Dicas para montar a sala de estar perfeita

Tempo de leitura: 8 minutos

A montagem de uma sala de estar pede atenção e cuidado, já que é nela o local onde os moradores passam grande parte do seu tempo.

Portanto, o cômodo deve ser um dos locais mais confortáveis e aconchegantes da casa, proporcionando um ambiente de lazer e descanso.

Em primeiro lugar, para realizar a decoração mais adequada à sala de estar, é importante conhecer alguns dos principais elementos envolvidos no processo. Eles vão desde uma pequena reforma para aperfeiçoar o local até a escolha de pequenos itens que dão um toque especial ao cômodo.

Sala de Estar Decorada
Sala de Estar Decorada

Independentemente do tamanho da sua sala, é possível proporcionar um ambiente bastante bonito e elegante. Para isso, é necessário escolher os melhores objetos para compor a sua estrutura.

Além disso, você pode montar a sala de estar de acordo com tendências de moda, o que tornará a decoração da casa moderna e “antenada”.

Há também quem opte por um estilo mais clássico, ou mesmo industrial, de modo que a escolha influenciará diretamente na decoração da sua residência.

A seguir, abordaremos diferentes pontos que compõem a decoração de uma sala de estar. Algumas inspirações para quem deseja montar a sala de estar perfeita.

Reformas e adaptações

Se você deseja ampliar o seu cômodo, ou mesmo modificar as esquadrias do local, pode optar pela realização de uma pequena reforma.

Apesar de parecer um processo complicado, ele pode ser feito rapidamente e proporciona um resultado bastante satisfatório.

Para isso, é possível consultar algumas demolidoras em sp zona sul. Elas podem indicar o melhor processo para a derrubada de uma parede, por exemplo.

Nesse caso, é possível optar por aumentar o tamanho da sala ou investir na aplicação de portas de vidro que levam diretamente ao quintal ou outras áreas de lazer da casa.

Depois dos ajustes necessários, a próxima etapa do processo envolve a escolha da decoração das superfícies.

Paredes e pisos

A decoração de uma sala de estar passa, necessariamente, pela pintura das paredes e escolha de um piso adequado.

As paredes devem ser as primeiras a receber atenção. Elas podem receber tintas, revestimentos ou mesmo texturas, tornando-se muito mais elegantes.

Para deixar o ambiente com aspecto mais amplo, são sugeridas cores mais claras, como o branco, bege ou creme. Esses tons são capazes de ornamentar com praticamente qualquer tipo de móvel, além de deixar o ambiente mais claro e leve.

Sala de Estar com cores claras e Revestimento 3D
Sala de Estar com cores claras e Revestimento 3D
Sala de Estar rústica com Revestimento de pedras
Sala de Estar rústica com Revestimento de pedras

Mas, se a ideia for criar um ambiente com design mais arrojado, é possível investir em tons mais fortes. Pesquise sobre o assunto para usar cores que harmonizem entre si.

Outra opção que está em alta na decoração é a pintura de apenas uma parede em tom escuro, destacando-a de maneira interessante.

Em relação ao piso da sala de estar, é possível optar por diferentes estilos:

  • Piso de madeira;
  • Piso vinílico;
  • Piso porcelanato;
  • Piso cerâmico, etc.

Caso o piso da sua sala seja de madeira e esteja precisando de uma revitalização, é possível contratar os serviços de uma empresa especializada no segmento, que realiza a aplicação de Sinteco no material, deixando-o com a aparência mais bonita, além de proteger a superfície.

O piso industrial preço, também chamado de piso de concreto, pode ser escolhido para criar um ambiente mais descolado, já que ele proporciona um toque mais urbano.

O porcelanato confere ao local um brilho extra, sendo uma das opções mais comuns em salas de estar.

O piso cerâmico possui vários tipos de modelos, trazendo diversas possibilidades. A sua cobertura pode ser brilhante ou mais opaca, o que atende aos mais diferentes gostos.

Depois de concluída a decoração das superfícies, a próxima etapa é a escolha dos móveis e dos itens decorativos.

Sala de Estar com piso de madeira
Sala de Estar com piso de madeira

Móveis e objetos decorativos para sala de estar

A escolha da mobília é um dos momentos preferidos dentro do processo de montagem de uma sala de estar mais confortável.

Nessa etapa, é possível mesclar móveis aconchegantes e elegantes, personalizando o ambiente e tornando-o acolhedor.

Certamente, o item principal da sala de estar é o sofá. Ele deve ser escolhido levando em consideração sua estrutura, principalmente no que se refere a conforto, tamanho, cores e materiais.

Para complementar, pode-se utilizar poltronas, puffs e cadeiras decorativas diferenciadas.

Além disso, há os móveis auxiliares, como mesinhas de centro, aparadores, estantes e prateleiras, que complementam a decoração.

Sala de Estar decorada
Sala de Estar decorada

O material dos móveis pode ser escolhido de acordo com o estilo de decoração da sala ou da casa em geral.

Os mais comuns geralmente são feitos de madeira, alvenaria ou mesmo de ferro com montagem industrial, que podem utilizar cores fortes para compor uma aparência mais moderna.

Grande parte dos itens de decoração são dispostos nos móveis auxiliares, tais como porta-retratos, vasos e livros.

Para complementar o visual das paredes, é possível utilizar quadros, adesivos e esculturas.

As cortinas também fazem parte da decoração de uma sala de estar. Elas podem ser escolhidas em diferentes tipos de tecidos, em tons claros ou escuros.

Um dos benefícios do uso de cortinas é que, no período diurno, elas podem permanecer abertas, aumentando a entrada de luz natural no cômodo, e no final do dia, contribuem para um local mais intimista.

Por fim, para criar um cômodo ainda mais aconchegante, é possível optar por tapetes e almofadas. Além de úteis, esses itens podem agregar conforto e beleza à sua sala de estar.

Abajures e lustres

A iluminação do ambiente também interfere diretamente na sua decoração. Afinal, é possível posicionar abajures nas mesinhas auxiliares, sendo utilizados para criar um clima mais agradável.

Os lustres deixam trazem ainda mais elegância, e devem ser escolhidos de acordo com o estilo predominante.

Para decorações mais clássicas, há modelos que utilizam cristais em sua composição, que são mais requintados.

É possível escolher diversos modelos, com tamanhos variados, possibilitando inclusive o controle da incidência de luz.

Desse modo, é possível escolher quanta luminosidade se deseja no local conforme o período do dia.

Normalmente, a manutenção e a limpeza desses elementos exige cuidados, já que são produtos ornamentais delicados e cheios de detalhes.

Nesse caso, é recomendável recorrer aos serviços de empresas de limpeza e conservação, que disponibilizam profissionais qualificados para executar esse tipo de atividade.

Assim, evita-se estragos aos lustres, devolvendo uma aparência mais bonita e reluzente ao item.

Sala de Estar com Luminária de chão e Abajur
Sala de Estar com Luminária de chão e Abajur

Sala de estar e cômodos complementares

Hoje é muito comum que a sala de estar se estenda até outro ambiente. São os chamados “ambientes integrados”.

Em apartamentos, geralmente isso ocorre com as varandas gourmet. Isso porque a separação desses locais costuma ser feita por portas de vidro grandes, dando a impressão de que um cômodo dá continuidade ao outro.

Por isso, a escolha dos itens desses locais pode levar em consideração os móveis da sala, mantendo um padrão decorativo. Ou seja, tanto os móveis quanto a chapa para churrasco utilizados na varanda, podem criar uma sinergia com o cômodo “integrado”.

Em casas, a complementação ocorre geralmente com a cozinha, já que muitas possuem um balcão americano entre os cômodos.

Quando isso acontece com o quintal, é interessante investir em alguns móveis diferenciados. Uma mesa de madeira ou de alumínio colorido que, conforme vistos de dentro da sala, revelam uma decoração harmônica. Isso, claro, sem fugir do estilo predominante.

O piso desse quintal pode ser diferenciado, como pedras ou mesmo com decks de madeira.

Sala de Estar integrada com a Cozinha
Sala de Estar integrada com a Cozinha
Sala de Estar integrada com Varanda Gourmet

Nesse sentido, pode-se também investir na pintura da calha metálica, que fica exposta na área externa. Utilize uma cor que harmonize com o local.

O quintal também possibilita o cultivo de plantas e flores, que são elementos decorativos naturais que proporcionam sensação de aconchego.

Além disso, tanto na sala de estar quanto no quintal, pode-se posicionar diferentes tipos de bloco para jardim vertical na parede. É interessante escolher as espécies de acordo com a sua exposição ideal ao sol e à sombra.

As dicas deste artigo podem ajudá-lo a escolher elementos que mais fazem sentido na decoração da sua sala de estar. A intenção é proporcionar, acima de tudo, um ambiente acolhedor e aconchegante para você e seus familiares, aproveitando melhor os espaços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *