Tempo de leitura: 3 minutos
George Nelson nasceu em Hartford e faleceu em New York, em 1986. Estudou arquitetura na universidade de Yale, e graduou-se em 1928.
Também se tornou bacharel em Artes em 1931.
Viajou por toda Europa conhecendo vários pioneiros modernistas e retornou aos Estados Unidos.
Alguns anos mais tarde para se dedicar à divulgação conceitual do design, publicando textos em periódicos e revistas especializadas.
Veja aqui o vídeo deste conteúdo:
Em 1940, George Nelson tinha chamado a atenção popular com vários conceitos inovadores.
Um desses conceitos inovadores foi o “Armário Embutido”, atraiu a atenção de DJ De Pree, presidente da Herman Miller.
Em 1945, De Pree pediu-lhe para se tornar diretor de design da Herman Miller, um compromisso que tornou-se o início de uma longa série de colaborações bem sucedidas com Ray e Charles Eames, Harry Bertoia, Richard Schultz, Donald Knorr e Isamu Noguchi.
Embora ambos, Bertoia e Noguchi, expressaram mais tarde certo arrependimento, o trabalho que fizeram juntos tornou-se o marco de um período excepcionalmente bem-sucedido para a empresa e para George Nelson.
Ele estabeleceu novos padrões para o envolvimento do design em todas as atividades da empresa e, ao fazê-lo, foi pioneiro na prática de gestão de imagem corporativa, programas gráficos e sinalização.
George Nelson foi um dos fundadores do chamado modernismo americano, juntamente com Charles e Ray Eames.
Fez parte de uma geração de arquitetos que encontraram muitos poucos projetos e os transformaram, com sucesso, em produtos, gráfico e design de interiores.
Por exemplo, o banco George Nelson.
Veja mais detalhes do banco:
Outra peça icônica de George: Poltrona Coconut , introduzida no ano de 1955, é um artefato explosivo de criatividade de George Nelson.
Fazendo alusão ao estilo de vida espontâneo dos anos 60 e alterando a aparência do mobiliário Americano.
Entre seus projetos mais conhecidos, estão o Sofá Marshmallow e muitos outros produtos que se tornaram marcos na história de uma profissão que ele ajudou a moldar.
Nelson afirmou que para um designer atender de forma produtiva as necessidades humanas:
Ele deve fazer primeiro uma radical e consciente ruptura de todos os valores que identifica como anti-humanos.
Arquitetos e designer devem constantemente ficar atentos às reações de suas ações diante das pessoas e da sociedade.
Assim, ele disse que em vez de especialização, os designers devem cultivar uma ampla base de conhecimento e entendimento.
o design como um todo não é nada além do que um processo de relacionar tudo a tudo.
Nelson fez isso como poucos são capazes, e, com a ajuda de lampejos oportunos, ajudou a definir o design moderno e humano
Até o próximo!
Conheça a Essência Móveis
A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.
Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.