Cozinha integrada com área gourmet – Como decorar?

Tempo de leitura: 8 minutos

Você já pensou em fazer uma cozinha integrada com área gourmet?

Atualmente esse é o desejo da maior parte das pessoas que quer fazer uma reforma na cozinha ou melhorar o nível de sua construção!

Há uma infinidade de opções e combinações que você pode utilizar na sua cozinha para deixá-la com um aspecto mais elegante. Nesse sentido, você pode optar por eletrodomésticos e móveis em cores que combinem bem com as paredes e o piso, por exemplo.

Por outro lado, há quem prefira investir em uma cozinha sem muitas cores, mas em tons mais sóbrios. Um exemplo disso é a quantidade de cozinhas com peças em inox ou na cor preta, por exemplo.

Em todos os casos, fazer uma cozinha integrada com área gourmet pode fazer com que o nível da sua casa suba e fique ainda mais incrível.

Na imagem: Poltrona Diamante

Você quer conhecer algumas sugestões e modelos de cozinhas com área gourmet? Continue lendo!

Nós, do blog da Essência Móveis, uma loja especializada em móveis de design trouxemos esse guia para você!

O que precisa ter em uma cozinha integrada com área gourmet?

Fonte: Cobrire Construções

Em resumo, uma área ou espaço gourmet é um lugar da casa que seja apropriado para que possamos receber visitas e deixá-las a vontade.

É claro, como não poderia deixar de ser, é importante que uma boa comida como um bom churrasco sejam servidos, para que a experiência seja ainda melhor.

Nesse sentido, é importante que a área gourmet contenha itens como mesas e cadeiras confortáveis. Um espaço ao ar livre no próprio espaço gourmet ou em suas proximidades também cai bem, desde que seja possível na casa, claro.

Além disso, outro ponto que deve ser contemplado em uma área gourmet são os equipamentos de cozinha que sejam importantes para a finalidade dela. Ou seja, se você pretende fazer churrascos em sua casa, é essencial que a churrasqueira já esteja construída e à disposição para uso.

Seguindo esse mesmo ponto da churrasqueira, é importante que em ambientes fechados, a fumaça tenha para onde escoar. A não ser que você queira “defumar” os seus convidados, não é de bom tom deixá-los inalando fumaça ou sair da sua casa com o cheiro dela.

Por fim, talheres, copos e pratos devem ficar à disposição de maneira prática. Ninguém merece ter que ir buscar essas peças toda vez que alguém precisar, não é mesmo?

Se você e seus convidados gostam de beber uma cervejinha ou um bom vinho, considere investir numa boa cervejeira ou numa adega climatizada. Ambos equipamentos servem para manter a sua bebida na temperatura correta, o que é ótimo em todos os sentidos.

Observando esses pontos apontados e buscando algumas inspirações, é bem provável que a sua cozinha integrada com área gourmet se torne um espaço funcional e ao mesmo tempo bonito e elegante.

Por isso, separamos algumas inspirações para a sua cozinha com área gourmet.

Inspirações para a sua cozinha integrada com área gourmet

Um dos primeiros pontos que você deve levar em consideração é: sua área gourmet será interna ou externa? Em alguns casos, a cozinha também pode ficar por fora da casa, o que faz com que o seu momento de cozinhar seja um momento de relaxamento e criatividade, sem tantas paredes em volta.

Por isso, dividimos as inspirações que trouxemos aqui entre cozinhas internas e externas. Confira:

Cozinhas com espaço gourmet na área interna

Cozinha integrada com área gourmet em apartamento pequeno

Fonte: Julia Ribeiro, Casa.com.br, Studio Vista Arquitetura

Um dos exemplos de projeto arquitetônico e de decoração bem pensado foi feito pelo Studio Vista Arquitetura, onde realizaram uma cozinha com espaço gourmet dentro de um apartamento com menos de 100m².

