Revestimentos: Tecidos e Madeira – Saiba como escolher sua Poltrona Charles Eames

Tempo de leitura: 5 minutos

Poltrona Charles Eames, ou Eames Lounge Chair, é a principal obra de Charles e Ray Eames. Ela é resultado dos esforços do casal para criar assentos confortáveis e bonitos, usando técnicas de produção que combinam tecnologia e artesanato.

Imagem: The Spruce. Poltrona e Puff Charles Eames.

Após anos de desenvolvimento, a liberação da Poltrona Eames para comercialização aconteceu em 1956. Ela foi apresentada ao mundo pelo Casal Eames em um programa chamado Casa da Arlene Francis, transmitido pela rede de televisão NBC, nos EUA. Hoje, a peça é parte permanente da coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Ray and Charles Eames selecionando slides para sua exibição, Photography & the City, 1968, imagem do documentário de Jason Cohn e Bill Jersey “EAMES: The Architect and the Painter”. © 2011 Eames Office, LLC.

Além de ser a principal obra do casal, o Lounge Chair Eames se tornou também uma das peças mais desejadas entre os móveis de design. Um verdadeiro Clássico. E se você está pesquisando para comprar a sua poltrona e tem dúvidas sobre certos aspectos como core, tecidos e madeiras, nós já vamos te ajudar com algumas dicas essenciais.

Poltrona e Puff Charles Eames Madeira Imbuia.

Saiba como escolher a sua

Uma das perguntas que mais recebemos aqui na Essência é a respeito das opções de cores. Pois bem, vamos falar mais sobre isso!
A escolha da cor é dividida em dois passos: Madeira e Revestimento.

Madeira

Temos três principais opções:

Imbuia

A Madeira Imbuia é mais tradicional e conhecida. Numa tonalidade mel, sem muitas marcas, ela é a mais clara das três opções e também bem fácil de combinar.

Poltrona Charles Eames em Madeira Imbuia.

Pau Ferro

Poltrona e Puff Charles Eames em Madeira Pau Ferro.

Arrisco em dizer que a Pau Ferro é a madeira preferida por aqui!

Seus rajados dão um charme especial a ela, além de facilitar ainda mais na combinação. Isso porque os rajados são uma combinação de um tom mais claro e um tom mais escuro, o que possibilita a combinação da poltrona com outras peças em madeira, seja ela clara ou escura.

Além disso, ela também pode contrastar muito bem com as mais variadas cores de couro.

Jacarandá

Poltrona Eames na Madeira Jacarandá.

A Madeira Jacarandá também é belíssima e é a opção mais escura entre as três. Geralmente é escolhida quando se deseja o revestimento em um tom clarinho, como um off White, por exemplo, pois a combinação entre os materiais fica linda assim.

Todas as madeiras utilizadas na confecção da Poltrona e Puff Charles Eames são certificadas pelo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal – FDS-STD-40-004).

O processo de transporte, produção das estruturas, serraria e desdobramento delas tem o certificado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Certificado de Regularidade).

As lâminas de madeira utilizadas na Poltrona Eames também possuem Certificado de Origem da União Europeia sob o número A/0043196 e Certificado de Origem dos EUA sob o número e-65663. (Certificado de Regularidade).

Revestimento

Definida a madeira, vamos para o revestimento. Lembrando que, essa ordem não é uma regra, ok?

A cor do couro pode ser escolhida antes da madeira, isso varia muito de acordo com as ideias e necessidades de cada um. Por exemplo, se você já sabe que o couro precisa ser caramelo, o segundo passo é definir a madeira que melhor combine ou contraste com ele.

Se você está aberto(a) às opções de cores, mas já definiu que a madeira será a Pau Ferro, é hora de ver as opções que harmonizam melhor.

No site da Essência você encontra dois tipos de revestimentos:

  • Couro Vaqueta (o couro legítimo mais tradicional, aquele que tem a textura rugosinha); 
  • Couro Envelhecido (também legítimo, porém esteticamente diferente, pois de fato possui marcas de “envelhecido”, além de ter uma textura mais lisa).

Para os dois tipos, as opções de cores são diversas, principalmente para os couros legítimos.

Dica importante para cores e medidas

O que pode te ajudar na escolha é ter em mente se você quer que a cor do couro contraste com a cor da madeira ou “case” com ela. Vou te explicar melhor!

A Madeira Jacarandá, por exemplo, que é bem escura, vai contrastar com um couro clarinho (seja ele bege, off White, branco). E com um couro escuro como preto ou marrom, ela não vai se destacar (contrastar), pois ambos os materiais estarão em tonalidades semelhantes.

Visto isso, já fica mais claro também que a Madeira Pau Ferro é mais fácil de contrastar, já que é rajada contém duas tonalidades.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para você escolher a sua Eames Chair!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre cores para quarto feminino, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.

Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *