Telhado embutido: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 5 minutos

Rate this post

Você já ouviu falar sobre o telhado embutido? Este tipo de telhado vem ganhando cada vez mais destaque nas construções dos imóveis e por esta razão cada vez mais pessoas procuram pelo telhado embutido.

Sendo assim, nós da Essência Móveis vamos falar um pouco sobre este tipo de telhado. Dessa forma, você poderá conhecer melhor o telhado embutido e até querer colocá-lo em seu imóvel, garantindo a ele segurança e beleza.

Neste post você vai entender o que é o telhado embutido, como funciona a sua aplicação, as suas vantagens e desvantagens e os tipos de telha mais usados neste tipo de telhado.

Fonte: Viva Decora

O que é telhado embutido e como funciona

Um telhado embutido é uma cobertura feita com telhas que não ficam aparentes. Nesse sentido, as telhas são dispostas de forma que fiquem “escondidas” por uma estrutura. Essa estrutura que esconde as telhas é chamada de platibanda.

Ao ver um imóvel com um telhado embutido, visualmente vai parecer que o imóvel tem uma “parede” ou uma “viga” na frente do telhado. A aplicação de um telhado embutido funciona da seguinte forma:

A laje do imóvel é preparada e a superfície acima dela receberá a estrutura do telhado, ou seja, a platibanda é construída. Com o projeto montado, é feita a inclinação do telhado com sua quantidade de águas e tesouras. Em seguida, após o alinhamento das tesouras, é feita a verificação da fixação das terças e então as telhas são colocadas. Por fim, após a instalação das telhas, os rufos e calhas são instalados.

Fonte: Construindo Casas

Vantagens e desvantagens do telhado embutido

A aplicação do telhado embutido em uma obra garante diversas vantagens como a economia em sua aplicação, pois as telhas utilizadas possuem um custo mais baixo. Além disso, o telhado embutido também garante uma vantagem estética, que se dá pelo fato das telhas ficarem escondidas por uma estrutura.

A economia da aplicação de um telhado embutido também é uma vantagem, pois ele tende a ser mais em conta devido ao fato de que usa pouca madeira na construção da estrutura. Um telhado embutido demanda menos tempo de construção e também tem uma manutenção mais fácil.

Fonte: Fitec Brasil

Quanto as desvantagens do telhado embutido temos os custos devido a um maior uso de calhas e a construção da estrutura para esconder o telhado. Além disso, o telhado embutido geralmente fica baixo, podendo inviabilizar o acesso ao interior dele, para manutenção elétrica por exemplo.

Tipos de telhas utilizadas no telhado embutido

Para construir um imóvel e fazer a aplicação de um telhado embutido na obra, é necessário conhecer as variações de telha. Sendo assim, os tipos de telha mais usados nas construções são as telhas de polipropileno, fibrocimento e a telha metálica.

Polipropileno

As telhas de polipropileno são encontradas em diversas construções e costumam ser mais baratas comparadas a outros tipos de telha, além de proporcionar um aumento da iluminação natural dentro do imóvel.

No entanto, em comparação com as telhas metálicas, por exemplo, as telhas de polipropileno são mais frágeis e correm mais risco de quebra. Além disso, a telha de polipropileno não oferece absoluto conforto térmico e acústico. Logo, o uso dessas telhas em um telhado embutido pode causar desconforto para as pessoas no interior do imóvel.

Fonte: Leroy Merlin

Fibrocimento

As telhas de fibrocimento são utilizadas para cobrir grandes áreas de uma vez só, além de possuir fácil instalação. Além disso, esse tipo de telha proporciona mais economia de tempo e dinheiro para a obra, pois as telhas de fibrocimento cobrem uma maior área com um custo menor e também é possível encontrar essa telha em diferentes variações de cores.

No entanto, as telhas de fibrocimento costumam esquentar facilmente e quando expostas às variações de clima e chuvas, elas podem acabar se tornando menos resistentes. Logo, o indicado é usar mantas térmicas para evitar o superaquecimento ou excesso de frio no interior do imóvel. Além disso, quanto a vida útil, as telhas de fibrocimento duram menos tempo comparadas as telhas metálicas.

Fonte: Leroy Merlin

Metálica

As telhas metálicas oferecem mais resistência e durabilidade, são leves e são fáceis de instalar. Além disso, esse tipo de telha é produzida com material termoacústico. Também é possível encontrar esse tipo de telha em diversas variações de cores, possibilitando usá-las em qualquer tipo de projeto.

No entanto, o custo das telhas metálicas é mais alto e para sua aplicação é necessário ter uma mão-de-obra especializada. Contudo, mesmo com o custo alto da telha, seu uso garante economia em outros elementos, como a estrutura da edificação, estrutura de sustentação do telhado e a manutenção.

Fonte: Coberturas Leves

Agora que você sabe o que é e como funciona o telhado embutido, pode investir e aplicá-lo em sua casa. Com certeza a aplicação deste telhado vai garantir um aspecto mais moderno a sua obra, além de trazer outras vantagens. Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Essência Móveis para mais conteúdos como este!

Fonte: Decor Fácil

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre o que é e como funciona o telhado embutido, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.