Banheiras: embutida vs. independente qual a melhor?

Tempo de leitura: 7 minutos

Rate this post
Banheira Independente moderna
Imagem: faucet.com

Está querendo comprar uma banheira mas ainda tem muitas dúvidas? Então vem ler essas dicas e aprender um pouco mais sobre o assunto!

Escolher sua banheira pode ser um dilema, até porque são muitos detalhes a se pensar. Geralmente, começamos pela estética: qual é mais bonita? Mas também tem a funcionalidade. Quais necessidades você tem? Qual se adapta melhor em seu ambiente?

Tudo isso deve ser pensado para que, no final, você fique satisfeito com sua compra 🙂

As pessoas consideram as Banheiras independentes, há bastante tempo, como uma declaração de romance. Os modelos grandes com aquele pé em formato de garra, por exemplo, podem acomodar duas pessoas.

Entretanto, há também algumas reclamações sobre ela:

  • São mais difíceis de limpar em volta;
  • Não mantêm a água quente por tanto tempo.

Mas a banheira embutida também tem seus contras, já que ela é menos luxuosa.


Banheira embutida
Imagem: faucet.com

Diferenças entre Banheiras Embutidas e Banheiras Independentes

Existem dois tipos principais de banheira: a embutida, que geralmente é instalada num cômodo com paredes de três lados, e a independente, que oferece uma maior possibilidade de onde colocá-la (embora a maioria delas seja instalada perto da parede com o encanamento já existente).

Uma das opções mais famosa de banheira independente é a Banheira com pés de garra, também chamada de Banheira Vitoriana. Esse modelo se apoia sobre quatro pés, ao contrário de alguns contemporâneos que são apoiados diretamente no chão ou em algum tipo de base.

Você encontra ambos os modelos em uma ampla variedade de medidas – comprimento, largura e profundidade –. Se aprecia tomar um belo banho de banheira, o ideal é optar por uma que comporte bem o seu corpo. Por isso, é uma boa ideia ir à loja e testar as banheiras pessoalmente, entrando e se deitando nela.

Por que eu escolheria uma Banheira Embutida?

Se você pretende tomar mais duchas do que banhos de banheira, o modelo embutido te atende melhor. Você pode até instalar um chuveiro em uma banheira independente, mas para não molhar o chão, terá utilizar cortinas ao seu redor. E se você já tomou um banho assim, como é irritante quando a cortina molhada invade seu espaço. E esse é um cenário bem possível em uma banheira estreita e mais antiga.

Banheira independente com cortina
Imagem: kingstonbrass.com

Já que a banheira embutida é normalmente “fechada” dos três lados pelas paredes, fica bem mais fácil conter a água. E você ainda dispensa totalmente a cortina se resolver instalar uma divisória de vidro e uma porta ao lado da banheira.

Além disso, este modelo ocupa menos espaço no cômodo e ainda contém uma borda para colocar os produtos de banho e ter fácil acesso a eles.

Banheira embutida
Imagem: faucet.com

Porque eu escolheria uma banheira Independente?

Na verdade, não há nada que te “obrigue” a escolher esse tipo. A maioria das pessoas a escolhe mais pelo visual, principalmente se a decoração for “vintage”. Além disso, se você está em busca de estilo, saiba que irá encontrar uma gama maior de opções optando pela independente.

Outro item a se considerar é que é mais fácil definir onde a banheira será colocada, como já foi citado, – desde que o encanamento esteja perto. E se você gosta de apreciar a vista durante o banho, colocar sua banheira em frente à uma janela é uma boa opção.

Banheira com bela vista
Imagem: aquaticabath.eu
Banheira Independente Vitoriana (Pés de Garra)
Imagem: modernbathroom.com

Qual delas é mais relaxante?

As banheiras independentes têm fama de serem mais luxuosas. Isso, talvez porque as mais antigas, chamadas de banheiras de imersão, costumavam ser compridas e profundas, e isso permitia com que a pessoa mergulhasse na água. Mas hoje, você consegue encontrar tanto as independentes quanto as embutidas em tamanhos grandes, ou seja, não há razão para uma delas ser mais luxuosa.

Dica: se você pretende tomar banho a dois, escolha uma banheira com as torneiras e válvula de transborde no meio, em vez de no final. Assim, os dois podem se deitar confortavelmente, sem nada machucando suas costas.

Banho relaxante
Imagem: sproutinghealthyhabits.com

Banheiras independentes são mais pesadas?

Logicamente, o piso do banheiro precisa ser forte o suficiente para suportar. E não só o peso da banheira em si, mas também o peso dela cheia de água e com alguém dentro. Porém, essa é mais uma questão de material do que de modelo. Isso porque a maioria das banheiras modernas é feita em acrílico ou ferro fundido com acabamento em porcelana, e qualquer banheira de ferro fundido, sempre será mais pesada do que uma de acrílico.

Felizmente, isso não é um problema na maioria dos casos. Entretanto, se sua casa for mais antiga e precária e você está planejando colocar uma grande banheira de ferro fundido, por exemplo, é importante consultar um encanador ou engenheiro. O reforço do piso por baixo pode ser uma solução para o problema, caso ele exista.

Banheira independente moderna (apoiada diretamente no chão)
Imagem: aquaticabath.eu

Uma banheira independente perde calor mais rápido do que uma embutida?

Algumas pessoas dizem que a água na banheira independente esfria mais rápido por ela ser cercada de ar. Se você quer garantir banhos longos e quentes, prefira o modelo embutido. O isolamento da parede atrás dela, manterá a água quente por mais tempo. Outra opção neste caso é uma banheira de acrílico, que retém o calor por mais tempo do que o ferro fundido. Mas também é fácil abrir um pouco mais de água quente se quiser ficar por mais tempo.

A banheira embutida é mais fácil de limpar?

Você já pensou nisso? Muitas pessoas acham muito mais fácil esfregar ou limpar o chão ao redor de uma banheira embutida. Isso porque, com a banheira independente, você vai precisar de mais esforço para alcançar todas as partes e limpar ao redor e embaixo dela. Então, anote essa dica também.

Higienização da banheira
Imagem: sunrisespecialty.com

Posso trocar minha banheira independente por uma embutida e vice-versa?

Isso vai depender de onde você quer colocá-la. Qualquer banheira requer o mesmo encanamento básico:

  • uma fonte de água (as torneiras podem ser montadas na parede ou em um deck ao lado de uma banheira embutida);
  • um ralo;
  • uma válvula de transborde, que serve para evitar inundações quando você precisa sair depressa da água.

Mas uma banheira independente pode precisar também de tubos de encanamento subindo pelo chão. Então, se você quer mudar de um modelo para o outro, consulte um encanador para saber se é viável.

Outra coisa a se pensar, principalmente se você morar em uma casa antiga, é que é mais fácil disfarçar pisos irregulares com uma banheira embutida. Isso acontece pois ela pode ser moldada de acordo com eles. Já a banheira independente pode ficar bamba e não ter a firmeza necessária. Ou seja, esse ponto é bastante importante para evitar aborrecimentos.

Qual das banheiras é a mais cara?

De modo geral, as banheiras independentes costumam ser mais caras. Como as banheiras embutidas geralmente têm apenas um lado externo acabado, elas custam menos. Os custos de instalação do encanamento são semelhantes para os dois tipos de banheiras. Contudo, Lembre que a moldura dos ladrilhos e uma porta de box de vidro, caso você decida instalar uma, também deixarão sua banheira embutida mais cara.

Qual é a melhor escolha?

Primeiro, aqui vai uma dica: ter um chuveiro separado é ideal. Dessa forma, você pode escolher entre a banheira independente e a embutida sem ter que se preocupar com o problema do banho no chuveiro.

Em conclusão, o ideal é avaliar todos os prós e contras. Assim você pode definir o que tem mais importância e o que funciona melhor para você. Cada um tem suas preferências e prioridades, ou seja, a melhor opção para mim pode não ser a mesma para você.

Banheira embutida
Imagem: improvenet.com

Quer saber mais sobre móveis de design? Então acesse nosso site e não deixe de acompanhar nossas publicações no instagram, facebook, pinterest e youtube.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *