Mesa de Madeira – Inspirações e Dicas para decorar

Tempo de leitura: 7 minutos

Embora mesas de outros materiais estejam cada vez com mais espaço nas camas e espaços brasileiros, uma mesa de madeira nunca perde o charme.

Entre as vantagens de utilizá-la na sua decoração está a beleza e a durabilidade acima da média. Uma mesa feita com madeira de boa qualidade pode durar dezenas de anos e até mesmo séculos, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Nesse sentido, comprar uma mesa de madeira para a sua casa ou para o seu negócio pode trazer muita elegância ao seu espaço, fazendo com que o espaço seja visto como de um nível acima.

Se você quer saber alguma das melhores dicas e estratégias para usar uma mesa de madeira na sua decoração, continue lendo. Nós do Blog da Essência Móveis preparamos um artigo completo para você saber como usar esses itens na sua casa ou empresa.

Vamos lá?

Na imagem: Cadeira Eames DAW Madeira do Casal Charles e Ray Eames

4 motivos para incluir uma mesa de madeira na sua decoração!

Existe uma série de motivos que podem fazer uma pessoa, seja ela especialista em arquitetura e decoração ou não, para incluir uma mesa de madeira no planejamento dos móveis a serem comprados para um espaço.

Abaixo, detalharemos os principais deles:

Durabilidade

Como dissemos anteriormente, a madeira é um dos materiais mais resistentes quando falamos de móveis. Nesse sentido, se você realizar os cuidados corretos, poderá ter um móvel por muitos anos e quem sabe até mesmo décadas.

Entre os principais cuidados que se deve ter com as mesas de madeira é respeitá-la com relação às instruções de envernizamento periódico (certas madeiras demandam camadas de verniz e outras não), além de verificar questões como a umidade local e o tipo de madeira utilizado.

Por fim, os cupins podem ser vilões para a sua madeira, mas apenas quando você propicia o ambiente ideal para o aparecimento deles. Dessa forma, proponha-se a ter uma rotina de dedetização e outros cuidados para evitar custos maiores com o passar do tempo.

Nunca saem de moda

Você pode ter as suas restrições com relação a algumas modas de decoração e isso é bastante compreensível. Afinal, quantas e quantas vezes não nos deparamos com alguma grande novidade e logo nos cansamos dela?

Por outro lado, os móveis de madeira são parte do que podemos chamar de ideal nesse sentido. Certamente você não pensa “nossa, que coisa horrível, uma cara de anos 90” quando vê uma mesa de madeira.

Por isso, de certa forma podemos dizer que as mesas de madeira nunca saem de moda. São como os jeans, que sempre serão boas escolhas quando falamos de vestuário.

Versatilidade

Muitas vezes, as mesas de madeira podem servir como espécies de coringas na decoração de uma casa. Por isso, quando é necessário fazer uma renovação na decoração da casa, às vezes as mesas de madeira são as únicas que acabam ficando de fora da lista de materiais para serem jogadas fora, por exemplo.

Existem algumas que apenas mudam sua função – podem ser usadas na sala de estar, na área externa, na sala de jantar ou até mesmo em escritórios com algumas adaptações.

Na imagem: Cadeira Eames DSW
Na imagem: Cadeira Eames DSW

Autenticidade

As mesas de madeira ainda podem trazer um certo nível de autenticidade à sua decoração. Por ser um material cujas formas podem ser modificadas por um marceneiro comum, é possível que uma mesa de madeira seja um item de exclusividade, mesmo que o material seja comum.

Além disso, há locais em que a mesa de madeira fica ainda mais destacada de acordo com os tons e outros móveis utilizados na decoração.

Na imagem: Cadeira Cesca com e sem braço
Na imagem: Cadeira Cesca

Fácil decoração

A facilidade de decoração também é um ponto importante que faz as mesas de madeira ganharem espaço. Numa cozinha em tons claros ela funciona bem e da mesma forma serve também para tons escuros.

Dessa forma, uma mesa de madeira não traz grandes problemas de combinações na hora de fazer as suas escolhas de estilo ou móveis adicionar.

Na imagem: Cadeira Eames DSW e Cadeira Eames DAW Patchwork
Na imagem: Cadeira Eames DSW

Modelos de Mesa de Madeira para usar na sua decoração

Cozinha e Sala de jantar

A sala de jantar é o ambiente que escolhemos para a promoção de almoços e jantares, sejam eles familiares ou a trabalho. Além disso, a sala de jantar tem papel importante dentro do próprio seio familiar.  Afinal, é nela que são realizadas as refeições diárias de uma família.

Fonte: Decor Fácil

Por isso, é importante que a sala de jantar seja um ambiente refinado, mas também aconchegante e convidativo. 

Para a cozinha, não há grandes regras para a escolha das mesas de madeira mais adequadas. Há algumas decorações e espaços que demandam a escolha de uma mesa retangular para combinar com as linhas dos móveis e eletrodomésticos.

Já outras, a depender do espaço, podem contar com mesas em estilo oval ou circular, que facilitam as conversas e a relação olho no olho, sobretudo em ambientes familiares.

Sala de Estar

Nas salas de estar, o mais indicado é optar por uma mesa de madeira que seja baixa, como é o caso das mesas de centro.

Fonte: Essência Móveis / Na imagem: Mesa Plataforma de George Nelson

Uma mesa de centro facilita para deixar determinados objetos que estejamos usando ou até mesmo para fazer parte da decoração, com objetos afetivos como porta-retratos ou souvenirs comprados em viagens.

Escritório

No contexto dos escritórios, as mesas podem servir tanto como área de trabalho, onde coloca-se o computador, as impressoras e outros itens necessários para a execução das tarefas. No entanto, há casos em que as mesas podem servir como locais de reuniões, onde o espaçamento entre as cadeiras é algo fundamental.

Fonte: Viva Decora

Porém, é importante levar em consideração também que, numa reunião, todas as pessoas precisam se ouvir bem. Nesse sentido, evitar mesas que sejam muito longas em espaços abertos é uma boa forma de evitar com que pontos importantes da reunião sejam perdidos por esse motivo.

Você pode optar por mesas redondas, onde o contato olho a olho fica mais fácil – no entanto, essas mesas normalmente trazem consigo uma limitação de espaço importante. Então, antes de escolher a sua, fique de olho nesses aspectos.

Área Externa

Nas áreas externas, é muito importante que a mesa de madeira esteja em tons harmônicos com a vegetação existente (caso haja). Se as madeiras das árvores são mais escuras, você pode optar por uma madeira no mesmo tom.

Além disso, opte por cadeiras que deem um ar mais despojado, para que momentos de descontração aconteçam com mais frequente nessas áreas.

Um bom conforto é sempre essencial nesses contextos, então escolha cadeiras que sejam boas para você e para os seus convidados se sentirem à vontade à frente da mesa.

Fonte: Leroy Merlin

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre cores para quarto de casal, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.