Decoração inspirada na Era Vitoriana

Tempo de leitura: 6 minutos

Na hora de decorar um ambiente temos duas possibilidades: chuva de ideias ou ideia nenhuma. Sabemos que decorar um ambiente não é nada fácil e existem diversos estilos para aplicar em uma decoração. Desta maneira, nós separamos um estilo de decoração para detalhar: a decoração inspirada na Era Vitoriana.

A Era Vitoriana marca um período importante na história do Reino Unido: o reinado da rainha Vitória, de de junho de 1837 até sua morte em janeiro de 1901. A decoração inspirada na era vitoriana possui características como móveis e paredes bem ornamentados, elementos vintage, móveis pesados e de madeira escura.

Fonte: MMartan

Acabamentos de capitonê nos estofados, paredes com tons marcantes, como verde, azul, marrom ou papéis de parede estampados também são características da decoração vitoriana. Além disso, a cor dourada também se faz presente na decoração, marcando detalhes do mobiliário ou paredes.

Pensando nisso, nós vamos detalhar melhor a decoração inspirada na era vitoriana para você conhecê-la melhor e se inspirar na decoração do seu espaço. Se você gosta de um estilo clássico e ao mesmo tempo contemporâneo de decoração, esse artigo é para você!

Como é a decoração inspirada na Era Vitoriana

Se você já assistiu a série Bridgerton, você provavelmente já se encantou com a decoração das casas mostradas na série. A série se passa na Era Vitoriana e não só os costumes e estilos de roupas, como também as decorações são marcas registradas da época do reinado da rainha Vitória.

Já se pegou sonhando com as casas vitorianas? Fique tranquilo, você também pode viver em um ambiente com todos esses detalhes encantadores! Nós vamos trazer as características da decoração inspirada na Era Vitoriana de forma detalhada e também mostrar algumas inspirações de decoração.

Badminton House
Fonte: Malas pra que te quero

Paredes ornamentadas

As paredes ornamentadas marcam a decoração inspirada na Era Vitoriana. Nesse sentido, as paredes recebem diversos ornamentos, por exemplo, quadros, espelhos, estantes e outros.

Além disso, a decoração da parede também faz parte da ornamentação. Um exemplo disso é a mistura de texturas na parede, como uma parte de madeira e a outra papel de parede.

Estilo vitoriano: como criar uma decoração inspirada na monarquia inglesa -  Casa Vogue | Ambientes
Fonte: Casa Vogue – Globo.com

Móveis ornamentados, pesados e de madeira escura

Móveis ornamentados também são detalhes presentes na decoração Vitoriana. Dessa maneira, os móveis recebem diferentes ornamentos, possuindo diferentes detalhes e texturas e recebendo objetos que são ornamentados aos móveis.

Além disso, na decoração Vitoriana, os móveis são de madeira escura e muito pesados. No entanto, é claro que você pode optar por móveis mais claros em uma decoração mais “clean”.

Apenas Leite e Pimenta: Decoração Vitoriana
Fonte: Apenas Leite e Pimenta

Manifestação do luxo e poder

Na Era Vitoriana, a manifestação do luxo e poder era uma característica marcante da época, tanto nos costumes, vestimentas e decoração. Nesse sentido, na decoração, a manifestação do luxo e poder se dá pela composição dos elementos que se faz com a utilização excessiva de móveis e objetos.

Detalhes

Os detalhes estão presentes nos elementos da decoração e são muito requisitados na decoração vitoriana. Sendo assim, as bordas em volta de janelas e portas não podem faltar, assim como lustres luxuosos. Outro detalhe marcante da decoração vitoriana é a presença de textura nos objetos, móveis e paredes, enfatizando a ideia de riqueza.

Apenas Leite e Pimenta: Decoração Vitoriana
Fonte: Apenas Leite e Pimenta

Cores

As cores mais utilizadas na decoração vitoriana são os tons de cobre, vermelho, azul, verde, marrom e dourado. Essas cores, principalmente o dourado, possuem conotações de luxo, riqueza e poder, remetendo à nobreza.

Fonte: Decoração Top

Inspirações de casas com decoração inspirada na Era Vitoriana

Trazer esse estilo de decoração antigo para a atualidade pode ser uma tarefa difícil, mas com certeza garante lindos resultados. Sendo assim, você pode investir num estilo vitoriano clássico, sem fugir das suas características marcantes, ou pode trazer esse estilo para a sua decoração de uma maneira mais moderna.

Assim, você aproveita algumas características para trazer os detalhes clássicos e nobres para o ambiente. Vamos lá conhecer algumas decorações inspiradas na Era Vitoriana?

Na imagem a seguir temos uma sala com decoração inspirada na Era Vitoriana. Neste caso, temos a utilização da cor branca, tornando a decoração mais “clean”. A presença de móveis de madeira escuro, ornamentos na parede e lustres dourados característicos da decoração vitoriana se fazem presentes nesta decoração.

Decoração inspirada na era vitoriana para você conhecê-la e se inspirar na hora de decorar seu espaço. Se você gosta de um estilo clássico e ao mesmo tempo contemporâneo de decoração, esse artigo é para você!
Fonte: Artezanal – Na imagem, Poltrona Egg e Couch Barcelona

Já na próxima imagem temos uma sala de jantar decorada no estilo vitoriano, só que com detalhes mais modernos, como os quadros, abajur e a mesa. Contudo, podemos identificar outras características de decoração vitoriana, como os lustres, paredes e móveis ornamentados.

Fonte: Decor Salteado

Quartos também podem receber uma decoração vitoriana, como podemos ver a seguir. Nesta decoração as cores claras foram as escolhidas da vez e podemos ver detalhes da decoração vitoriana presentes. Esses detalhes são as paredes ornamentadas, cabeceira da cama e moldura do espelho ornamentados e as janelas bem características da época.

Fonte: Total Construção

Pode parecer que não, mas o banheiro da imagem a seguir também tem uma decoração inspirada na Era Vitoriana. A banheira utilizada é um modelo clássico da Era Vitoriana e o uso do lustre e da estante na parede também são características da decoração da época. Lindo não é?

Fonte: Banheira SPA

Agora que você conhece melhor a decoração Vitoriana e pôde ver algumas inspirações, está esperando o que pra criar suas ideias de decoração e ter uma casa saída dos livros clássicos? Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre decoração inspirada na era vitoriana, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *