Tempo de leitura: 12 minutos
Reforma Perfeita – Passo a Passo
Nossa casa é o local mais importante de nossas vidas, e por isso estamos sempre querendo melhorá-la e torná-la mais agradável para o nosso dia a dia, e é isso que o “Passo a Passo Para a Reforma Perfeita” vai te ensinar.
Você sempre quer dar um toque especial em um cantinho, colocar um detalhe decorativo em outro, mas percebe que sua casa esta mesmo é precisando de uma grande cirurgia plástica, e não mais de só uma maquiagem.
E a reforma nada mais é que uma cirurgia na casa, que pode ir de uma pequena mudança na expressão da casa, como até uma modificada geral, com tudo que você e sua casa tem direito, se tornando a reforma perfeita, para a casa perfeita.
Mas tanta transformação deve ser muito bem pensada, pois tem seus pontos positivos e negativos.
Compensa fazer uma grande reforma na casa?
Sim! Apesar dos pontos negativos que envolvem uma reforma, como as surpresas e imprevistos que surgem no decorrer da obra, ainda assim compensa reformar uma casa. Mas para se ter uma reforma perfeita temos de balancear os prós e os contras.
Pontos positivos de uma reforma:
- Ter a casa dos seus sonhos sem precisar mudar de endereço.
- Deixar o seu lar com a sua cara.
- Comprar uma casa de valor mais acessível e transforma-la em seu sonho de consumo.
Pontos negativos de uma reforma:
- Nem sempre a reforma é mais barata que construir uma casa.
- Toda reforma tem seus imprevistos.
- Reformas dão muito trabalho.
Como evitar os pontos negativos
Os pontos negativos podem ser evitados tendo em mente um bom planejamento.
Planejamento é a palavra chave de uma reforma.
Para começarmos a reforma, devemos antes de tudo, tudo mesmo, planejar o que iremos fazer.
Isso começa com você colocando no papel tudo que deseja modificar na casa (ou qualquer outro lugar que deseje reformar), depois tenha uma planilha dos gastos que ocorrerão, tanto em mão de obra quanto com material.
E o mais importante é você contar com os pequenos imprevistos que podem vir a ocorrer, sempre deixando uma margem de segurança para o que irá gastar.
Planeje bem suas finanças para que não tenha dor de cabeça gastando mais do que deveria ou poderia, e até mesmo se endividando.
Uma reforma deve ser motivo de felicidade, e nunca um buraco sem fim para dividas.
E isso ocorre mais do que você pode imaginar. As pessoas normalmente agem da seguinte maneira:
As pessoas decidem fazer uma obra de reforma em casa, calculam de cabeça quanto irão gastar. Depois deste cálculo (muito mal calculado), decidem guardar dinheiro (isso se não decidirem fazer a reforma utilizando o cheque especial ou pagando tudo com o cartão de credito).
Mas como na maioria das vezes os pedreiros ou empreiteiros preferem receber o dinheiro na mão, as pessoas guardam uma quantia, e parcelam todo o resto, como os materiais em geral.
Acho que agora você já consegue enxergar uma das coisas que podem dar errado nesta reforma não é?
E ai está o grande vilão de uma reforma, o mau planejamento.
Mau planejamento é o grande vilão da reforma perfeita.
Pois sem se estruturar antes de começar as obras da reforma, você pode não conseguir terminar a reforma, ficando com a casa toda irregular. Pode se endividar e ter muita dor de cabeça com os funcionários. E o pior de tudo, ficar sem a concretização do seu sonho de ter um lar lindo e agradável.
Se não existir um bom planejamento e uma boa pesquisa de mercado, você pode piorar ao invés de melhorar sua casa.
Mão de Obra.
Outro ponto muito importante para ter a reforma perfeita, é a Mão de Obra.
Este é o ponto crucial de uma obra, pois se depois de ter se planejado e guardado dinheiro, você decidir economizar na mão de obra, você pode estar entrando em um grande, mas bem grande problema.
A ideia de encontrar um pedreiro mais barato, não é algo nem inteligente, muito menos vantajoso.
