Tempo de leitura: 7 minutos
Quando pensamos em como decorar um quarto, surge uma série de dúvidas na nossa cabeça: quais as principais tendências de decoração que devo seguir, quanto eu posso investir, quais as prioridades, por onde começar? Por isso, muitas vezes, a decoração do quarto ou dos quartos é deixada em segundo plano. Mas não precisa ser assim. Use as tendências de decoração como inspiração e não como regras a serem seguidas, faça um orçamento detalhado e procure segui-lo até o fim.
Então como decorar um quarto? Por onde começar?
Passo 1: Comece separando imagens e ideias que você quer para a decoração do quarto e, se possível, peça ajuda de um arquiteto para decorar o ambiente. Procure referências na Internet e em revistas especializadas em decoração.
Passo 2: Caso for necessária alguma obra ou instalação, comece por ela antes de comprar ou fazer qualquer coisa no quarto. Faça todo o quebra-quebra antes.
Passo 3: Se você for colocar móveis planejados, comece a decoração após a montagem. Assim você terá uma melhor noção dos espaços e do que será necessário providenciar.
Passo 4: Por fim e finalmente, saia às compras! Mas não abra mão de uma lista detalhada com todos os itens que você precisa. Sem lista, você corre o risco de gastar mais comprando coisas desnecessárias e perde muito mais tempo. E aproveite esse momento porque é uma delícia, não é?
Agora que você sabe por onde começar e quais os principais passos a seguir, vamos ajudar você com algumas dicas de como decorar um quarto. Confira:
Dica 1. Personalidade em tudo!
O quarto é, sem dúvida, o lugar mais particular que alguém pode ter. É o lar dentro do lar, um refúgio onde não entram problemas e preocupações, ou pelo menos não devem entrar. Por esse motivo, a decoração deve, antes de tudo, respeitar a personalidade e os hábitos do morador ou dos moradores. Seguindo essa linha, dificilmente você vai errar na hora de decorar e ainda vai conseguir fazer uma decoração cheia de estilo e significado.
Se o seu estilo for mais descontraído e casual, coloque esse elemento na decoração. O resultado pode ser surpreendente! Esse estilo passa a ideia de que não está nem aí para a decoração, só que não! É tudo planejado, até mesmo a descontração.
Repare que a parede de lousa não é mais exclusividade das cozinhas. Ela chegou no quarto também e ficou uma graça, não é mesmo?
Se você tem um hobby do qual você gosta muito, ou melhor, ama de paixão, ele não precisa ficar fora do quarto, pelo contrário, pode e deve fazer parte da decoração! Livros, esporte, coleções, personagens animados, vale tudo!
Dica 2. Na dúvida, opte pelo estilo minimalista!
O estilo minimalista segue a famosa linha do “menos é mais”, e, exatamente por isso, é mais assertiva na decoração. Então, se você ainda tem dúvidas em qual estilo seguir para decorar o seu quarto, o minimalismo é uma boa pedida porque, com o tempo, você pode ir completando a decoração com mais calma.
Seguem algumas inspirações.
Mesmo dentro do minimalismo, você pode investir em uma boa poltrona ou cadeira, para fazer um dueto com a cama. É um sucesso!
Dica 3. Entre o novo e o antigo, escolha os dois!
Mesclar objetos e móveis modernos com itens antigos ou com cara de antigos é uma opção inteligente para decorar o quarto. Os objetos antigos dão um toque de aconchego, remetendo a lembranças e pessoas do passado. Os objetos modernos, por sua vez, atualizam e dão requinte ao quarto.
Algumas ideias: lustre, escrivaninha ou mesa de cabeceira antiga, uma porta de madeira de demolição. Cada detalhe é muito importante nessa composição, inclusive pequenos objetos.
Dica 4. O clássico é sempre uma boa escolha!
O estilo clássico, como já dissemos aqui, é atemporal e uma ótima escolha para quem quer ter um quarto sempre atual. Ideal para quem não pretende mudar a decoração tão cedo. Cores claras e móveis tradicionais fazem parte desse conceito.
Dica 5. O quarto é mais do que um lugar para dormir!
O quarto está longe de ser somente um dormitório. Para muita gente, é o lugar preferido para ler um livro, trabalhar, estudar, escolher o look do dia, se vestir, assistir à TV e relaxar. Por isso, na hora de pensar em como decorar um quarto, lembre-se que uma poltrona é sempre uma boa ideia. Se tiver espaço para mais de uma, melhor ainda!
A preocupação com o conforto também entra aqui. Um tapete confortável, uma roupa de cama quentinha e gostosa, uma luminária escolhida a dedo, tudo isso ajuda a compor a compor um quarto dos sonhos. Fique atento aos detalhes!
Ter um local específico para trabalhar é bem importante, para aproveitar a privacidade que só se tem no quarto. Um lugarzinho planejado para isso evita a dispersão e até mesmo pegar no sono trabalhando na cama.
Dica 6. A cabeceira não é mais a mesma!
Você reparou que não existem mais regras para a cabeceira da cama? Ainda bem! Ultimamente, temos visto fotos e quadros no lugar dela, ou melhor, compondo perfeitamente o que seria uma cabeceira, de uma forma criativa e fora dos padrões. A decoração e você só têm a ganhar com essa mudança de paradigmas!
Fotos na escrivaninha também vale! Ficam um charme, ainda mais com luzinhas como nesse exemplo.
Dica 7. Tendência natural
Os materiais em palha, lã, madeira e outros naturais estão em alta na decoração, e no quarto ficam ainda mais aconchegantes, não acha? Plantas também estão sendo bastante usadas nesses ambientes, criando um lugar cheio de conforto e beleza.
Dica 8. O estilo moderno tem sua vez
Se você não se identificou com nenhum dos estilos citados acima, é bem provável que estivesse esperando por esse. Mas o que é um estilo moderno, afinal? Também está nos detalhes de como decorar um quarto: na iluminação, nas cores mais fortes e escuras, nos objetos decorativos.
Dica 9. E as crianças?
Achou que tínhamos esquecido delas? Nananinanão! Para o quarto dos pequenos, o segredo é planejar espaço para as brincadeiras, afinal, é o que eles mais amam fazer no seu tempo livre e no seu tempo todo! Foque no conforto e em móveis e espaços para que elas possam brincar de maneira segura e prazerosa.
O mais importante quando você pensar em como decorar um quarto é seguir o seu estilo, respeitar os seus hábitos e se inspirar em algumas ideias bacanas. Com essa receita, o seu quarto vai ser referência em decoração e você corre o risco de não sair mais de lá!
Um abraço e até mais!