Itens essenciais para sua área de serviço

Tempo de leitura: 9 minutos

Quando pensamos em uma casa, é comum nos preocuparmos com a funcionalidade do ambiente. Assim, buscamos dicas e inspirações para sala, banheiros, cozinhas, quartos…. Mas, e a área de serviço?

É muito comum deixar a área de serviço por último na nossa lista de prioridades. O que, convenhamos, é um erro.

Afinal, a área de serviço é um ambiente fundamental para quem deseja uma casa organizada. Além disso, é também nosso espaço de lavanderia.

Por isso, nesse texto vamos te mostrar a importância de uma área de serviço que de fato seja funcional e quais são os itens que você não pode se esquecer de colocar no “checklist”.

Fonte: Pinterest

Vantagens de ter uma área de serviço funcional

A área de serviço é um espaço fundamental para quem gosta de uma casa organizada e não gosta de ter muita dor de cabeça em sua organização. Afinal, é ali que jogamos os sapatos sujos, as roupas a serem lavadas e os brinquedos que as crianças não usam mais.

Entretanto, um ambiente pouco funcional pode causar estresse em tarefas simples como lavar as roupas ou limpar um sapato.

Fonte: Tua casa

Dessa forma, uma área de serviço, quando planejada corretamente, permite que você delimite exatamente os espaços a serem utilizados e sua finalidade.

Além disso, esse também é o local perfeito para o armazenamento de produtos de limpeza, panos de chão, aspirador de pó… Enfim, tudo que não fica bom em nenhum outro cômodo da casa.

Sendo assim, ao investir em uma área de serviço funcional, além de uma simples lavanderia, você não ficará mais de cabelo em pé com o caos que esse ambiente pode ter.

Como deixar minha área de serviço mais prática, bonita e funcional?

Para isso, é importante um planejamento fiel e realista que leve em consideração suas principais necessidades e que busque tornar o seu espaço o máximo funcional possível.

Assim, é preciso que você considere em seu projeto todos os pequenos detalhes necessários em uma área de serviço/lavanderia.

Por exemplo, caso você não tenha uma área externa que possa ser utilizada para secar suas roupas, é preciso pensar em formas para instalar varais na própria lavanderia.

Fonte: Revista Cláudia

Portanto, ao idealizar sua área de serviço, é importante que você leve em consideração diversas variáveis como:

  • Espaço disponível para área de serviço;
  • Instalações elétricas e hidráulicas;
  • Onde a lavanderia poderá ficar (aqui, recomendamos que fique em um local de fácil acesso, que não lhe obrigue a subir e descer escadas cheio de cestos de roupas);

Devido à sua necessidade de instalações elétricas e hidráulicas, construir uma área de serviço é algo que pode ficar estruturalmente caro. Por isso, também é importante que você determine qual valor pretende gastar.

O que não pode faltar em sua área de serviço

Uma vez que você realizou o orçamento para a construção do espaço em si, a parte boa fica pronta para começar: é hora de planejar o design da sua área de serviço.

Apesar de parecer um cômodo simples, para que sua área de serviço seja plenamente funcional é necessário que toda a sua montagem seja muito bem planejada.

Por isso, aqui estão algumas dicas do que não pode faltar em sua área de serviço funcional.

– Eletrodomésticos de qualidade

A escolha de lavadoras pode ser uma tarefa difícil: diferentes preços, marcas, modelos, cores, tudo para te deixar sem saber o que comprar.

Entretanto, nesse caso vale a pena investir um pouquinho mais. Afinal, a lavadoras são um bem durável e podem ter uma vida útil de até 20 anos! Por isso, opte por marcas conhecidas no mercado por sua durabilidade.

Além disso, é importante que você não se esqueça da funcionalidade da sua área de serviço.

Nesse sentido, as lavadoras que possuem abertura frontal são a melhor opção, Pois com elas é possível instalar bancadas sobre ela a fim de otimizar o espaço.

Fonte: Pinterest

Caso o seu espaço permita, também é interessante instalar uma secadora em sua área de serviço. Mesmo que você possua área externa para a disposição de varais, as secadoras são muito úteis para roupas pesadas ou épocas frias do ano.

Assim como as lavadoras, ao optar por secadoras de abertura frontal, você permite a instalação de prateleiras sobre ela.

