Tempo de leitura: 4 minutos
A Eames House (Casa Eames), foi um projeto iniciado por Charles Eames e Eero Saarinen, para atender um programa, que funcionou de 1945 até 1966, a pedido da revista americana Arts e Architeture, que teve 36 projetos para desenvolver um programa de construção de moradias de baixo custo, para atender a demanda grande de milhões de soldados voltando para o país após a Segunda Guerra Mundial.
Este projeto é uma referencia em uma fabricação modular e de montagem para habitação. Algo simples que pode ser útil de diversas maneiras.
Porém o projeto não foi concluído com a dupla de arquitetos. A esposa de Charles Eames, a Ray Eames, uma grande designer e artista, observou que o projeto poderia ser otimizado com algumas mudanças para ampliar os espaços com base no que usavam em todos os projetos, modernidade, minimalismo, industrialização e uma visão cinematográfica.
O casal que fica próximo a Los Anleges com vista para a Baía de Santa Mônica, num sitio de 5 hectares. O casal Eames viveram na casa 1949 até o fim de suas vidas e hoje a casa é mantida pela Fundação Eames, que em associação com a agência Nebo, a Herman Miller e a Vitra, promoveu uma campanha que visa levantar US$ 450 mil para garantir a manutenção da icônica morada pelos próximos 250 anos.
“Estamos interessados na casa como uma ferramenta essencial para a vida em nosso tempo, a casa como uma solução para a necessidade humana de abrigo que é contemporâneo do ponto de vista estrutural, a casa, principalmente, tirar proveito das melhores técnicas engenharia de nossa civilização altamente industrializado enquanto outras atitudes tem várias possibilidades, essa abordagem parece ser o único que pode defender-se sem prejuízo de a solução moderna, as necessidades de habitação lúcidos e realistas. A história da casa é demasiado óbvio para replanteársela. No entanto, o que estamos tentando dizer é que agora todas as circunstâncias e condições a fim de combater o problema da habitação escala abrangente e global em massa, com mais chances de sucesso do que bom “(Charles Eames). – Wikipedia*
O resultado da cooperação de Eames casamento é composto por dois edifícios adjacentes altura duplos, um utilizado como uma área residencial, eo outro como um estúdio-oficina.
Como eram um casal de arquiteto e artista, tudo para eles tinham o mesmo valor quando se falava em criação, um móvel e um ambiente da casa, tinham o mesmo valor.
Sobre a arquitetura da casa, que foi desenvolvida para moradia mas também havia uma oficinal na qual o casal passava a maior parte do tempo trabalhando. Esta oficina fica no piso terreo, porém é independente do restante da casa, mas tem uma integração que era separa por uma arvore que existe no lugar e não foi retirada para a construção da casa.
Uma casa ampla e sem paredes de concreto, todos os ambientes integrados e os quartos e banheiros ficavam num mezanino que se integrava com a sala abaixo onde fica a biblioteca e ligados ao restante da casa, como a cozinha, por exemplo, por varandas e escadas. As janelas e portas são de alumínio industrial e aço usado no telhado e terraço.
Por ser uma casa pré fabricada e utilizou estruturas de aço e outros materiais como vidro, amianto e painéis de cimento, seguindo uma sistema modular, sua “construção” foi num curto tempo de apenas 90 horas.
Ray Eames ficou inteiramente responsável pela parte de cores e esculturas para a decoração da casa, como era uma artista, sempre presou pelo colorido de todos os projetos do casal. Por isso são uma dupla que marcou a revolução do design, principalmente de móveis.
O casal perfeito, Casal Eames.
Link permanente
EDER TUDO BEM, AMEI A CASA QUE BOM GOSTO.ABRAÇO LÚ,