Como as tecnologias podem fazer parte da decoração da sala?

Tempo de leitura: 5 minutos

O futuro chegou! Veja como as novas tecnologias vão revolucionar a decoração da sua casa.

Existe um motivo para os cientistas se dedicarem tanto a aprimorar as tecnologias. O objetivo de todos é conseguir atingir o mais alto nível de qualidade dos produtos e serviços que nós consumimos. 

Queremos morar em casas mais seguras, com a decoração da sala, quarto, banheiro e mais ambientes bem confortáveis, aconchegante e práticos. Então só podemos aguardar quais as maravilhas que o futuro nos reserva!

decoração e tecnologias modernas
Novas tecnologias podem abrir a nossa mente para novos estilos de móveis.
tecnologias de iluminação
Sala de estar decorada com lâmpadas de LED.

O conceito de casa inteligente

A casa do futuro irá se comunicar constantemente com a gente, sabia?

Ligaremos vários equipamentos e sistemas dos imóveis por wi-fi à nossos aparelhos smart para que funcionem como um controle remoto da casa, com tudo à nosso comando.

tecnologias e natureza na decoração
Tecnologias Smart estarão em todo lugar da casa, facilitando o dia a dia.

Haverão produtos com sua própria central eletrônica ligada à internet, onde poderemos, por exemplo, administrar à distância, ou deixar por conta de empresas especializadas. E, para finalizar, será cada vez mais comum os móveis e revestimentos tendo um QRCode, que poderão apontar a sua origem e quais as especificações!

Boa parte disso já é realidade para nós! Quando, no passado, poderíamos imaginar uma geladeira que tem uma tela smart e faz lista de compras, liga o rádio, e até nos permite postar no twitter? Certamente não podemos esquecer de citar os incríveis robôs de limpeza de piso e de janelas.

Mas o que mais surpreende são as soluções de tecnologia que ajudam na segurança dos moradores: câmeras de vigilância. Junto disso temos itens para economia de recursos, como torneiras e luminárias com sensor.

Enfim, só existirá um futuro para nós se existirem condições para a vida humana na terra nesse futuro não é mesmo? Por isso, é importante que a sua casa inteligente também contribua para o coletivo.

Que ela possa se beneficiar da geração de energia limpa. Por exemplo, com o uso de placas solares e fazendo a reciclagem de água, talvez com cisternas alimentando sanitários. Além disso, uma decoração que deseja ser sustentável deve considerar também a origem dos materiais.

design moderno e sustentável
Sustentabilidade nunca sai de moda na decoração.

Futurista e, ainda assim, confortável

Não existe um consenso entre os decoradores sobre como serão os ambientes das casas no futuro. Alguns pensam que a questão de exploração espacial e avanço das tecnologias vão contagiar as pessoas, fazendo elas desejarem novamente – depois dos anos 60 – algo high tech. Mas, pode ser que tenhamos, mais do que nunca, a chance de revermos os nossos conceitos de moradia!

O que devemos é usar as tecnologias ao nosso favor e não nos tornar refém delas!

É pouco provável que a maioria das pessoas vai querer morar em uma espécie de cápsula. Talvez, ao termos mais acesso ao desenvolvimento, muitos na verdade prefiram casas mais confortáveis, com mais sensação de ter bastante espaço, deixando a pessoa à vontade.

E o que tornaria uma decoração de sala, por exemplo, mais confortável? Além do espaço em si, talvez o uso de mais revestimentos como madeira – de preferência, de zonas de reflorestamento -, vasos de plantas, estofados, luminárias diferentes, e mais.

sala de estar tecnologias e madeira
Sala de estar decorada com detalhes em madeira.

Uma casa futurista precisa controlar melhor a umidade do ar, a temperatura e o bloqueio sonoro dos ambientes! Isso é mais importante do que conexões com internet, melhor dizendo, isso não precisa necessariamente de internet para que seja feito.

decoração cores claras
Cores claras realmente ajudam com a temperatura.

A automação pode, sim, ajudar nesse sentido. Mas a arquitetura sempre poderá contar com velhos sistemas que ainda são muito eficazes, como ventilação cruzada, cobertura de papel de parede, isolamento de cobertura, e mais.

decoração madeira espaço aberto
Decoração com espaços mais abertos.

Tecnologias de iluminação na decoração de interiores

Assim que passarmos sobre a barreira da produção de energia no mundo, poderemos desfrutar ainda mais dos equipamentos elétricos.

Aliás, eletricidade é algo essencial para o funcionamento de vários dos sistemas tecnológicos que citamos antes, incluindo de iluminação de interiores. Sim, devemos buscar mais alternativas para o aproveitamento de energia solar. Mas as decorações também precisam do apoio de luminárias.

tecnologias iluminação
A iluminação pode ser bem variada.

É preciso destacar como as luzes podem tornar as decorações mais interessantes, os espaços menos monótonos e os cenários com um visual mais futurista. 

tecnologias decoração
Não só design, mas as opções de cores conseguem trazer esse futurismo ao ambiente.

Com as novas luminárias que estão disponíveis no mercado, nós podemos simular vários efeitos. Algo que vai desde fazer um ambiente parecer mais amplo à fazer um nicho mais profundo. Também podemos guiar circulações e atrair o olhar para novos pontos focais.

Vamos começar pelas luzes que são embutidas em sancas. Elas fazem com que salas decoradas se pareçam com naves espaciais com planos em níveis diferentes. Além delas, tem as fitas de LED, que fazem caminhos de luz em formatos diferentes e inusitados, até mesmo contornando prateleiras. 

Veja os neons, por exemplo, que voltaram com tudo para as decorações em estilo futurista. E as luminárias de tetris, que se ligam uma na outra e podem expandir a área iluminada sem obrigar o uso de mais fios.

Chega de fios!

Tenha tudo bem planejado

Perceba, olhando as imagens deste texto, que não adianta colocar muitas luzes na decoração da sala, nem mesmo saber escolher as luminárias ideias. É preciso entender onde seriam os pontos certos para a sua instalação, pensando nos objetivos traçados em projeto, visando destacar as belezas e tornar o ambiente mais funcional. No fim, pode-se conseguir um resultado visual que faça o cenário parecer mais futurista!

Vamos lá, não fica para trás nessa história, adote a tecnologia e deixe sua casa mais bonita e inteligente.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *