Tempo de leitura: menos de 1 minuto
As diferenças entre couro ecológico e o sintético podem se confundir com o couro legitimo – que nem se chama assim, na verdade. O Couro é um material muito sofisticado que pode enganar você (se já não enganou).
O assunto é tão sério que existe até uma lei que regulamenta e define o que é um material chamado de couro. O que ele compõe e como devem ser chamados aqueles que não são feitos de couro.
Fique por dentro!
Continue lendo aí para você se tornar um expert em couros e entender:
- As diferenças entre couro, Tecido Sintético (PU) e sintético;
- Como reconhecer qual o tipo de couro;
- Como é o processo de fabricação dos diferentes tipos de couro;
- Os cuidados com cada modalidade de couro;
Veja aqui o vídeo deste conteúdo:
As principais diferenças entre couro, Tecido Sintético (PU) e sintético
Você vai ficar bobo de ver como é simples a diferença entre esses tipos de couro. Vai olhar para uma poltrona Charles Eames e ver a diferença de longe.
Mas antes, vamos explicar direitinho o que é uma peça de couro mesmo.
Já virou Lei (e não é de hoje)
O assunto é tão importante que existe uma lei especifica para regulamentar o uso do título couro em peças e acessórios e não é nada nova. Essa lei existe desde 1965.
Logo no artigo primeiro da LEI No 4.888, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965, diz:
“Art. 1º Fica proibido pôr à venda ou vender, sob o nome de couro, produtos que não sejam obtidos exclusivamente de pele animal.”
Os artigos que seguem, completam:
Art. 2º Os produtos artificiais de imitação terão de ter sua natureza caracterizada para efeito de exposição e venda.
Art. 3º Fica também proibido o emprego da palavra couro, mesmo modificada com prefixos ou sufixos, para denominar produtos não enquadrados no art. 1º.
O assunto não é brincadeira!
Por isso, quando você ver alguém chamando Tecido Sintético (PU) de couro, tome cuidado, essa atitude está sujeito a aplicação do artigo 196 do código penal sobre concorrência desleal.
Para não errar mais:
O couro é o produto oriundo exclusivamente de pele animal curtida por qualquer processo, constituído essencialmente de derme.
Couro x Couro
As diferenças entre couro não está apenas na textura ou no seu preço. Vai da matéria prima de sua fabricação até o método de produção e quais resíduos são produzidos do processo.
Couro
O ser humano faz uso do couro para seu conforto a milhares de anos. O couro como conhecemos hoje passa por muitos processos químicos para aumentar sua durabilidade.
Metais pesados como o cromo e outros materiais são usados para garantir que o couro não apodreça.
Como foi esclarecido, o Couro é apenas Couro. Um material só é couro quando é produzido EXCLUSIVAMENTE de pele animal.
O termo “Couro legítimo” não se aplica, pois, se não for legítimo, não é couro,
Tecido Sintético (PU)
O Tecido Sintético (PU) não é a mesma coisa que o Poliuretano (PU). As diferenças entre este couro e os outros são muitas.
O Tecido Sintético (PU) é o mesmo material que o couro comum.
Sim, ele é produzido exclusivamente de pele animal. Então, você se pergunta por que ele é ecológico se é feito apenas de pele animal?
A diferença não está na matéria prima e sim na forma de produção.
Quando o material é denominado Tecido Sintético (PU), isso quer dizer apenas que a produção gerou menos resíduos tóxicos ao meio ambiente e essa produção especial se reflete no preço do couro.
“Couro” Sintético
O “couro” sintético (que não é Tecido Sintético (PU) só porque não veio de animal) vem como um laminado de um tipo de substrato (tecido ou não), revestido com vários componentes até chegar ao máximo à aparência do couro animal.
Em outras vezes sua composição é de 70% de policloreto vinílico (PVC), 25% poliéster e 5% de poliuretano.
É compreensivo que você encontre por aí quem chame o Poliuretano (PU) de Tecido Sintético (PU). Mas as diferenças entre couro PU (poliuretano) e o ecológico são evidentes.
O PU, ou poliuretano é produzido através do petróleo. Assim como o PVC. Cá entre nós, não há nada de ecológico em materiais como esse.
Tecido Sintético (PU) não é ecológico, pois, sua matéria prima vem do petróleo que agride o meio ambiente de forma irreversível.
Como Identificar as Diferenças Entre Couro, Tecido Sintético (PU) e o Poliuretano?
Saber do que cada tipo de couro é feito e entender as diferenças entre couro isso e couro aquilo é bom para não ser enganado nem ser passado para trás. Como na foto, a Poltrona Barcelona.
Porém, nem todo vendedor tem consciência do que está vendendo. Quando a empresa não tem a mesma credibilidade que a Essência Móveis de Design. É melhor conferir e antes de decidir a compra. Vale apena!
Preço
Para começar, repare no investimento que será preciso para o couro que está querendo comprar.
O couro ecológico deve ser do mesmo preço do couro ou maior. Afinal, seu processo requer materiais biodegradáveis que não são fáceis de produzir e aplicar.
Agora, se o preço estiver muito abaixo da tabela, esse Tecido Sintético (PU) pode estar sendo equivocadamente confundido com o PU.
Textura
Na Poltrona Maggiolina entre outros produtos da Essência Móveis, você pode escolher qual o tipo de couro deseja no revestimento. O “couro” sintético já sofreu muito, mas hoje ele pode ser muito similar ao couro.
O que acontece é que tem gente que faz com uma perfeição tão grande que parece couro — explica Luis Carlos Faleiros Freitas, do Laboratório de Produtos de Proteção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que é contra o uso do termo “Tecido Sintético (PU)” pela indústria.
Porém, em muitos casos a superfície de um material de PU pode lembrar o material de vinil ou superfície de resina.
O couro (couro mesmo) pode ser mais fácil de identificar pela sua impermeabilidade, possuem maior elasticidade, e mesmo o cheiro dura por muito mais tempo que um material sintético.
O Tecido Sintético (PU), na maioria das vezes é produzido com a resina da seringueira para substituir a aplicação de metais pesados e isso dá ao material final uma textura mais elástica.
Aparência Não É Tudo
A durabilidade é o fator que mais importa em quase todos os casos.
- Preço
- Aparência
- Durabilidade
Avalie estes 3 fatores antes de adquirir uma peça de couro, para não se sentir prejudicado após a compra.
O couro e o Tecido Sintético (PU) são os que apresentam maior durabilidade e por isso sua qualidade pode ser superior.
Mas não se acomode. O couro é pele como qualquer outra e precisa de cuidados que vamos discutir logo mais.
O Poliuretano também tem seus prós e contras. Trata-se de um material acessível, de maior variedade e de processo rápido de fabricação, porém tem menor durabilidade e é natural que sofra desgaste com o tempo, mesmo com cuidados.
Há também o couro reciclado. Não é muito trabalhado e consiste em uma mistura de retalhos de couro com outros materiais que completam sua produção. Sua durabilidade e qualidade não ficam comprometidas mas precisam de cuidados e não se enquadram na definição de Couro.
Cuidados Com os Diferentes Tipos Couro
Essa dica é bem rápida.
Como o couro é um material natural, sua qualidade é ímpar e os cuidados para manter esse tecido conservado são mínimos.
Eventualmente, passe um hidrante comum no tecido, desses de usar na pele mesmo. Para tirar manchas, um pouco de álcool com um pano molhado pode resolver.
Com poucos cuidados uma peça de couro pode durar centenas de anos e valer muito dinheiro em leilões.
O Tecido Sintético (PU) segue o mesmo padrão, e não precisa de muita atenção.
Como o PU é um material versátil, sua durabilidade fica comprometida se não houver cuidados. A peça pode rachar e o desgaste fica aparente com o tempo se não for usado com moderação.
Acabaram as Dúvidas
Gostou da Poltrona LC2? Confere aí.
Agora você já sabe quase tanto sobre couros quanto um tapeceiro.
As diferenças entre couro, Tecido Sintético (PU) e PU são fáceis de identificar agora.
Couro
Material obtido exclusivamente de pele animal que passou por um processo químico contra o apodrecimento.
Tecido Sintético (PU)
Também obtido por fonte animal, porém, com um processo químico mais verde que gera menos resíduos nocivos ao meio ambiente.
Poliuretano (PU)
Um material sintético que se assemelha muito ao couro. Muitas vezes, é difícil perceber a diferença. Não é Tecido Sintético (PU), pois sua matéria prima vem diretamente do petróleo.
Procure nas etiquetas de roupas e acessórios e móveis para saber as diferenças entre couro e Tecido Sintético (PU) que você aprendeu, e caso não tenha, desconfie das informações oferecidas pelo vendedor ou fabricante.
O risco de pagar por produto que não corresponde a seu real valor é alto.
Aqui na Essencia Móveis de Design você pode ficar sem preocupações. Nós garantimos nossos produtos e você não compra gato por lebre.
Comenta aí embaixo o que achou do artigo e o quanto ele te ajudou.
Referências:
- https://www.bolsasrelicario.com.br/blog/54/como-identificar-o-tipo-de-couro-legitimo-sintetico-e-ecologico
- http://mariajuliaarquitetura.blogspot.com.br/2010/08/diferenca-entre-courissimo-e-couro.html
- http://www.mundodastribos.com/diferencas-entre-couro-couro-ecologico-e-couro-sintetico.html
- http://www.modernidademoveis.com/blog/2013/01/29/serie-estofados-caracteristicas-do-couro/
Link permanente
Muito obrigado pela “lição” sobre couros, legítimo, ecológico e sintético. Me tirou completamente as dúvidas que tinha a respeito. Parabéns
Link permanente
Uau! Obrigado pelo comentário.
Um Abração.
Link permanente
Gostei. Quero comprar jaquetas e blazer. Não sabia de que material comprar, para ter melhor custo benefício. Agora, posso fazer uma avaliação em melhores condições. Grato.
Link permanente
Foi uma aula. Adorei. Tirei dúvidas
Link permanente
MUITO OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO!
Link permanente
Boa tarde Éder!
Vou reformar o meu sofá, me indicaram o courvim náutico antimofo. O q vc acha😀
Link permanente
Boa tarde, Ana!
Tudo bem?
O courvin náutico, além de ter um baixo custo, possui manutenção e limpeza mais fáceis, é pouco propício a manchas e tem alta impermeabilidade.
O interior de diversos veículos usa o courvin náutico para revestimento, dando até um toque luxuoso a essas estruturas.
Ficamos à disposição!
Abraço,
Equipe Essência Móveis de Design
Televendas: (11) 3280-3309
Celular e WhatsApp: (11) 9 9711-3126
Link permanente
Boa tarde, Ana!
Tudo bem?
O courvin náutico, além de ter um baixo custo, possui manutenção e limpeza mais fáceis, é pouco propício a manchas e tem alta impermeabilidade.
O interior de diversos veículos usa o courvin náutico para revestimento, dando até um toque luxuoso a essas estruturas.
Ficamos à disposição!
Abraço,
Equipe Essência Móveis de Design
Televendas: (11) 3280-3309
Celular e WhatsApp: (11) 9 9711-3126
Link permanente
Boa tarde, adorei todos os tópicos acima e foi bastante esclarecedor pra minha vida tanto como vendedora como consumidora. muito obrigada…
Link permanente
Muito gratificante esse conteúdo agregador. Obrigada!!!
Link permanente
Muito interessante e útil a explicação.
Obrigada por compartilhar.
Link permanente
Conhecimento é fundamental, o conteúdo dessa matéria aqui apresentado é muito enriquecedor.
Agradeço imensamente a todos!
Link permanente
Olá, Antônio!
Ficamos felizes em ajudar. Obrigada pelo feedback!
Abraços,
Equipe Essência Móveis de Design
Central de Atendimento: (11) 2189-9333
WhatsApp: (11) 99711-3126
Link permanente
O que seria o “Couro Rachado” ?
Alguns produtos da China vem com essa descrição nas especificações.
O mesmo vendedor tem mochilas de Couro PU e também de Couro Rachado.
Link permanente
Olá, Elivelton! Tudo bem?
Infelizmente, a gente nunca ouvi esse termo “couro rachado” e não conseguimos ajudá-lo com essa dúvida. 😕
Recomendamos que pergunte ao vendedor de bolsas para ele te explicar melhor o que se trata esse material. 😉
Atenciosamente,
Equipe Essência Móveis de Design
Central de Atendimento: (11) 2189-9333
WhatsApp: (11) 99711-3126
Link permanente
Boa tarde, PU é equivalente a ‘Tecido Sintetico’ e a ‘Poliuretano’? se o fabricante usar PU, como destinguir? temos que pedir informações? Não deveria existir outra sigla para distinguir entra as 2?
Link permanente
Olá, Claudia! Tudo bem?
Sim, “PU” pode se referir tanto a “Tecido Sintético” quanto a “Poliuretano”. Quando o fabricante utiliza a sigla “PU”, pode ser necessário pedir informações adicionais para distinguir entre as duas opções.
Se você estiver em dúvida sobre o significado específico de “PU” em um determinado contexto, é recomendável entrar em contato com o fabricante para obter esclarecimentos. Perguntar sobre o tipo exato de material usado pode ser útil para garantir que você obtenha a informação correta.
Em alguns casos, o fabricante pode fornecer detalhes adicionais sobre o material, como “PU Leather” para indicar que se trata de couro sintético de poliuretano.
Espero que esta informação seja útil.
Atenciosamente,
Equipe Essência Móveis de Design
Central de Atendimento: (11) 2189-9333
WhatsApp: (11) 99711-3126
Link permanente
Link permanente
Artigo muito interessante e esclarecedor
Link permanente
Olá, Carlos! Tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo! 🥰
Atenciosamente,
Equipe Essência Móveis de Design
WhatsApp: (11) 99711-3126