Tempo de leitura: 6 minutos
Ser arquiteto não é uma profissão fácil, principalmente quando o cliente acredita que sabe mais do que o profissional. Além disso, é comum que muitos clientes façam diversas perguntas a respeito de um projeto de arquitetura.
Contudo, para muitas pessoas é difícil entender sobre projetos de arquitetura e as dúvidas sempre estão presentes. “Será que um projeto é realmente necessário?”, “Como é cobrado?”, “Quanto tempo leva para um projeto ser feito?”, etc.
Essas são só algumas das principais perguntas que passam pela cabeça de clientes e que muitas vezes dificultam o processo de contratação de um arquiteto. Por este motivo, nós vamos dar as principais respostas para 3 perguntas sobre projeto de arquitetura.
Assim, você saberá o que é necessário sobre um projeto de arquitetura e poderá contratar um arquiteto sem dor de cabeça pra nenhum dos dois.
Principais perguntas sobre projeto de arquitetura e suas respostas
É obrigatório fazer um projeto de arquitetura para minha obra?
Não. Um projeto de arquitetura não é obrigatório, mas quando feito garante muitos benefícios a todo processo de construção. Ao fazer um projeto de arquitetura, você, em conjunto com o arquiteto, pode dar suas ideias e preferências para a obra e isso será feita da maneira correta e da melhor forma possível.
Além disso, um projeto de arquitetura evita erros na construção e planeja os gastos da obra, o que faz com que o desperdício de materiais e gastos a mais com mão-de-obra sejam evitados.
Como é cobrado um projeto de arquitetura?
Existem diversos métodos para se cobrar um projeto de arquitetura e para saber qual vai ser o método utilizado, é necessário que você pergunte diretamente ao arquiteto. Contudo, os principais métodos para se cobrar o projeto de arquitetura são:
- Cálculo por metro quadrado
Neste caso, o arquiteto cria um preço e calcula através de cada metro quadrado trabalhado nos espaços onde houve intervenção. Além disso, ele também pode somar outros iteis que aumentam o trabalho do profissional do início ao fim do projeto, como acabamentos, região de móveis, etc.
- Percentual
Outro método utilizado para cobrar o projeto é o percentual da obra. Esse método é muito comum em outros países e é recomendado pelo IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil). Nesta metodologia, o arquiteto cobra de 2% a 15% do valor total da obra, mas isso depende da complexidade do projeto.
Quanto a complexidade, são considerados todos os gastos do arquiteto na obra, como o tamanho e a sofisticação da mesma e a assinatura do arquiteto.
O que um arquiteto entrega em um projeto de arquitetura?
Muitas pessoas pensam que o projeto de arquitetura é só o desenho da planta da casa, mas está muito longe disso. Em um projeto de arquitetura, o arquiteto entrega um briefing, a criação do layout, o modelo 3D, a escolha dos produtos e o projeto de execução. Vamos entender isso melhor?
Briefing
O briefing é uma coleta de dados relacionados a ideia do projeto feita pelo arquiteto. É neste momento que é criada uma conexão entre o arquiteto e o cliente, onde o cliente expões suas preferências e ideias para o projeto. A partir do briefing é criado o orçamento e são feitas decisões iniciais sobre o projeto.
Criação do layout
Na criação do layout é feita uma distribuição dos móveis planejados dentro do espaço disponibilizado para a obra, feito em uma prancha. A criação do layout é basicamente a montagem da planta do projeto. Nessa etapa, o arquiteto entrega o desenho detalhando cada exigência do cliente.
Além disso, é muito importante que esse layout seja bem feito para que não ocorra nenhuma falha no futuro da obra, como uma tomada fora do lugar, por exemplo.
Modelo 3D
Ao pesquisar decorações de cômodos na internet, você provavelmente já se deparou com modelos 3D. Em um projeto de arquitetura, o arquiteto também entrega um modelo 3D, que é feito após a aprovação do layout pelo cliente.
No modelo 3D, são apresentadas as mobílias, as cores e a iluminação que serão utilizadas na execução do projeto. Isso serve para mostrar o projeto o mais próximo da realidade possível para o cliente.
Escolha dos produtos
A escolha dos produtos também é feita pelo arquiteto. Geralmente, os arquitetos conhecem as lojas com produtos de maior qualidade e por um melhor preço, além de conseguirem até descontos pela parceria no projeto.
Dessa forma, o arquiteto, junto do cliente, faz o orçamento com as lojas de materiais e móveis e escolhe os pisos, revestimentos, banheiros, metais, móveis e demais itens.
A grande quantidade de produtos disponíveis nas lojas podem confundir e atrapalhar o cliente nessas decisões e um apoio profissional é ideal para que tudo seja bem reoslvido.
Projeto de execução
Por fim, a última entrega do arquiteto é o projeto de execução. Nesta etapa, é feita a criação do projeto executivo, por exemplo, a marcação dos pontos de elétrica, hidráulica, marmoraria, marcenaria, etc.
O projeto de execução é importante para deixar que o projeto de arquitetura seja o mais completo possível e para que reduza erros que podem acontecer em qualquer obra.
Agora que você já sabe as respostas dessas principais perguntas sobre projeto arquitetônico, pode começar a se planejar e contratar um bom arquiteto para sua obra. Sabendo de tudo isso, você agora entende a importância e as vantagens de um projeto de arquitetura.
Tendo um projeto em mãos e bons profissionais envolvidos, sua construção ou reforma terá ótimos resultados e você não terá dor de cabeça. Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este.
Conheça a Essência Móveis
A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.
Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre as principais respostas para 3 perguntas sobre projeto de arquitetura, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse.
Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.