Fonte: Julia Ribeiro, Casa.com.br, Studio Vista Arquitetura

As arquitetas fizeram o desenvolvimento do espaço associando as necessidades da proprietária da casa, aliando um espaço para receber visitas que pudesse ser aconchegante e ao mesmo tempo tranquilo. Nesse sentido, houve uma integração entre a cozinha, a varanda e a sala de estar.

Pelo fato do apartamento não ser muito grande, tudo fica muito próximo, o que facilita a disposição de alguns itens importantes para a área gourmet, como citamos anteriormente.

Enquanto a sala de estar fica bem de frente para a cozinha, permitindo conversas entre quem esteja cozinhando e quem esteja vendo TV, a cozinha por sua vez está integrada com a área gourmet em uma solução muito bem pensada e executada.

Fonte: Julia Ribeiro, Casa.com.br, Studio Vista Arquitetura

Os equipamentos de cozinha estão virados para o lado da varanda, que por sua vez, conta também com uma churrasqueira, bem como mesas e cadeiras de bom gosto estético.

Espaço gourmet integrado com cozinha na área interna de uma casa

Se você está com espaço sobrando na sua casa, você pode optar por montar um espaço apenas para essa finalidade. Isso pode ser útil principalmente para quem recebe amigos ou familiares em grande número com frequência.

Fonte: Decor Fácil

Nesse sentido, você pode fazer a cozinha em um formato ilha, onde também pode agregar um bar caso queira. Com os utensílios, equipamentos e eletrodomésticos à mão, fica muito mais fácil executar os trabalhos culinários.

Além disso, você pode optar por usar dois espaços, como na foto acima. Em uma parte deles, há uma mesa, ótimo para receber pessoas que estejam mais abertas a uma boa conversa com alguma bebida.

Por outro lado, há também puffs e sofás que podem ser usados em momentos de maior descontração. Embora não haja nesse projeto, a depender do seu perfil, você pode usar algum tipo de entretenimento com seus convidados como videogame ou uma mesa para jogos junto ao sofá.

Cozinhas com espaço gourmet na área externa

A maior parte das áreas gourmet no entanto, estão na área externa das casas, muitas vezes integradas à piscinas, jardins ou áreas de jogos.

Espaço gourmet em conceito aberto

Uma das boas ideias quando falamos em espaço gourmet integrado com cozinha é usar uma área aberta que ligue o espaço da cozinha com a área dos convidados. Com isso, não há nenhum tipo de segregação dos espaços, como pode ser visto em projetos com ilhas, por exemplo.

Fonte: Casa Sul

Além disso, como no projeto da foto acima, você pode aproveitar o espaço todo aberto para juntar a cozinha e a área gourmet com um gramado e piscina. Isso faz com que seja possível sentir um contato muito maior com a natureza.

Por fim, esse tipo de projeto é ótimo para quem tem crianças em casa ou cujos amigos têm filhos, pois eles podem brincar muito mais livres e sem grandes problemas de bater em quinas de móveis, como num projeto mais fechado.

Decoração com azulejos portugueses

Fonte: Pinterest

Nessa outra opção, os azulejos portugueses na parede combinam bastante com o telhado e as peças em madeira.

As cores são bastante vivas e trazem um charme ainda maior, o que melhora também o clima da cozinha gourmet, mesmo com o uso de móveis mais elegantes como é o caso dessa decoração.

Por fim, aproveitar da luz natural e associar algumas plantas à decoração faz com que o lugar fique ainda mais aconchegante tanto para os moradores quanto quem está visitando.

Dica bônus: agregue ainda mais charme à sua cozinha integrada com área gourmet com móveis de design

Você sabia que os móveis de design podem ser bons itens para agregar valor à sua cozinha com área gourmet? Boa parte deles entregam um bom nível de beleza sem tirar a importância do conforto.

Além disso, esses móveis costumam chamar muito mais atenção do que móveis convencionais, não deixando você fazer feio na decoração da sua casa. Quer conhecer alguns dos melhores móveis de design disponíveis no mercado?

Confira essa lista com os melhores móveis de design para cozinha integrada com área gourmet clicando aqui!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais InstagramFacebookPinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *