Como Usar: Piso Xadrez para Cozinha

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma opção de decoração que nunca sai de moda e é adorada por quem busca trazer um visual mais retrô é o design xadrez. Além de ser utilizado como estampa em almofadas e outros elementos de decoração, esse estilo também pode ser aplicado em um piso para cozinha. Confira algumas dicas de como integrar o piso quadriculado na decoração de ambientes!

O estilo do piso xadrez

Esse tipo de revestimento para o piso tem uma origem muito antiga: ele remete ao antigo Império Romano. De lá para cá, o piso xadrez ganhou novas características e significados. Hoje ele lembra o estilo vintage rockabilly dos anos 50 e 60 e traz simetria e equilíbrio.

estilo-do-piso-xadrez

piso-xadrez-na-cozinha

Além disso, o equilíbrio do design xadrez gera sensação de harmonia e neutralidade. Justamente por isso o piso quadriculado também é muito democrático e versátil, combinando com diversos estilos de decoração. Geralmente, o design mais utilizado é o preto & branco (P&B), mas nada impede que você opte por um xadrez colorido – mas tenha atenção com algumas recomendações que daremos mais adiante.

piso-xadrez-na-decoracao piso-xadrez-na-decoracao-da-cozinha

 

Como escolher o piso xadrez para cozinha

A principal dificuldade que muitas vezes impede a concretização daquele sonho de ter um lindo piso quadriculado na cozinha é o investimento que esse tipo de reforma geralmente demanda. A boa notícia é que atualmente há no mercado uma opção mais acessível e prática: o piso vinílico.

como-escolher-piso-xadrez

 

Esse tipo de revestimento tem instalação mais fácil e rápida do que outras opções: pode ser aplicado diretamente no contrapiso, desde que ele seja uma superfície nivelada e sem pedras irregulares, ele só não pode ser aplicado sobre cimento queimado. Outras vantagens do piso vinílico são a sua limpeza fácil, eficiente isolação térmica e sonora e diversidade de estampas com texturas e cores – entre elas, o xadrez!

Depois de escolher o material do piso, é preciso decidir como será a combinação de cores. Como já falamos antes, o mais comum e versátil é optar pelo preto e branco. Assim você pode deixar o ambiente com uma cara mais simples e discreta, utilizando o branco nas paredes e cores em outros elementos da decoração (eletrodomésticos, armários, acessórios de cozinha etc).

qual-piso-xadrez-escolher como-escolher-o-piso-xadrez qual-piso-xadrez-ideal

 

Ou, então, aproveite a neutralidade do P&B e deixe a cozinha com um visual mais moderno e descolado pintando as paredes de tons coloridos e usando acessórios coloridos para compor o ambiente.

piso-xadrez-preto-e-branco piso-xadrez-preto-e-branco-na-cozinha piso-xadrez-na-cozinha-colorida

 

Claro que essas opções de design e acabamento do piso vão depender do estilo de decoração da cozinha e do restante do lar. Procure sempre ter harmonia e bom senso, nada de exageros – seja ao deixar o ambiente ultra colorido ou sem nada que lhe dê destaque e vida.

Tendo esse cuidado com o visual como um todo, é possível até optar por um piso xadrez colorido para a sua cozinha (desde que sejam usadas cores complementares). Você pode deixar paredes e armários em branco e ter apenas pequenos detalhes na decoração que levem o tom colorido do piso; ou combinar as cores de piso, paredes, armários e eletrodomésticos. Vai da sua preferência.

piso-xadrez-colorido piso-xadrez-colorido-na-cozinha

 

Além disso, o piso xadrez para cozinha pode ter variações não apenas na sua coloração, mas também na sua disposição. Por exemplo, para fazer o ambiente transmitir uma sensação de amplitude, de mais espaço, uma boa dica é deixar o xadrez do piso na orientação diagonal.

 

Seguindo essas dicas e, claro, soltando a sua criatividade, você terá o piso xadrez para cozinha que sempre sonhou – e o melhor, de uma forma que combina com o estilo de decoração do seu lar!

Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not da Tibério Construtra de São Paulo.

3 Comentários


    1. Olá, Wilma!
      Tudo bem?

      Vamos entrar em contato para conversarmos melhor. 🙂

      Atenciosamente,
      Equipe Essência Móveis de Design
      Televendas: (11) 3280-3309
      Celular e WhatsApp: (11) 9 9711-3126
      Logística: (12) 99215-1392

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *