Como escolher materiais para construção – Guia completo

Tempo de leitura: 6 minutos

Rate this post

Escolher bem os materiais para construção é essencial para bons resultados na obra. Nesse sentido, bons materiais garantem mais qualidade, resistência, durabilidade e menos desperdício.

No entanto, muitas pessoas tem dúvidas a respeito dos materiais para construção ou não fazem a menor ideia de quais comprar para iniciar a obra. Além disso, acabam comprando materiais baratos e de má qualidade, o que pode acarretar em diversos problemas e possíveis reformas.

Por este motivo, nós da Essência Móveis trouxemos um guia completo sobre como escolher materiais para construção. Neste guia você encontrará algumas dicas úteis que podem te ajudar muito na hora de escolher materiais para construção.

Guia completo de como escolher materiais para construção

Para comprar os materiais ideais para iniciar sua construção, nós trouxemos um guia completo com dicas para te ajudar nesse momento. Assim, você não passará por nenhum perrengue com os materiais e garantirá uma construção com qualidade e ótimos resultados.

Fonte: ZAP Imóveis

Crie um cronograma da obra

Você provavelmente não está entendendo o motivo de um cronograma da obra ser importante para a compra dos materiais. Acontece que o cronograma organiza cada etapa da obra, o que impede um desperdício maior de materiais.

Na empolgação da construção, você pode acabar comprando todos os materiais de uma vez, sem pensar que esses materiais podem acabar sendo desperdiçados. Por isso, com um cronograma, você terá em mente qual será a etapa da construção da casa e quais materiais serão necessários. Dessa forma, você comprará os materiais por etapa, garantindo uma maior durabilidade dos mesmos.

Fonte: UCEFF

Conheça o projeto da obra

Conhecer o projeto da obra é muito importante para estar atento ao progresso da obra, além de ajudar na escolha dos materiais. Sendo assim, conhecer o projeto da obra e as estruturas é necessário para escolher os materiais a partir de fatores como resistência, segurança e durabilidade.  Assim, é possível escolher os materiais visando a funcionalidade e características do planejamento da estrutura.

Fonte: Mapa da Obra

Analise o ciclo de vida do material para construção

Analisar o ciclo de vida do material também é muito importante para garantir a durabilidade e evitar desperdícios. Por exemplo, os materiais de alvenaria como os tijolos, blocos cerâmicos e de concreto, apresentam resistências e dimensões padronizados. Logo, estes materiais devem ser comprados sem fissuras e rachaduras para evitar reformas.

Já os materiais como a areia e o cimento precisam ser adquiridos pouco tempo antes do seu uso para evitar o comprometimento do concreto devido ao empedramento. Sendo assim, pesquise e tenha em mente o ciclo de vida de cada material para saber quando comprá-los, para evitar que acabem sendo desperdiçados.

Fonte: PortoKoll Premium

Evite comprar ponta de estoque

Na hora de escolher materiais pensando em economizar, evite comprar materiais disponíveis em ponta de estoque que normalmente estão disponíveis a preços reduzidos. Materiais e peças que quebram com facilidade e ficam armazenadas por muito tempo podem estar comprometidas por causa do longo período no estoque e utilizá-los em uma construção pode acarretar em problemas.

Além disso, a mudança de temperatura faz o material rachar e a umidade pode mofá-lo, e por estarem danificados são colocados em ponta de estoque. Ao optar por comprar estes materiais é importante tomar alguns cuidados e analisar alguns fatores para acabar não desperdiçando seu dinheiro.

Sendo assim, preste atenção nos lotes de cada peça, conferindo se todas fazem parte do mesmo lote. Confira também as condições do material, verificando possíveis defeitos. Além disso, é interessante checar se o produto ainda está em produção pela fabricante.

Fonte: Saint-Gobain

Conheça a reputação da marca

A reputação de uma marca é muito importante independente do tipo de produto que você vai comprar. Os materiais para construção não ficam de fora dessa, logo, você deve analisar e pesquisar a marca do material, visando conhecer sua reputação.

Sendo assim, lembre-se que a marca mais cara nem sempre oferece maior qualidade. Pesquise quais marcas oferecem melhor qualidade dos materiais, além de um bom preço.

Além disso, você também pode pedir dicas para os vendedores das lojas de materiais para construção e também para o engenheiro responsável pela obra. Estes profissionais costumam conhecer os melhores materiais e as melhores marcas, o que pode te ajudar nessa procura.

Fonte: G1 Globo

Verifique os materiais de acabamento

Os materiais de acabamento são muito importantes para dar o toque final na construção e precisam de atenção. Sendo assim, escolha bem esses materiais. São eles: pastilhas, mármores, granitos, cerâmicas, porcelanatos, madeiras e outros.

Fonte: SD Material de Construção

Pechinche e peça descontos

Pechinchar na hora de comprar os materiais para construção não é vergonha nenhuma. Inclusive, é uma ótima forma de economizar com alguns materiais, podendo investir em outros.

Como o mercado de material de construção é competitivo, as lojas costumam oferecer descontos para fidelizar clientes, o que é muito bom para quem quer comprar os materiais por um preço melhor. Nesse sentido, peça por descontos e negocie formas de pagamento.

Outro fator que deve ser analisado na hora de escolher a loja de materiais é as vantagens oferecidas pela loja. Logo, você deve analisar o prazo e custo de entrega e avaliar as condições e facilidades. Essas atitudes farão que você compre materiais de qualidade além de economizar no que puder.

Fonte: Sales Materiais para Construção

Essas são as dicas essenciais para comprar os materiais para construção. Agora que você sabe o que fazer e analisar, está esperando o que para ir atrás dos materiais e iniciar a sua obra? Esperamos que este guia tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais dicas como estas!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre como escolher materiais para construção, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *