Tempo de leitura: 7 minutos
Decoração para ambientes pequenos tem sido um tema bastante procurado atualmente. Afinal, mobiliar e decorar um ambiente pequeno, aproveitando todos os espaços, e deixá-lo confortável e funcional pode parecer um desafio.
É possível decorar ambientes pequenos de uma forma eficiente?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é porque um espaço é pequeno que não é possível ou necessário decorar. A decoração, além de trazer mais vida e personalidade ao ambiente, ajuda a deixar o espaço mais funcional. Ou seja, decorar ambientes pequenos não só é possível como pode te ajudar muito a organizar suas coisas de maneira mais inteligente.
A primeira dica para que você tenha sucesso na mobília e decoração de um espaço menor, é não usar objetos em excesso e que atrapalhem a circulação. Se esse objeto ou móvel não for necessário e ainda atrapalhar a passagem, é melhor não utilizar. Para ambientes pequenos, a
frase “menos é mais” se encaixa perfeitamente.
Outra coisa importante é se atentar ao tamanho dos móveis. Antes de comprá-los, meça o espaço, faça simulações e tenha certeza de que cabem no ambiente e não ficam exagerados.
Falando em simulações, sugiro que não economize seu tempo e criatividade nessa hora. Explore todas as possibilidades para a localização dos móveis e objetos decorativos. Fuja um pouco do “padrão” e veja o que pode te atender melhor.
Móveis planejados
Se seu espaço é pequeno, é válido você optar por móveis planejados, principalmente a cozinha e o guarda-roupa.
Quando o assunto é armário, não tem coisa melhor do que poder distribuir as prateleiras e gavetas do jeito que queremos, não é verdade? Isso pode ajudar muito na organização. Além disso, os planejados são feitos na medida em que você precisa, por isso não ficam muito pequenos e nem muito grandes para o espaço.
Se, devido ao tamanho do quarto, o guarda-roupa precisar ser mais estreito, o planejado vai te ajudar não só com a distribuição das prateleiras e gavetas, mas também com o fato de que pode ser mais alto, indo até o teto. Assim, na parte mais alta você pode guardar coisas que utiliza com menor frequência e liberar espaço embaixo para roupas.
Eletrodomésticos para ambientes pequenos
Procure utilizar uma geladeira menor, de acordo com o espaço que tem. Com isto, além de poupar espaço, ainda economiza energia. Até porque, numa casa ou apartamento pequeno, geralmente mora pouca gente, então não há necessidade de uma geladeira muito grande.
Isso também é válido para os fornos e fogões. Ou seja, no caso da cozinha planejada, prefira mais gavetas ou espaço no armário do que um forno embutido muito grande que pode nem ter utilidade. (É claro que isso não se aplica para quem cozinha bastante e precisa ou gosta de um forno maior).
Cada pessoa tem suas necessidades específicas e isso precisa ser avaliado e
respeitado.
Sala de Jantar
Antes de comprar sua mesa, avalie bem a proporção do seu espaço. Veja qual formato se encaixará melhor (retangular, oval ou redonda). Isso é importante para que o espaço seja bem aproveitado, principalmente em ambientes pequenos.
Depois, tire medidas e veja qual a medida máxima o espaço comporta. Não se esqueça que é necessário um espaço razoável para entrada e saída das cadeiras, de forma que fique confortável para quem se sentar.
Outra dica é utilizar cadeiras sem braço, mais estreitas e que não fiquem apertadas à mesa. Lembre-se que de pouco adianta a beleza se ela não vier
acompanhada da funcionalidade.
Sala de Estar
Quando falamos em sala de estar, a primeira coisa que vem à cabeça é o sofá, certo? Como são bons os sofás retráteis que nos permitem deitar e relaxar o corpo enquanto assistimos TV.
Só não se esqueça de verificar todas as medidas do sofá para que não seja surpreendido ao recebê-lo. Se ele for retrátil, verifique as medidas dele aberto e fechado, e certifique-se de que, quando ele estiver aberto, ainda sobre um espaço razoável de circulação.
Se o espaço for muito pequeno, talvez valha à pena optar pelo sofá fixo e deixar para assistir TV no quarto quando estiver a fim de relaxar mais. Aqui na Essência você encontra diversos modelos de sofá, fixos e retráteis.
Banheiro
É claro que também devemos pensar em como otimizar o espaço do banheiro em ambientes pequenos.
O tipo de Box, por exemplo, é algo a ser pensado, pois existem diversos tipos e modelos. Opte sempre pelas portas de correr, que poupam bastante espaço, e depois veja se o reto (inteiro) ou o Box em ângulo. Isso vai depender muito das medidas do espaço.
Atualmente, as pias de banheiro tradicionais quase não são utilizadas, pois têm sido substituídas pelas pias esculpidas, de granito, mármore ou porcelanato. Ao fazer a sua, não exagere na medida.
Quarto
No quarto, é ideal começar pela localização da cama, e como eu falei lá em cima, explore todas as possibilidades. Ou seja, imagine sua cama em todas as paredes possíveis e veja em qual delas o espaço será mais aproveitado e ficará mais confortável para os dois (se o quarto for de casal).
Para facilitar, você pode fazer marcações com fita crepe. A dica sobre não exagerar no tamanho, com certeza também é aplicável à cama. Se o quarto é muito pequeno, opte pelo tamanho comum ou, no máximo, uma Queen size. Veja qual tamanho fica legal, sem tirar o espaço de outras coisas.
Em ambientes pequenos, é legal (e necessário) aproveitarmos todos os espaços para “guardar coisas”. Por isso, uma opção muito interessante para quarto pequeno, é utilizar o box baú.
Dentro dele você pode guardar roupa de cama e banho e roupas que não usa sempre.
Sobre o guarda roupa, como já falei, é ótimo se puder fazê-lo planejado. E não se esqueça de escolher portas de correr.
Melhores cores para Ambientes Pequenos
As cores também se tornam uma dúvida muito comum na hora de decorar um ambiente pequeno. É fácil: escolha as cores claras, pois elas são mais leves e ainda trazem sensação de amplitude ao ambiente.
Para a maioria das paredes, fique com o branco, off White, bege ou
cinza clarinhos. Em uma parede da sala ou do quarto, por exemplo, você pode partir para um tom pastel, que vai trazer uma graça, mas sem tirar a leveza ou escurecer o local.
Deixe as cores mais fortes para pequenos objetos decorativos, como almofadas, vasos, quadros, cabideiros, etc. Escolha uma paleta que goste e a distribua de forma harmônica por esses objetos. Além de não pesar, você pode renovar essas cores com mais facilidade quando enjoar.
Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando e não esqueça de dar uma passadinha no site!
Conheça a Essência Móveis
A Essência Móveis é uma loja de alta decoração. Além de oferecer móveis com um preço justo, também dá dicas de decoração. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.
acesse nosso site e conheça nossos produtos. Além disso, se gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos assim. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.