Outra opção é colocar a secadora e lavadora uma sobre a outra caso você não possua um espaço de muita metragem.

Fonte: Pinterest

Mas, se você não se sente confortável com tantos eletros assim em sua área de serviço, já estão disponíveis no mercado lavadoras que também são secadoras.

Com tantas opções, avalie o que melhor atende suas demandas e o seu orçamento.

– Pia e bancadas

A instalação de pias (tanques) e bancadas em sua área de serviço são indispensáveis para a funcionalidade da lavanderia. Isso porque você pode se deparar com roupas delicadas que devem ser lavadas à mão.

Fonte: Kinsman

Já as bancadas, essas são um local de apoio fundamental para que você consiga utilizar sua área de serviço.

Além disso, o uso de bancadas adjacentes à pia e à maquina de lavar podem auxiliar na otimização do seu espaço

– Espaço para armazenamento

Para um ambiente organizado, é fundamental um bom espaço de armazenamento.

Quando falamos de áreas de serviço, o espaço de armazenamento é ainda mais importante. Isso porque é necessário guardar produtos de limpeza e até mesmo aparatos como aspirador de pó.

Além disso, um bom espaço de armazenamento na área de serviço pode suprir a ausência de espaço em seu banheiro. Pois na área de serviço também podem ser armazenadas toalhas e outros itens de estoque de higiene pessoal.

  • Armários embutidos

Caso caiba em seu orçamento (e em seu espaço), você pode encomendar armários feitos sob medida. Essa opção é capaz de fornecer a você um bom espaço para armazenar todos os produtos, panos, e demais itens para a limpeza de sua casa

Fonte: Pinterest
  • Nichos e prateleiras

As prateleiras são opções mais econômicas quando o assunto é espaço para armazenamento. Além da economia, elas também são ideais para ambientes pequenos que não caibam muitos armários.

Ao adicionar nichos, você poderá otimizar cantos e espaços “mortos” que não teriam muita utilidade em sua área de serviço.

Fonte: Pinterest

Contudo, caso você opte por essa opção, é preciso lembrar que os itens ficarão à mostra no ambiente. Mas, é possível contornar esse possível problema adquirindo caixas organizadoras que combinem com o estilo do seu espaço.

Além disso, é possível que você combine ambas as ideias e utilize armários e nichos em sua área de serviço.

  • Itens extras
Fonte: Pinterest

Além desses, você também pode colocar uma pequena sapateira para armazenar seus sapatos mais utilizados.

Também é possível instalar cabideiros. Esses, por sua vez, são muito uteis para pendurar peças que não possuem um local muito bem definido, como capas de chuva.

E, caso sobre espaço, uma pequena arara embutida é uma excelente ideia para secar aquelas roupas que amassam com facilidade.

– Itens decorativos

Apenas a adição de eletrodomésticos e armários podem até deixar seu espaço com cara de área de serviço. Mas, assim como em qualquer ambiente da casa, é importante dar um toque seu.

Para isso, o uso de elementos decorativos são essenciais para dar um charme a mais no ambiente e deixa-lo com a sua cara.

Fonte: Viva Decoração

Para isso, você pode utilizar:

  • Azulejos diferentes;
  • Plantas;
  • Quadros decorativos.

Mas, tenha em mente que esse é o seu espaço e você deve decorá-lo conforme o seu gosto. Contudo, tenha em mente que nada em excesso é bom. Por isso, busque deixar o espaço “clean”, sem muitas peças que chamem atenção e que possam dar um trabalho a mais no momento da limpeza.

Itens que agregam valor e praticidade à sua área de serviço

Para deixar sua área de serviço com mais estilo, separamos para você alguns itens ideais para seu espaço!

Cabideiro Hang It All Marrom

Pensando na facilidade de sua área de serviço, temos o exclusivo cabideiro Hang It All. Ele pode ser uma solução para pendurar casacos, blusas, bolsas, bonés… Enfim, peças que possivelmente ficariam jogadas pela área de serviço sem nenhum lugar específico para deixá-las.

Cabideiro Hang It All Marrom – Essência Móveis
Fonte: Vitra

Além de funcional, essa peça não é um simples cabideiro e possui a mistura clássica e moderna que combina com qualquer ambiente.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *