Tempo de leitura: 6 minutos
O inverno chegou, e parece que não tem jeito de deixar ele do lado de fora da casa não é mesmo? É como se o vento encontrasse frestas nas paredes e estivesse te perseguindo.
Mas existem algumas técnicas para que você possa se manter aquecido em casa durante o inverno sem simplesmente apelar para aquecedor e banhos quentes, deixando a conta de luz altíssima no fim do mês.
Além disso, também iremos mostrar como deixar a decoração de casa pronta para épocas mais frias.

Cobertores e travesseiros
Essa é uma das opções mais práticas para evitar o frio e ser criativo na decoração.
Trocar a capa das almofadas e travesseiros por tecidos mais quentes, como suede e algodão, fará a sala e quarto ficarem mais aconchegantes. Depois que a estação passar, será bem fácil trocar novamente as capas para tecidos mais leves, como cetim, e dessa forma você consegue estabelecer um equilíbrio.

Com relação aos cobertores e/ou mantas, colocando-as nos braços do sofá, como na imagem acima, fica bem estiloso.
Sofás geralmente não mantém o calor como uma cama, principalmente caso eles sejam de couro. Então, nesse caso, cobrir ele inteiro com almofadas e mantas pode até ser melhor do que só deixar a manta preparada ali nos braços.

Dessa forma, seu calor corporal não irá escapar quando se sentar ou deitar no sofá. E, caso sua manta seja pequena demais para cobrir o móvel, você pode deixá-la estrategicamente posicionada no seu lado favorito para se aconchegar mais tarde.
Quanto ao material, lã e tricô são opções bem quentes e que não necessariamente dão aspecto “antigo” ao ambiente, basta escolher uma boa estampa e cor que combine.

Foque sempre em texturas que passam a sensação de aconchego e conforto, pois elas serão fundamentais para trazer beleza para a decoração de inverno.
Mudanças no quarto para o inverno
Durante o inverno passamos bem mais tempo no quarto, portanto, é preciso deixá-lo ainda mais acolhedor.
Para isso, coloque mais camadas na roupa de cama, fazendo uso de tecidos mais grossos. Além disso, forre a cabeceira dela, de preferência com algum tecido que combine com as cobertas/mantas.

Cortinas e tapetes
Em épocas mais frias, tanto o chão quanto as paredes acabam contribuindo para deixar a casa mais fria, já que eles não retém o calor.
Para resolver isso, tapetes e cortinas podem ajudar, inclusive é um dos motivos para terem sido criados.
Tapetes macios e espessos são melhores para garantir o isolamento da temperatura mais quente. Nos quartos, é bom deixar um tapete pequeno ao lado da cama, para não sair dela com o corpo quente e pisar diretamente no chão, principalmente se for piso de pedra ou porcelanato.

Além disso, tapetes são muito versáteis para decoração, já que possuem várias estampas e tamanhos, podendo ser utilizados em vários cômodos.
Entretanto, existem casos de pessoas que são alérgicas. E, caso você esteja nessa situação, uma boa saída é um tapete de nylon.
Esse tapete é antialérgico e inclusive mais fácil de limpar do que tapetes comuns.

Com relação às cortinas, quanto mais grossas, melhor, ainda mais à noite.
Durante o dia, principalmente no período da tarde, é possível deixá-las abertas sem que a casa esfrie.
Ao cobrir as janelas com a cortina, você evita que o vidro, que está gelado, deixe o calor escapar do ambiente. Porém, se a casa tiver persianas, a cortina não é necessária, basta manter a persiana fechada.

Iluminação
Uma iluminação apropriada também faz a diferença para deixar sua casa mais quente. Isso é possível porque existem lâmpadas do tipo branco quente, que possuem uma luz em tom amarelado, combinando com o clima frio.

Além das lâmpadas convencionais, luminárias de piso, arandelas e abajures dão bons resultado e ficam bem bonitos na decoração. Com eles, é possível criar uma iluminação alternativa que pode ser usada também em noites românticas.

Mas, existe sempre algo que foge a regra. Como essa iluminação traz a sensação de paz e descanso, ambientes como escritório podem ser prejudicados pelo uso de lâmpadas branco quentes.
No ambiente onde é necessário manter o foco e disposição essas luzes não funcionam, até mesmo na cozinha e lavanderia não caem muito bem. Foque mais nos quartos e sala.
Materiais e cores mais quentes
Existem certos materiais e até mesmo cores que conseguem dar a sensação de calor melhor que outros.
Mas não se preocupe, não é necessário trocar a cor das paredes da casa para que você não passe frio no inverno, basta usar outros recursos, como as próprias cobertas e almofadas que mencionamos antes.
Antes, conheça algumas das principaiscores quentes, são elas: laranja, vermelho, caramelo e cobre. Portanto, evite outras cores como azul ou verde.
Itens decorativos como quadros podem fazer parte da estratégia de aquecer a casa com cores quentes, principalmente porque o material da moldura também pode ajudar, como a madeira.
Madeira conserva calor e visualmente ela torna o ambiente mais confortável em climas frios.

Só tome cuidado para não deixar o ambiente com aspecto muito pesado, usando somente as cores quentes ou escuras. Se fizer isso, pode acabar tornando a casa um ambiente com clima desagradável.
Mudanças simples tornam o inverno mais confortável
Como você pôde ver, algumas mudanças simples na decoração podem fazer toda a diferença para que a casa fique bem confortável no inverno.
E a melhor parte é que a maioria dos itens mostrados aqui são fáceis de retirar no verão. Assim, você evita a sensação abafada quando as estações trocarem.

Gostou do artigo?
Fique à vontade para comentar qual dica você mais gostou aqui embaixo. Logo responderemos você!
Clique aqui e conheça o catálogo da Essência e todas as opções de móveis que temos disponíveis. Planeje a nova decoração de sua casa com os melhores móveis de design, ficaremos felizes em te atender.
Até o próximo post.
Um Abraço!