Não que o bom profissional seja o mais caro, NÃO É ISSO, mas você deve ir em busca de uma mão de obra qualificada, e não apenas da mais barata.
“O barato sai caro”, já ouviu isso? E é a mais pura verdade. Se o profissional que irá fazer sua reforma não souber trabalhar de forma correta, não seguir as normas de segurança, e nem souber lidar da melhor maneira com o material disponível. Você, além de gastar mais com material, irá demorar mais para ver sua casa pronta, isso se sua casa ficar pronta.
Muitas vezes as pessoas começam a obra com um pedreiro e terminam com outro, tendo mais gastos do que se de início já tivessem ido em busca de um bom profissional.
E olha que consertar uma obra mal feita, é mais difícil e mais caro do que fazer a obra em si.
Um bom profissional vai te dizer, de forma correta, quanto você irá aproximadamente gastar de material em toda obra, e vai saber lidar com os contratempos vindos da reforma. Além de normalmente te entregar a obra no prazo estipulado.
Mas também não pegue o pedreiro mais caro. Caro não é sinônimo de bom! Encontre um profissional que cobre o valor correto, sem te explorar.
Para encontrar este profissional, prefira os que venham por indicação, aqueles que você conhece o trabalho.
Faça pelo menos uns três ou quatro orçamentos. E vai ver que os valores podem duplicar de um profissional para o outro.
Escolha o que te passar mais confiança, e o qual o valor do trabalho se encaixe em seu orçamento.
E mesmo que você tenha ido com a cara do profissional, não deixe de fazer um contrato.
Neste contrato deve constar os seus dados, os dados do funcionário, quais os trabalhos que ele vai te fornecer (detalhadamente), os prazos para entrega do trabalho, o valor, e as formas de pagamento. Você pode também estipular uma multa para não cumprimento do contrato e para rescisão do mesmo.
Aqui a lista do que sempre deve conter no contrato de prestação de serviço para construção:
- Nome do contratado e contratante.
- Numero de documentos (CPF, RG ou CNPJ) de ambas as partes.
- Endereços, de moradia ou da empresa que presta serviço, de ambas as partes.
- Endereço do local da obra.
- Qual serviço será feito (detalhadamente).
- Tempo previsto para duração da obra.
- Valor da mão de obra.
- Formas de pagamento.
- Cláusula onde fica claro que o contratado não é CLT, mas sim prestador de serviço.
- Multas para não comprimento do contrato, ou para rescisão (que devem ser aplicadas para ambas as partes).
- Estipular o local que será julgado o contrato em caso de desentendimentos (ex: foro da comarca da cidade onde está sendo feita a obra).
- Data e local da assinatura do contrato.
- Assinatura do contratante e contratado.
- Assinatura de pelo menos duas testemunhas.
- E por fim, levar o documento para ser registrado no cartório da sua região.
Isso vai evitar, e muito, que você tenha dor de cabeça com a sua mão de obra. E não significa que você está desconfiado do pedreiro ou empreiteiro, significa que você respeita o trabalho dele, e que é precavido e quer que vocês dois, contratante (você) e contratado (pedreiro), tenham maior segurança no trabalho.
Estar dentro da lei é a melhor forma de se trabalhar.
Material
Na hora de comprar o material a ser utilizado na sua reforma perfeita, o importante é comprar um material de qualidade.
Um produto de qualidade não é sempre o mais caro, ele é sempre o de maior durabilidade e resistência. Sempre é bom colocar na balança suas prioridades, e seu orçamento, e compre o material que seja de melhor custo benefício para você e sua obra.
Alguns materiais mais baratos, para ficarem com uma qualidade boa de acabamento, necessitam de uma mão de obra mais cara. Então você deve calcular bem os gastos, pois o barato pode mesmo sair muito mais caro.
Na hora de escolher o material você deve:
- Buscar um produto de qualidade, durabilidade e resistência.
- Fazer pesquisa de preço.
- Escolher produtos com o melhor custo benefício.
Um exemplo de algo que acontece muito:
A pessoa vai toda feliz escolher a tinta para fazer a pintura de sua casa, olha milhares de sites, blogs e revistas, e por fim decide qual cor de tinta comprar.
Então, depois de toda pesquisa, segue para a loja de tintas, chegando lá pede a tinta mais barata. Depois de comprar, ao chegar em sua casa, percebe que a tinta “mais barata” precisa de mais demãos na parede para ter uma boa cobertura e acabamento, assim precisando de maior quantidade de tinta para se ter uma pintura bonita.
E depois de passar algum tempo da pintura já feita, percebe que a tinta se desbota facilmente, e as vezes sequer pode ser lavada ou limpa que já começam a surgir manchas.
Este é um exemplo corriqueiro, de como “o barato sai caro” na hora de comprar material para a reforma. Pois a pessoa terá de comprar tinta em maior quantidade, além de ter de retocar, ou repintar toda a parede de tempos em tempos.
O melhor é comprar uma tinta, assim como qualquer outro material, de qualidade, e ter menos trabalho e gastos futuros.
ATENÇÃO
Muita, muita, muita atenção para este item: Se você vai fazer uma reforma que envolva a estrutura de sua casa, sempre tenha um profissional especializado, engenheiro ou arquiteto por trás da obra. Pois o seu pedreiro pode ser muito competente, porem não tem a formação necessária para validar a retirada de uma parede ou viga da estrutura da construção.
Quando você meche apenas na estética da casa, isso é mais simples, porem quando esta reforma for maior, como construir um segundo andar em sua casa, aumentar uma sala tirando a parede, trocar janela de lugar cortando uma parede, isso tudo deve ser feito por um profissional extremamente qualificado, pois a segurança de sua família estará em jogo.
Até mesmo a parte elétrica não deve ser feita por um pedreiro que não seja eletricista. Existe diversos casos de casas que pegaram fogo, por terem tido um curto circuito causado por ligações mal feitas. Prefira gastar um pouco mais, e manter sua casa dentro das normas de segurança.
Nunca faça economia com segurança na reforma de sua casa.
Segurança é o requisito básico para obter uma reforma perfeita.
Como colocar no papel tudo que quero na reforma
Para uma reforma onde não irá ser modificada nenhuma parte estrutural, ou quando quiser mostrar para o arquiteto quais são suas vontades em relação as formas da casa, você pode desenhar uma planta.
Não é tão difícil fazer uma planta, apenas demonstrativa, do que deseja fazer.
Primeiramente você precisa tirar todas as medidas de sua casa. Vamos pegar como exemplo a sua sala:
Você quer fazer aquela reforma perfeita, reforma dos seus sonhos, em sua sala, já tem todas as ideias e agora só falta colocar no papel. Então você vai medir o comprimento e a largura da sala em metros, e colocar no papel esses números em centímetros.
Sempre colocando todos os detalhes, uma entrada na parede, uma porta ou uma janela devem estar delimitadas. Logicamente que não é uma planta técnica, então não se preocupe em seguir padrões, apenas desenhe para que quem for fazer a reforma, consiga efetuar tudo que você deseja.
Depois de desenhar a sala como ela é atualmente, comece a transformar o desenho, mudando tudo o que deseja. O legal é que você pode medir os moveis que irá colocar, e já ver, no próprio desenho, se eles irão ficar adequados ao tamanho e forma do ambiente.
Essa é uma maneira simples e básica de mostrar quais as alterações você quer fazer, e de começar a pensar na decoração de sua casa.
Vamos Relembrar tudo que vimos anteriormente
- Passo a Passo Para a Reforma Perfeita
- Compensa fazer uma grande reforma na casa?
- Pontos positivos de uma reforma:
- Pontos negativos de uma reforma:
- Como evitar os pontos negativos
- Mão de Obra
- Material
- ATENÇÃO
- Como colocar no papel tudo que quero na reforma
Começar uma reforma deve ser algo muito bem pensado e planejado, mas ela vale muito apena. Então, mãos a obra!