Cores para quarto: qual a cor ideal?

Tempo de leitura: 6 minutos

Escolher as cores ideais para o quarto pode ser uma tarefa difícil, não é mesmo? Ainda mais com toda a variedade que temos no espectro cromático.

Em primeiro lugar, o nosso quarto é um refúgio: é ele que nós procuramos todos os dias para descansarmos. Pensando nisso, temos que a escolha da cor presente no quarto pode impactar até mesmo na qualidade do sono diário.

Para fazer uma boa escolha, leve em consideração que as cores exercem papel fundamental em aspectos de nossa vida: promovendo agitação ou relaxamento, o que a torna imprescindível na decoração do quarto. Se você quer um ambiente calmo e aconchegante, a dica é apostar em tons suaves.

Se ainda tá na dúvida, não deixe de acompanhar esse post e busque sua inspiração com a gente!

Dicas para escolher a cor ideal para o quarto

Cores

Bem, antes de começarmos a falar um pouquinho sobre as possíveis cores a serem utilizadas em um quarto, vale recapitular alguns pontos.

As cores são sem dúvidas, uma das melhores decorações que você pode utilizar no seu quarto, mas com tanta opção fica difícil decidir, não é mesmo? Os designers de interiores investem em um bom uso das áreas do circulo cromático, então é super válido aderir!

De modo geral, temos um espectro de cores visível pelos olhos humanos, sendo que algumas se complementam. Saber fazer uma boa combinação de tons pode permitir ao seu ambiente um maior aconchego e tranquilidade. Então vamos as possibilidades:

COLORIMETRIA NA MAQUIAGEM - Blog da Andrielly | Circulo das cores,  Combinações de cores, Cores complementares
Fonte: Pinterest

Complementares

Você já deve ter ouvido falar das cores complementares, não é mesmo? Como por exemplo, o vermelho e o verde, ou o amarelo e o roxo. Ao apostar em combinações de cores complementares para o seu quarto, é possível encontrar harmonia.

Monocromia

Essa sem dúvidas é uma das abordagens mais interessantes. De forma minimalista e sem perder o charme, a monocromia consiste na escolha de uma única cor, porém, em tons diferentes.

A combinação de cores é garantida.

Análogas

Em terceiro lugar, temos as cores análogas: aquelas que seguem a sequencia do espectro de cores.

Para ilustrar o que estou te falando, imagine por exemplo as cores: verde, azul claro e azul escuro, ou roxo, lilás e rosa. Essas combinações são comumente utilizadas pela harmonia que causam ao ambiente. Gostou?

Tons pasteis

O uso de tons pasteis não poderia estar mais em alta, logo, entra no nosso tópico quatro.

De modo geral, são definidas como cores doces e alegres, os candy colors. Pode ser representada pelas cores verde, rosa, azul, lilás, amarelo e até o laranja, porém, em tons mais claros.

Se você gosta dessa paleta de cores, saiba que seria uma ótima opção para o seu quarto.

Paleta de cores tons pasteis | Tons de cor, Cores para casamento,  Gaiolinhas de papel
Fonte: Pinterest

Neutros

E por fim, não poderiam faltar os tons neutros que nunca saem de moda. São as cores mais versáteis, harmoniosas e aconchegantes que você poderia escolher para decorar o quarto. Além disso, são cores práticas, pois combinam com qualquer móvel que você tenha.

Só vantagens, não? Dentre elas nós temos o clássico branco, bege, areia e até cinza.

Qual a cor ideal para o quarto?

Bem, agora que você conhece as possibilidades é hora do veredito final. Ansioso?

Tendo em vista que o quarto precisa ser um lugar de descanso, aconchego e harmonia, o ideal são as cores claras ou neutras. Fora que fica muito mais fácil combinar as decorações do quarto com essas paletas, certo?

Dentre essas cores nós temos o azul, verde, branco, lilás e cinza.

Outras colorações também podem ser uma opção desde que em tons claros: um amarelo é um tom alegre e pode ficar ótimo quando cercado por paredes brancas. Agora, se você é um dos amantes de vermelho, pode ser uma tarefa um pouco mais difícil, já que se trata de uma cor vibrante.

Então, vamos as opções:

Branco

Em primeiro lugar, o branco. Uma clássica cor neutra, suave e bonita. Torna qualquer ambiente harmonioso e aconchegante, incluindo o quarto.

Se você está na dúvida se opta por essa cor ou não, por conta da simplicidade, considere-a como um coringa. Quaisquer móveis e decorações ficam bem com paredes brancas, além de garantir uma melhor iluminação para o quarto.

Cinza

O cinza quando utilizado em tons claros, trata-se de um segundo coringa. Também é considerada uma cor neutra, mas com um pouco mais de requinte, para aqueles que não gostam de um ambiente todo branco. Além disso, casa bem com qualquer decoração, combinando de maneira suave com o ambiente do quarto.

Lilás

Em terceiro lugar, temos o lilás. Uma tonalidade pastel, suave, que remete a alegria. Essa cor pode vir a ser utilizada em contraste com tons mais fortes ou com paredes de coloração branca, transmitindo sensação de aconchego.

Apesar de não se tratar de um tom neutro, combina com móveis em geral, principalmente na coloração branca, sendo uma ótima escolha.

16 ideias de Quarto Lilás | quarto lilás, decoração de quarto, quarto
Fonte: Pinterest

Verde

Em penúltimo, temos o verde, que apesar de uma cor forte, remete a natureza. Essa associação faz com que o sentimento de calmaria esteja presente quando a cor é utilizada no quarto. Pode ser combinada com paredes brancas ou monocromia, além de tons pasteis.

Azul

E por fim, o azul. Assim como o rosa, o azul é muito utilizado nas paredes dos quartos de crianças, devido a sensação de tranquilidade que proporciona ao ambiente. Bem como o verde, pode ser utilizado em tons pasteis, monocromia e com paredes brancas, melhorando a qualidade da combinação de decorações.

E aí, gostou?  

Esperamos que esse post tenha sido esclarecedor para as suas dúvidas, caro leitor.

Não se esqueça de escolher a cor que mais lhe agrade, considerando principalmente o conforto do espaço, iluminação e combinação de decorações com os móveis do seu quarto, ok? E em caso de dúvidas, não deixe de procurar um profissional para decorar a sua casa!

Conheça a Essência Móveis

Somos uma loja de alta decoração que fornece móveis de design com preço justo, ajudando você a melhorar a estética do seu ambiente, prezando pelo atendimento exclusivo, desde o primeiro contato até o acompanhamento do produto depois de entregue.

Nosso grande diferencial é o cliente conseguir personalizar o produto que possui fabricação artesanal.

Quer saber mais sobre móveis de design? Então acesse nosso site e não deixe de acompanhar nossas publicações no instagramfacebookpinterest e youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *