Tempo de leitura: 6 minutos
Quem tem quarto pequeno sabe a importância de escolher minuciosamente cada móvel, objeto e cada detalhe da decoração desse ambiente. Por isso, antes de mais nada, se faz necessário um bom planejamento, que contemple móveis sob medida e uma série de coisas fundamentais para ter um quarto pequeno de respeito.
Confira as dicas pensadas especialmente para você, que tem um quarto pequeno, mas não quer que ele seja minimizado por causa do seu tamanho. Um bom planejamento é capaz de deixar o ambiente com a sensação de mais espaço e bem aproveitado.
MARCO ZERO – Móveis planejados
Para começar, quarto pequeno que se preze tem móveis planejados. Sem isso, fica complicado aproveitar os espaços da melhor forma possível. Uma grande vantagem dos móveis sob medida é que você pode mandar fazer do jeitinho que você imaginou, mesmo que seja um pouco mais demorado e mais caro. Partindo desse item, vamos aos próximos.
DICA 1 – Guarda-roupa com porta de espelho
Já estamos todos convencidos de que os espelhos ampliam qualquer ambiente, e com o quarto pequeno não seria diferente. O melhor lugar para ter espelho no quarto é na porta do guarda-roupa, na parte externa. Quem não gosta de ser ver de corpo inteiro antes de sair de casa?
DICA 2 – Mezanino Planejado
Em um quarto pequeno, uma das melhores opções para ganhar espaço em cada cantinho é criar um mezanino ou 2º andar com a cama em cima e escrivaninha ou sofá embaixo. Dessa forma, cria-se 2 ambientes bem aproveitados. Para isso ser possível, lembre-se que o pé direito deve ser alto o suficiente para comportar uma cama em cima.
Se o quarto for de criança ou de adolescente, melhor ainda, porque eles acham o máximo dormir nas alturas e ainda ter espaço para brincar e fazer as tarefas escolares na parte de baixo! Aproveite!
DICA 3 – Gavetas e Nichos para todos os lados
Em quarto pequeno, geralmente falta espaço para guardar sapatos, objetos pessoais, brinquedos e coisas que não se usa mais, mas que não podemos nos desfazer. Para isso existem as gavetas! Use e abuse delas, principalmente embaixo da cama, um local muitas vezes inutilizado em casa.
Os nichos, por usa vez, são ideais para guardar livros, fotos ou brinquedos e usá-los inclusive para compor a decoração do quarto.
DICA 4 – Cama Baú
Outra dica de ouro é a cama baú, onde cabe bastante coisa sem ocupar espaço a mais no quarto. Só não vale acumular coisas que você não vai mais usar, certo? De vez em quando faça uma limpa no baú e ganhe ainda mais espaço. Use o baú para guardar coisas que você não usa com frequência, mas que ao mesmo tempo não pode se desfazer. Cobertores, livros, travesseiros, sapatos da estação passada, lembranças e outras coisas maiores.
DICA 5 – Aproveite cada cantinho
Para prateleiras e escrivaninha todo cantinho é bem-vindo. Na falta de espaço para fazer uma bancada, aproveite qualquer cantinho para planejar um local em que você possa escrever e usar o computador. Vale à pena!
DICA 6 – Madeira para dar aconchego
Não é porque o quarto é pequeno que não pode ser confortável, concorda? Invista em detalhes de madeira para dar mais aconchego ao ambiente. Vários tons de madeira também são permitidos, ao contrário do que muitas vezes pensamos, que tudo deve combinar perfeitamente. O bonito de decorar é descobrir que combinações inusitadas também ficam lindas no final!
DICA 7 – Móveis e Objetos com Rodinhas
Móveis portáteis dão mais leveza ao quarto e possibilitam o seu uso em diferentes locais. Em ambientes pequenos, essa função facilita muito o dia-a-dia. Cadeiras, mesas de cabeceira e até pequenos armários ficam ainda mais práticos com rodinhas.
DICA 8 – Luminárias pendentes ao invés de abajur
Quando o quarto é pequeno, qualquer espaço é muito disputado. Dessa forma, a iluminação também deve se ajustar aos limites oferecidos pelo ambiente. No lugar de 2 abajures, opte por 2 luminárias pendentes, que, além de não ocuparem espaço na mesinha de cabeceira, ainda deixam o quarto um charme só!
Dica 9 – Prefira cores claras
Quase tanto quanto os espelhos, as cores claras dão a sensação de amplitude ao ambiente. Então, opte por cores como branco, bege, rosa claro, enfim, existe uma infinidade de tons com essa proposta para você escolher. Aí, para quebrar o monocromático do ambiente, tenha alguns objetos de decoração de cores mais fortes ou coloridos.
Dica 10 – Espaço para os sapatos
Espaço para sapatos é o calcanhar de aquiles de todo o quarto (aproveitando o trocadilho). Então, qualquer móvel que possa ser planejado para acomodar os sapatos deve ser considerado no projeto de decoração. Principalmente as mulheres, mesmo as que não fazem coleção de sapatos, precisam de um local específico para guardá-los, sem prejudicar outros espaços do quarto. O ideal é que possa acomodar sapatos, botas de cano longo e bolsas. Acredite, você não vai se arrepender de planejar um lugar só para isso!
Dica 11 – TV fixada na parede
Para evitar que você faça um móvel específico para a TV, fixe ela na parede ou em um painel. Assim, ela ocupa menos espaço e ainda deixa o seu quarto mais moderno. Uma tendência atual é a TV acoplada em um painel de espelho. Fica lindo na decoração de quarto pequeno!
Dica 12 – Organização acima de tudo
Em um quarto pequeno, qualquer mínima bagunça ganha uma proporção gigantesca. Por isso, tome cuidado para não encher o quarto de móveis e objetos de decoração. Pelo contrário, procure deixar o ambiente mais clean e funcional possível. Lembre-se de zelar sempre pela boa circulação no local, mesmo que o espaço seja limitado. Dessa forma, o ambiente fica muito mais harmônico e confortável.
Então, o que você achou das nossas dicas para quarto pequeno? Esperamos que tenha gostado e se inspirado. Lembre-se: o seu quarto pequeno pode ser tudo de bom, basta você seguir essas regrinhas e colocar toda a sua personalidade nele.
Até a próxima!
Link permanente