Canto de leitura: o que é e como montar

Tempo de leitura: 9 minutos

Rate this post

O que é um canto de leitura?

O canto de leitura é um espaço pessoal para você poder relaxar e se distrair ao ler um livro. Além de contribuir para o seu entretenimento, ele também oferece um ponto positivo para a decoração da sua casa, se tornando um lugar único e muito acolhedor.

Pensando na necessidade que todo amante de leitura tem de montar um espaço só para ele, separamos especialmente este artigo. Aqui você verá as melhores dicas de como montar um canto de leitura perfeito para diferentes gostos e idades. O seu espaço pessoal poderá ser construído no quarto, no corredor, na varanda, ou até em ambientes integrados.

Então continue lendo para ficar por dentro dos melhores macetes em relação a iluminação, local, uso de diferentes móveis e encostos para decorar o seu canto de leitura!

Como montar um canto de leitura

Você sabe quais os itens indispensáveis para se ter no seu canto de leitura? Veja a seguir as principais dicas de decoração para construir um espaço calmo e confortável para passar horas fazendo as coisas que você mais gosta!

Procure um lugar bem iluminado

Todo mundo sabe que investir em um espaço com iluminação natural é ideal para passar o tempo fazendo quaisquer atividades e para ler um livro não é diferente. Dê preferência para montar o seu canto de leitura na varanda do apartamento ou em um lugar com uma janela ampla. Assim você mantém uma ótima iluminação, além de ser econômico ao aproveitar a luz solar ao máximo.

Para que você possa ler em tempos nublados ou até de noite, use luminárias e arandelas. Além de dar um salto na sua decoração, também se mostram eficientes para a leitura noturna.

Dê preferência para um lugar tranquilo

O canto de leitura é um lugar onde podemos apreciar a nossa própria companhia. Ali nos concentramos no universo fictício do livro e nos dedicamos à história com a nossa imaginação. Para que esse espaço nos ofereça calma, a escolha do local se mostra de extrema importância.

A principal dica para tornar o seu canto de leitura tranquilo é preferir construir o espaço longe do barulho e da agitação da casa. Se você mora sozinho, não vai precisar se preocupar com distrações como esta, mas se a sua casa é habitada por outras pessoas, escolher montar o seu espaço para ler no próprio quarto ou em locais silenciosos, sem televisão ou aparelhos de som, é uma ótima dica.

Use almofadas e futons

Uma opção mais barata e cômoda para montar um canto de leitura aconchegante é apostar no uso de almofadas e futons. Em um espaço livre do quarto, por exemplo, você pode separar alguns nichos ou prateleiras com livros e distribuir os puffs da forma que mais te convir. Assim, seu canto ficará com estilo mais pessoal e de puro conforto.

Para deixar com uma aparência descontraída, você também pode investir no uso de tapetes macios. As almofadas coloridas, além do toque especial na decoração do espaço, oferecem mais conforto até para fazer o apoio do livro que você for ler.

Adicione algum aromatizador ao canto da leitura

O uso de aromatizadores no canto de leitura se mostra bastante benéfico para relaxar e fazer com que você aprecie o livro com mais apreço. Alguns difusores ou até as plantas que oferecem uma fragrância mais acentuada contribuem com a naturalidade e decoração do seu espaço.

Existem diversas essências disponíveis no mercado, e as opções como o aroma de lavanda ou nardo se mostram muito eficazes para manter o ambiente perfumado com uma fragrância calmante. Para quem gosta de cheiros cítricos, o uso de essências de laranja ou até o limão é ideal e também contribui para revitalizar as energias. Enfim, a fragrância deve ser escolhida conforme a sua preferência. Confira também os 10 melhores difusores de aromas de 2022 e escolha a opção ideal para o seu cantinho de leitura.

Invista em uma poltrona confortável

Montar um canto de leitura com uma poltrona confortável faz toda a diferença para quem gosta de ler deitado. A escolha da cadeira deve ser feita com base na qualidade do estofado e da espuma. Por exemplo: tecidos mais resistentes e a prova de água irão durar mais.

Além das especificações da fabricação, você deve optar por poltronas reclináveis que de preferência tenham um apoio para os pés, pois assim garantem mais formas e posições para que você possa ler os livros com máximo conforto. Apostar em cores neutras e almofadas destacadas também é essencial para decorar o seu ambiente. Não deixe de conferir as 10 melhores poltronas para leitura de 2022!

Na imagem, Poltrona e Puff Charles Eames da Essência Móveis

Compre uma mesa de apoio

Por último e não menos importante, implementar uma mesa pequena no seu canto de leitura costuma ser muito funcional. Você pode utilizar este móvel como um apoio para os seus livros e para outros objetos pessoais, como o celular. Além disso, este apoio pode descansar um copo ou até uma xícara para a pausa de suas leituras.

Uma mesinha próxima a sua poltrona ou puff é muito versátil e pode contribuir ainda mais com a decoração do seu ambiente. Você ainda pode separar um pano de mesa da sua preferência para dar um toque rústico ao seu cantinho.

Locais para adicionar o canto da leitura

Agora que você já viu as dicas de decoração essenciais para montar um canto de leitura perfeito, leia ainda sobre algumas informações adicionais quanto à montagem desse ambiente em diferentes cômodos como a sala, quarto, varanda e espaço separado para crianças.

Na sala

A sala costuma ser o ambiente mais amplo de uma casa, portanto separar uma parede para montar um canto de leitura não é um desafio que requer muitos esforços. Uma cadeira confortável e uma mesinha de apoio, juntamente com uma luminária simples são suficientes para te manter distraído com o livro.

Lembrando que, para que seja garantido o seu momento de tranquilidade e silêncio ao realizar a sua tão desejada leitura, é recomendável que a escolha deste espaço seja feita somente para pessoas que morem sozinhas, para que o barulho da televisão ou conversas presentes na sala de estar não acabe atrapalhando a sua concentração.

No quarto

O quarto, por mais que seja um cômodo menor, é ideal para oferecer o conforto de um ambiente privado e possibilitar que o seu canto de leitura seja construído inteiramente de acordo com as suas preferências.

O legal de montar um espaço para os seus livros no próprio quarto é que você pode aproveitar alguns móveis como a cadeira e a estante do cômodo para criar o cantinho para outras finalidades. Se você busca um ambiente totalmente integrado e versátil, esta é a opção perfeita para as suas preferências.

Na varanda

Muitas pessoas têm dificuldade de mobiliar uma varanda por não ter a certeza de qual finalidade implementar para este cômodo. Se você não costuma fazer festas ou até churrascos neste ambiente, por mais que seja pequeno, este espaço tem um grande potencial de se tornar um canto de leitura muito eficiente e tranquilo.

A principal dica é que a varanda seja fechada com vidros transparentes, pois assim você evita que a sua estante e a poltrona acabem molhando com a chuva. Este cômodo oferece maior iluminação natural comparado aos outros ambientes, então a sua leitura se torna muito mais confortável e prazerosa. Você ainda pode investir em arandelas para implementar a decoração e possibilitar ler de noite.

No quarto das crianças

Assim como comentamos no início deste artigo, o canto de leitura pode ser usado por pessoas de qualquer idade. Para montar este espaço em um quarto infantil, contudo, requer uma atenção especial para harmonizar a decoração e fazer com que esse cantinho seja visto pela criança como um lugar confortável, e auxilie na sua educação e seu gosto pelos livros.

Para decorar o seu quarto de forma agradável, você pode investir em estantes baixas, implementar um sofá ou puffs coloridos e confortáveis, além de colocar alguns bichinhos de pelúcia preferidos do seu filho espalhados em nichos. O importante é que a criança se sinta feliz com o ambiente e que queira passar o seu tempo aproveitando a leitura.

Monte seu canto da leitura e leia tranquilamente!

Chegamos ao final deste artigo e com a leitura da matéria, você viu as melhores dicas de como montar um canto de leitura ideal para os seus gostos e necessidades. Falamos sobre a escolha de móveis que tornam este espaço mais harmônico e confortável, bem como macetes de como implementar este espaço em diferentes cômodos da casa.

Apresentamos algumas ideias como procurar dar preferência a locais mais iluminados, com menos barulho e calmo, usar almofadas para conforto e até aromatizadores, investir em poltronas reclináveis e até escolher usar mesinhas de apoio.

Concluindo, existem diferentes formas de tornar o seu canto de leitura único e decorado conforme as suas preferências. Então não perca mais tempo e faça uso das nossas dicas para montar o seu espaço pessoal e leia tranquilamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.