total harmonia.

Puff Barcelona – Essência Móveis

O Revestimento

Naquela época, as peças originais eram revestidas com pele suína na cor marfim, que hoje, deu lugar ao couro bovino.

Além do couro bovino, você a encontra também em tecido sintético (corano ou courvin) e até mesmo tecidos, como o linho e o veludo, por exemplo. Para todas essas variações, há diversas opções de cores, inclusive no couro.

Imagem: Essência Móveis

Sua Fama

Em 1953, seis anos após a morte de Reich, o projeto entrou em produção comercial e van der Rohe licenciou os direitos de reprodução da Poltrona e Puff para Knoll.

Em seu livro de 1981, sobre arquitetura moderna (From Bauhaus to Our House), Tom Wolfe chamou a cadeira Barcelona de “o ideal platônico da cadeira” e escreveu que “apesar de seu alto preço, possuir uma tornou-se uma necessidade para jovens arquitetos”.

Imagem: Essência Móveis

E ele estava certo, afinal, mais de 90 anos após sua criação, a Poltrona Barcelona ainda é moderna, elegante, pois seu design é atemporal. Sua fama continua até os dias de hoje e, além do uso residencial, ela é muito encontrada também em hotéis, consultórios e escritórios, sendo sempre notada.

Imagem: Essência Móveis

A Poltrona Barcelona é uma peça de presença e, mesmo sendo fabricada em escala industrial, seu desenho é uma obra de arte com traços artesanais e delicados. Ela torna a decoração de qualquer ambiente mais marcante e imponente, pois sua presença é indiscutível.

Conjunto Barcelona – Imagem: Pinterest

Além de toda a beleza, ela também traz conforto, afinal, foi pensada para essa finalidade: ser bonita e confortável.

Importante

Hoje, a Poltrona e Puff Barcelona são fabricados em diversos lugares e, por isso, é possível encontrar as mais diversas réplicas. Mas atente-se ao escolher a sua: verifique os materiais, tanto da estrutura quanto do revestimento e as medidas. E, além disso, não compre sem antes ver uma foto real da peça para garantir que o fabricante segue também os padrões estéticos da peça, respeitando todo o esforço empenhado por Van der Rohe e Lilly.

Imagem – Essência Móveis

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *