50 tons de cinza na decoração

Tempo de leitura: 5 minutos

Muito usado hoje na decoração e famoso por sua versatilidade, o cinza nem sempre foi “queridinho” assim.

Há bastante tempo a cor cinza tem sido relacionada com o tédio, depressão, tristeza e monotonia. Os fatos abaixo são alguns exemplos disso:

  • Nos Estados Unidos, as regiões onde o índice de desemprego é mais alto, são chamadas de “áreas cinzentas” (grey areas);
  • O Carnaval termina na quarta-feira de cinzas;
  • “Dias cinzentos”  também é uma expressão muito usada para se referir aos dias sem sol, que geralmente causam uma sensação de tédio ou tristeza;
  • O termo “zona cinzenta” também é utilizado no sentido jurídico. Significa um campo difuso entre o que é permitido e o que é proibido. Isso explica o porquê do tom também ser considerado “vago”;
  • As “cinzas” simbolizam vestígios de destruição. Portanto, alguns consideram o cinza também como a cor do esquecimento e do passado.
  • As freiras e frades fazem três votos: o de pobreza, obediência e castidade. Eles usam roupas cinzentas desde o tempo em que as lãs não eram tingidas;
  • No dia 11 de setembro de 2002, a página de abertura do Yahoo mudou as cores da home para preto e tons de cinza em sinal de luto no aniversário de um ano dos atentados terroristas nos EUA;

Há quem diga que o excesso de uso dessa cor, além do tédio, depressão e tristeza, uma tendência à solidão e ao isolamento.

O cinza na arte

Inclusive na arte, a cor era utilizada para representar momentos obscuros, de vazio interior, angústia e sobriedade. O famoso pintor Pablo Picasso, por exemplo, produziu obras assim:

  • ‘O Velho Guitarrista’, produzida em 1903;
  • ‘Guernica’, produzida em 1937;

A primeira obra mostra um velho mendigo tocando uma guitarra na esperança de atrair a caridade das pessoas que passam pela rua. 

'O velho guitarrista', de Pablo Picasso
‘O velho guitarrista’, de Pablo Picasso

A segunda, é sobre uma cidadezinha do norte da Espanha (Guernica) que foi bombardeada durante a guerra civil. Como resultado, o quadro retrata as vítimas do assassinato em massa.

‘Guernica’, de Pablo Picasso

O significado da cor

Contudo, tenho uma ótima notícia: o cinza não tem nada de sem graça e tedioso. Se abrir mão desse preconceito, vai ver como ele é  versátil, elegante e pode proporcionar decorações encantadoras para qualquer cômodo da sua casa. Sim, qualquer cômodo! Essa cor neutra e sofisticada não precisa ser usado apenas na sala ou nos quartos, mas também no banheiro, na cozinha e até mesmo na lavanderia.

Lavanderia decorada em tons de cinza
Lavanderia decorada em tons de cinza

Como tudo na vida apresenta mais de uma versão, essa cor também pode estar ligado à compostura, solidez e maturidade. Isso faz total sentido quando pensamos nos cabelos grisalhos, não é mesmo?

Na psicologia das cores, diferente dos outros tons, o cinza não tem um significado que desperte sensações ou emoções nas pessoas. O seu significado é neutralidade, imparcialidade. Portanto, se quiser criar um ambiente com a cor cinza, mas que também transmita vida e emoção, é necessário combiná-la com outros tons.

Sala de TV decorada em tons de cinza e azul
Sala de TV decorada em tons de cinza e azul
Cinza + Madeira + Rosê: combinação perfeita!
Cinza + Madeira + Rosê: combinação perfeita!
Ambientes integrados com o uso do cinza, verde claro e madeira.
Ambientes integrados com o uso do cinza, verde claro e madeira.

Mas isso não quer dizer que é errado ou feio ficar somente com os tons de cinza, ok? Até porque, hoje ele já não é mais menosprezado como antes. Pelo contrário, tem sido muito utilizado, tanto no interior quanto no exterior das casas, justamente por ser neutro e dar certo com qualquer outra cor, o que traz uma grande possibilidade de combinações.

Sala de estar decorada em tons de cinza e branco
Sala de estar decorada em tons de cinza e branco

Acima de tudo, prevalece sempre o seu gosto 🙂

Onde usar o cinza?

Para quem fica inseguro e com medo de errar na hora de pintar ou decorar seu cantinho, o cinza tem sido um grande aliado.

A maior vantagem é que, como eu disse ali em cima, ele combina com tudo. Além disso, com suas dezenas de tons diferentes, é possível intercalar entre o cinza claro, médio e escuro. Em outras palavras: usando a criatividade, o resultado pode ser uma decoração incrível.

Quarto decorado em diferentes tons de cinza
Quarto decorado em diferentes tons de cinza

A cor pode ser colocada no sofá, em poltronas, nas paredes, em tapetes ou almofadas, em armários e outros móveis, e até mesmo no chão.

Para um ambiente mais vivo e alegre, o cinza pode ser utilizado como base, tendo uma outra cor de destaque. Por exemplo: o sofá em um cinza claro, com um tapete ou outro móvel também em cinza (podendo variar a tonalidade) e uma parede na cor destaque, bem como almofadas, mantas, quadros, etc. Assim como as paredes podem ser cinzas e a cor de destaque ficar somente em algum móvel e objetos decorativos.

Sala com decoração em cinza e rosê
Sala com decoração em cinza e rosê
Quarto decorado em tons de cinza com objetos decorativos em laranja
Quarto decorado em tons de cinza com objetos decorativos em laranja

Se preferir utilizar um tom mais escuro, voltado para o chumbo, a composição com tons pastéis como rosa, azul, verde, pode ficar incrível.

Agora, se você quer realmente fugir das cores mais vivas e ficar no neutro, uma dica é utilizar madeira. A combinação do cinza com madeira é linda e elegante. A madeira pode vir no piso, como laminados e vinílicos, nos pés de sofás e poltronas, em buffets e aparadores, mesas laterais ou de centro, etc.

Sala em tons de cinza e madeira
Sala em tons de cinza e madeira

Os estilos de decoração que mais fazem uso dessa cor, são: industrial, campestre e minimalista.

Todos os tons

O cinza está entre o preto e o branco, podendo ser mais próximo de um, ora mais próximo de outro.

No entanto, agora vou te contar um segredo: não existem 50 tons de cinza. Até hoje, são 65 nuances catalogadas. Entre eles, os mais encontrados no mercado, são:

  • cinza asfalto
  • cinza azulado
  • chumbo
  • sépia

Gostou das dicas? Continue por aqui! 😉

Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *