Pré-moldados: vantagens e desvantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

Está planejando uma construção ou reforma e ouviu falar sobre os pré-moldados, mas não faz ideia do que são? Fique tranquilo, nós trouxemos as informações necessárias sobre os pré-moldados.

Fonte: Total Construção

Nesse sentido, você saberá o que são os pré-moldados, como são usados nas construções, suas vantagens e desvantagens. Logo, você terá as informações necessárias a respeito dos pré-moldados e poderá optar por investir ou não nesses materiais para garantir uma obra de qualidade.

Fonte: Arkpad

Além disso, também vamos explicar a diferença entre os pré-moldados e pré-fabricados, esclarecendo as dúvidas para quem costuma confundir os dois tipos de estruturas.

O que são os pré-moldados?

O pré-moldado nada mais é que um material de construção fabricado por meio da distribuição de concreto em um molde. Em seguida, o concreto presente no molde é curado em uma área controlada para garantir a qualidade da peça. Logo depois, quando o material está pronto, ele é transportado até o local da construção e é utilizado.

Fonte: Decor Fácil

Os pré-moldados costumam ser muito utilizados em construções de grande porte como pontes, edifícios e viadutos. No entanto, atualmente eles vêm se tornando opções para construções pequenas também devido a sua praticidade e rapidez no processo de construção.

Vantagens e desvantagens dos pré-moldados

Fonte: Decor Fácil

Todos os produtos possuem vantagens e desvantagens e os pré-moldados se incluem nisso. Dessa forma, nós trouxemos tudo que você precisa saber sobre esses materiais e como eles podem ser bons para sua construção e como podem trazer desvantagens.

Vantagens

Fazer uso dos materiais pré-moldados em uma construção garante muitas vantagens, como por exemplo o custo. Ao comprar estruturas e materiais de concreto pré-moldados produzidos em fábricas com alto controle de qualidade você acaba investindo em um material barato e acessível.

Fonte: Casa Pré Moldada

Além disso, ao utilizar os materiais pré-moldados é possível realizar a construção de forma mais ágil, além de aumentar o controle de qualidade. Como as peças são feitas com alto controle de qualidade, o uso das mesmas em construções faz com que o processo de construção seja feito com mais precisão, garantindo mais qualidade à obra.

Optar pelos pré-moldados também garante versatilidade, sustentabilidade e durabilidade. Em outras palavras, esses materiais garantem possibilidades de finalização, cores e formas especiais, podendo aumentar as opções de decoração e combinação com outros materiais.

O concreto pré-moldado é feito a partir de matérias-primas abundantes na natureza, causando um menor impacto ao meio-ambiente, garantindo maior sustentabilidade, além de serem materiais que podem ser reutilizados ou reciclados.

Por fim, a durabilidade desses materiais é outra vantagem. Os pré-moldados são produzidos com alto controle de qualidade, o que lhes garante uma durabilidade maior garantindo essa vantagem às estruturas.

Desvantagens

Apesar dos pré-moldados possuírem diversas vantagens, há alguns detalhes que podem ser considerados problemas na hora de optar por usar esses materiais.

Fonte: Arkpad

Uma das desvantagens de optar por usar os pré-moldados em uma construção é a necessidade de mão-de-obra qualificada. Como o sistema de utilização de pré-moldados ainda está se inserindo no Brasil, é difícil encontrar mão-de-obra especializada em algumas regiões.

Outra desvantagem é a limitação arquitetônica, as empresas apresentam um portfólio com uma quantidade de modulações disponíveis para escolha.  Logo, é necessário que você esteja de acordo com as plantas propostas de acordo com o uso dos materiais pré-moldados, o que pode fazer com que a planta não fique exatamente como você deseja.

Além disso, se no futuro você quiser fazer alterações e reformas na construção, as alterações serão muito limitadas. Então, qualquer alteração que você quiser fazer, deve ser proposta antes do início da obra, para não ter complicações.

Como os pré-moldados estão chegando agora no mercado brasileiro, a disponibilidade desses materiais não é muito alta. Logo, se a sua região não possui essa disponibilidade, a logística de transporte desses materiais pode acabar custando muito caro, deixando de ser uma opção econômica para sua obra.

Fonte: Arkpad

Por fim, temos a questão do investimento inicial. Os pré-moldados precisam de um investimento antes da fabricação dos materiais, o que pode ser uma desvantagem. No entanto, por ter esse investimento inicial, as chances de surpresas desagradáveis a respeito de custos diminuem no decorrer da construção.

Diferença entre os pré-moldados e os pré-fabricados

É comum muitas pessoas confundirem os pré-moldados com os pré-fabricados, ou até mesmo acharem que ambos são a mesma coisa. No entanto, existe uma diferença entre os dois materiais.

Fonte: Homify

Ambos os materiais ajudam a aumentar a eficiência e a praticidade em uma construção. As principais diferenças entre eles são o local de fabricação e o controle de qualidade. Nesse sentido, os pré-moldados podem ser fabricados até mesmo no próprio local da obra, no entanto em um ambiente desenvolvido para essa fabricação.

Já os pré-fabricados são produzidos apenas em instalações industriais, que contam com laboratórios de testes e equipamentos específicos, seguindo rigorosos padrões de qualidade.

Apesar dos pré-moldados também passarem por avaliações e testes, os pré-fabricados possuem uma norma que determina que devem passar por rigorosos processos de testes. Além disso, após a fabricação dos pré-moldados é necessário haver uma inspeção desde o transporte da estrutura até a hora da montagem.

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Se você gostou dessa publicação sobre pré-moldados, acesse o nosso blog para encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *