Apartamento Pequeno: aprenda a decorar com espelhos e outros itens

Tempo de leitura: 3 minutos

As moradias construídas nos últimos tempos vêm tendo seu espaço reduzido cada vez mais. O motivo? A demanda de pessoas e casas reunidas nas metrópoles! Isso torna essa diminuição da casa ou apartamento necessária e inevitável.

Mesmo com menos espaço os moradores procuram formas de embelezar o ambiente e tornar suas casas aconchegantes e sofisticadas. O legal é fazer isso gastando pouco e investindo em elementos que não prejudiquem a decoração.

Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas para que o espaço do seu apartamento seja aproveitado da melhor forma, mantendo-o bonito e otimizando o ambiente. Confira!

Aproveite todos os espaços do apartamento

Se engana quem pensa que espaços pequenos não podem ser aproveitados! Claro que, diferente de um cômodo amplo, os apartamentos pequenos exigem um planejamento maior. Isso é para que a decoração não afete os espaços e acabe atrapalhando.

Para isso, certas partes da casa podem ser previamente projetadas, considerando tanto a usabilidade dos móveis quanto os acessórios que trazem beleza ao local. De modo geral, os pontos a serem considerados são:

Para cozinhas pequenas, utilize móveis planejados 

A cozinha é um dos ambientes mais importantes em todas as casas. Para os apartamentos menores, a melhor opção de mobília para a cozinha é a planejada!

Móveis que ocupam muito espaço podem não ser tão viáveis. O mais interessante são eletrodomésticos e objetos decorativos projetados exclusivamente para que aproveitem todo o espaço de forma funcional.

Cozinha planejada, aproveitando o espaço.
Cozinha planejada, aproveitando o espaço.

Aprenda a organizar a sala e aproveitar o espaço

Para a sala é muito importante que os móveis sejam escolhidos de acordo com as proporções dos cômodos. Um piso de madeira, por exemplo, dá um toque sofisticado à sala.

Hoje em dia vemos estilos de deck de madeira feitos para a sala, que se bem projetados, dão um ar extremamente agradável ao ambiente. Fora isso, utilizar puffs e baús, além ótimos para a decoração, auxiliam na organização.

Aposte nas cores claras e espelhos

Bom, chegamos nos espelhos! Caso tenha escutado falar que espelhos aumentam a sensação de amplitude e ainda tem alguma dúvida sobre a veracidade dessa informação, saiba que isso é um fato comprovado.

Tanto que, para evidenciar isso, lembre-se da última vez que esteve dentro do provador em uma loja de roupas. Reparou como ele é cercado de espelhos, e mesmo que seja pequeno, não parece um espaço grande?

Claro que, a utilidade neste caso é para que você possa ter uma visão geral da roupa em seu corpo. A questão é que essa dimensão de espaço é aplicada para as casas pequenas que integram o espelho ao restante da sua decoração.

Colocá-los nas paredes, ao redor da mesa de jantar, por exemplo, ou um grande espelho próximo ao seu box para banheiro, além de úteis para o cotidiano transmitem um ar meio: “esse é um bom espaço, bem clean”.

Além dos espelhos, as cores claras nas paredes parecem duplicar o espaço do apartamento, sendo um recurso excelente.

Apartamento  Pequeno com cores claras e espelho
Apartamento Pequeno com cores claras e espelho

Transforme seu apartamento

Como vimos ao longo deste conteúdo, decorar ambientes pequenos pode parecer difícil, porém, com os itens certos e sem exagerar na quantidade, é possível melhorar o ambiente sem ocupar muito espaço!

Para isso, algumas peças podem ser usadas, como: porta-retratos, puffs, almofadas, mesas de canto, tapetes e plantas. Todos esses itens podem ser estrategicamente colocadas para dar um visual diferente ao apartamento, e posteriormente podem ser facilmente colocados em outro lugar. 

Mas agora que chegamos até aqui, o que achou das dicas? Seguindo esses passos, é possível deixar seu apartamento bonito mesmo que não tenha muito espaço, tudo sem precisar de uma grande reforma.

O ambiente pode ser otimizado e manter a boa aparência de uma casa bem cuidada e decorada para receber suas visitas sem nenhuma preocupação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Soluções Industriais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *